Tem ou procura por um negócio à venda em Camaragibe? Nós trouxemos informações úteis para ambos os casos.
O artigo de hoje foca em passar orientações de extrema importância para quem estará envolvido nesse tipo de negociação nesse município de Pernambuco e quer fazer um bom negócio.
As informações que elencamos aqui envolvem diferentes etapas desse processo, tais como: preparação da empresa, pesquisa, investigação de documentos, entender seu orçamento, visita ao local, entre outras.
Quer comprar ou vender uma empresa? Então acompanhe o artigo de hoje e saiba tudo sobre o processo.
Conheça Camaragibe
Possuindo uma população estimada em mais 159 mil habitantes, Camaragibe pertence a Região Metropolitana do estado de Recife e ocupa o oitavo lugar no ranking se tratando de número de habitantes.
Essa cidade tem sua economia bastante forte e diversificada, sendo que a localização estratégica é uma das coisas que ajuda no desenvolvimento dos negócios por ali.
Comércio e serviço são os dois setores que compõem a base da economia dessa cidade. Esses são os principais, contudo, há outros possíveis além do Setor Terciário para explorar e que podem gerar bons resultados, tais como: o setor da construção civil e o setor industrial.
Mas o que também ajuda a trazer mais resultados nesses dois setores para a cidade é o fato de que há turistas que chegam ali em busca de desfrutar o conforto do campo, posto que há chalés em sítios que proporcionam bastante contato com a natureza.
O fato é que, nessa Camaragibe, há como ter bons resultados com um negócio em diferentes setores.
E com tudo isso, se você planeja investir num negócio à venda nesse município, pode encontrar muitas vantagens e incentivos para ter um crescimento constante.
Já se você é quem planeja repassar uma empresa nessa localização, conhecer esses dados mencionados é importante para elaborar uma boa proposta de venda.
É possível que um interessado queira saber mais sobre as condições do negócio e que também queira saber mais sobre o local (não é algo obrigatório para você, mas pode ser um diferencial saber apresentar mais sobre o local para os clientes).
Negócio à venda: como tudo isso funciona?
Se você nunca comprou ou vendeu um negócio, é importante prestar bastante atenção aqui neste tópico.
O processo de compra e venda de empresas é algo que, para quem deseja investir num negócio, pode proporcionar mais vantagens do que abrir empresa.
E do lado de quem vende, é a oportunidade de investir em algo novo, mudar de ramo, injetar recursos nesse negócio (no caso da venda de cotas, ou seja, vender “partes” da empresa) ou mesmo se aposentar.
Mas como tudo isso funciona?
A compra e venda de empresas funciona do seguinte modo:
- Há de um lado o comprador, que é aquele que quer comprar um negócio em funcionamento;
- E há do outro lado o dono ou sócio daquela empresa que a anuncia para venda.
O anunciante prepara tudo para a venda da empresa, organizando e atualizando documentos, definindo o preço de venda, revisando contratos, além de cuidar de assuntos relacionados com as condições estruturais do imóvel onde funciona o negócio.
Do outro lado está o interessado na compra do negócio. Essa pessoa pretende adquirir a empresa por dois motivos: para assumir o negócio, o administrando tal como está, ou para fazer a fusão do mesmo com um negócio que já possua.
Há que tratar ainda dos contratos que a empresa possua. Esses contratos podem ser transferidos para o novo dono, mas é importante saber da contraparte se ela aceitaria isso ou se prefere que seja realizado um novo contrato com o novo proprietário da empresa.
E para a efetivação dessa negociação há um contrato de compra e venda, onde estarão as cláusulas que determinam os direitos e deveres dos envolvidos (comprador e vendedor).
A negociação pode ser feita apenas entre comprador e vendedor?
É possível que apenas comprador e vendedor cuidem de todos os processos. Contudo, a segurança para ambos nesse caso seria quase inexistente.
Há muitas etapas nesse processo, apesar de ser algo menos burocrático e demorado do que começar do zero.
Além do mais, existe o contrato que, querendo ou não, necessitará da ajuda de um bom advogado para a elaboração. E não somente o contrato de compra e venda, como também outros tipos de contratos que o negócio possua e que fará ser necessário ter um advogado presente.
Um consultor de negócios também pode ajudar nesse processo de compra e venda.
O que o consultor pode fazer é encontrar a melhor oportunidade para ambos.
Esse profissional ajudaria na definição do preço de venda do negócio, ajudando o vendedor a apresentar um preço justo e o interessado a saber se o preço anunciado está de acordo com o mercado.
Além disso, ele orientaria sobre documentos e outros procedimentos importantes.
Veja que, apesar de haver essa possibilidade de negociação direta, ter ao seu lado um profissional especializado em compra e venda de empresas pode proporcionar a melhor experiência possível.
Como se está lidando com uma negociação que envolve uma quantia elevada, é extremamente importante ter então esse cuidado.
Existe um tempo certo para vender ou comprar um negócio?
Você pode fazer a venda ou aquisição de um negócio quando bem preferir, porém, claro, existem períodos onde a venda ou compra pode ser mais vantajosa.
É importante considerar nesse caso a situação do mercado e setor onde a empresa está inserida, além da situação econômica atual do país. Tais pontos podem ajudar a conseguir adquirir um negócio por um preço mais atrativo ou, no caso de quem pretende vender uma empresa, conseguir um preço apropriado.
5 dicas para quem planeja investir num negócio à venda
Temos agora algumas dicas importantes para quem objetiva adquirir uma empresa em funcionamento em Camaragibe. Há muitos outros passos, a depender do tipo de negócio que se deseja adquirir, mas esses aqui são os fundamentais.
Reiteramos que, mesmo que seja possível realizar a negociação sozinho, ter a ajuda de profissionais garante que você feche um bom negócio e que tudo ocorra de forma segura. Vamos para as dicas!
1 - Saiba que tipo de negócio você busca
Antes de passar para a etapa de pesquisa de um negócio à venda, saiba o que busca e em qual setor busca.
Geralmente, quando alguém decide investir numa empresa, essa pessoa opta por um negócio que possua relação com alguma habilidade anterior que tenha adquirido, por exemplo: quem tenha trabalhado e crescido profissionalmente num mercado agora decidiu investir no seu próprio mercado.
Considere sua experiência, habilidades e se gosta desse setor, mas considere a demanda que ele possui também.
Saber o que busca te coloca no caminho certo para investir num negócio à venda lucrativo.
2 - Peça para verificar os contratos e concessões atuais
Há contratos em vigor? Solicite para o dono esses contratos e também concessões e contrate um advogado para analisar cada um e te fornecer informações úteis sobre os mesmos.
Se você não se preocupar com isso, pode ser que adquira uma empresa com problemas. Imagine surgirem muitas dores de cabeça depois que você já fechou negócio? Imagine ter custos a mais? Certamente, você não busca isso.
3 - Análise dos documentos da empresa
Contrato Social, Alvará de funcionamento, Licença sanitária, Licença ambiental, Notas fiscais, Registros de contabilidade, Comprovantes de RH e muitos outros documentos precisam ser analisados. Isso garante que você invista num negócio que esteja bem em diferentes aspectos.
Quem deve fazer isso é um consultor de negócios ou um contador.
Esses dois citados são profissionais com conhecimento e experiência nessa área, tanto conhecendo cada um desses documentos como, ainda, no caso do consultor de negócios, tendo experiência em negociações desse tipo.
4 - Saiba onde pesquisar por negócios à venda
Hoje em dia, a internet possibilita pesquisar todo tipo de coisa, inclusive há como encontrar um negócio à venda. Mas nem todos os locais são seguros para esse tipo de negociação.
No caso de querer usar plataformas de classificados gerais, além de não haver tanta segurança ali para esse tipo de negociação, você perderia muito tempo para encontrar anúncios desse tipo. E esse não é o foco desse local.
Por outro lado, numa plataforma especializada em compra e venda de empresas, há muitas vantagens.
A primeira vantagem de usar uma plataforma dessas é que ali há apenas anúncios de empresas à venda. Há uma segmentação que torna tudo mais simples.
Já a segunda vantagem é que você estará num ambiente desenvolvido para esse tipo de negociação. Em locais com uma boa infraestrutura você terá segurança e tudo apropriado para realizar uma negociação tranquila.
Recomendamos que você conheça a nossa plataforma de compra e venda de negócios, a Quero Um Negócio. Lá existem centenas de anúncios de negócios disponíveis para aquisição em todo o Brasil.
5 - Você terá que assinar um acordo de confidencialidade
Esse acordo é uma forma de garantir que você não divulgará dados e informações sobre a empresa.
O dono do negócio elaborará esse acordo com a ajuda de um advogado, logo, é importante que você tenha a ajuda de um profissional experiente em Direito para que te oriente sobre as cláusulas ali presentes.
Mas, basicamente, esse acordo apresente direitos e obrigações de ambas as partes envolvidas.
Após o mesmo ser analisado e você estiver de acordo, o assine e poderá ter acesso a dados e informações mais sigilosos sobre a empresa como: fornecedores, lucros, endereço do negócio, situação dos funcionários, etc.
Veja que listamos apenas 5 etapas importantes para quem pretende investir num negócio à venda em Camaragibe, havendo outras etapas importantes, mas essas variam de acordo com o tipo e porte do negócio que se deseja.
Se você busca por um restaurante à venda, por exemplo, terá que analisar documentos como Alvará Sanitário, Procedimentos Operacionais Padronizados (POP's), Manual de Boas Práticas, etc. O que não haveria no caso de uma loja de calçados à venda.
Mas e quanto a quem deseja anunciar um negócio à venda e Camaragibe?
Você é quem pretende anunciar um negócio para venda nesse município?
Ainda que a venda de cada negócio seja única, há alguns fundamentos que se repetem e conhecer sobre eles te ajudará a fechar um bom negócio. Desse modo, separamos 5 dicas importantes para te ajudar nesse processo.
1 - Obtenha uma avaliação profissional
A melhor forma de saber se a sua empresa está em condições para a venda e qual seria o preço ideal para anunciá-la seria obtendo uma avaliação profissional.
Essa avaliação, feita por terceiro, ainda ajudará a proporcionar credibilidade para o preço anunciado.
O profissional que fará essa avaliação considerará diversos elementos como: estoque, fluxo de caixa, dívidas, etc. Assim ele ainda consegue identificar oportunidades para você e te ajuda a definir um preço de venda realista.
Tenha em mente que apenas apresentar informações sobre o fluxo de caixa não será suficiente para convencer um possível comprador. Ainda mais se esse comprador for bastante criterioso ou experiente.
Em alguns casos, pode ser necessário apresentar para o comprador um plano demonstrando como aquele negócio pode crescer. Mas isso deve ser feito com a ajuda de um bom consultor de negócios.
2 - Organize as finanças do negócio
Do modo como a economia caminha atualmente, quem busca um negócio à venda não foca mais apenas em ver como ele é lucrativo, mas essa pessoa deseja também saber sobre a viabilidade do mesmo.
É interessante então colocar sua empresa em ordem antes de anunciá-la para venda. Trabalhe juntamente com um contador ou um consultor de negócios para fazer a revisão das demonstrações financeiras e declarações fiscais dos últimos 3 a 5 anos.
Com esse procedimento, você ainda consegue identificar pontos de melhoria na empresa relacionados a parte financeira.
3 - Equipamentos e estoques
Muitos que buscam por uma empresa à venda antes fazem uma análise completa da sua situação. E nessa análise inclui-se saber sobre a situação do estoque e dos equipamentos no local.
O que orientamos que se faça nesse caso é elaborar uma lista com o estoque e equipamentos que serão repassados juntamente com o negócio. Nisso, inclua ainda patentes e propriedade intelectual que repassará também.
Ao listar os equipamentos, é importante saber sobre o preço desses atualmente e fazer uma estimativa do quanto valem no estado em que se encontram.
Fazer a organização disso pode garantir mais valor para o negócio no momento da venda.
4 - Repasse de informações importantes do negócio à venda
Informações sobre o negócio devem ser passadas de forma completa para o potencial comprador, mas somente após ele assinar o acordo de confidencialidade. Com isso você garante que as informações estarão protegidas contra vazamentos.
Esse acordo é um meio de evitar que dados, por exemplo, sobre a situação financeira e fiscal da empresa, além de dados sobre fornecedores e parceiros, sejam espalhados.
Algumas das informações importantes para passar ao comprador sobre o negócio são:
- Como a empresa é administrada;
- Se possível, apresentar um manual de operações que poderá ajudar o novo dono a entender sobre como as coisas precisam funcionar ali;
- Apresente todos os documentos já organizados e não deixe de fora informações importantes;
- Seja o mais transparente possível, ajudando o possível comprador a saber o que estará recebendo. Isso economizará muito tempo e ainda evitará dores de cabeça no futuro, posto que você estará apresentando informações consistentes e claras sobre a empresa.
5 - Saiba onde anunciar
Qual o melhor lugar para anunciar um negócio à venda? A melhor escolha é por locais específicos, que trabalhem apenas com anúncios desse tipo de negócio, em outras palavras: uma plataforma de compra e venda de negócios.
Nas plataformas assim há como você subir seu anúncio com fotos e informar as condições da empresa à venda. Ali há também como anunciar uma franquia que queira repassar ou mesmo um ponto comercial também.
E essa é a melhor opção porque evita que você perca tempo com quem não é seu foco. Haverá nesse local apenas pessoas que tenham interesse nesse tipo de negociação.
Indicamos a você nossa plataforma de compra e venda de negócios, a Quero Um Negócio.
Nossa plataforma é a maior do Brasil focada nesse tipo de negociação e trabalhamos sempre para proporcionar a melhor experiência, te ajudando a encontrar o comprador ideal.
Saiba mais acessando aqui. Nós ainda oferecemos a ajuda de um dos nossos consultores para encontrar, em nossa base de contatos, um comprador que seja o ideal para seu negócio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!