Me aposentei e quero colocar minha empresa à venda: onde anunciar?

Por Urias em 18 de Agosto de 2021
Me aposentei e quero colocar minha empresa à venda: onde anunciar?

Então você está pronto para colocar sua empresa à venda para desfrutar da sua aposentadoria? Mas onde anunciar?

Há muitas empresas que se encontram numa boa fase, com bons lucros, carteira de clientes, etc., mas que deixam de ser o foco do dono por, entre vários motivos, escolher a aposentadoria.

Você investiu tempo e recursos no negócio durante anos, no entanto chega uma fase em que você não tem mais a energia que tinha há alguns anos atrás ou o negócio deixou de ser interessante para você, então você decidiu que é hora de se aposentar. 

A decisão, inclusive, pode melhorar o seu estilo de vida e melhorar sua saúde, pois pode ser que a empresa esteja consumindo muito do seu tempo, deixando pouco disponível para cuidar da sua saúde ou mesmo da sua família.

Onde, então, anunciar? É sobre isso que falaremos aqui hoje.

Mas além de te mostrar uma ótima solução para anunciar, nós queremos também te ajudar com o levantamento de algumas questões importantíssimas tanto para o momento da venda quanto para antes e depois desse processo.

Então vamos lá?

Vender é mesmo a sua melhor saída?

Antes de abordamos sobre onde vender uma empresa, queremos que você avalie se realmente deseja repassar seu negócio.

É isso mesmo o que quer? Esse é o momento certo para isso? Pensou bem sobre? E, mais importante, você está preparado? Ou tem em mente talvez depois adquirir outro negócio?

Ao escolher vender uma empresa por motivo de aposentadoria, saiba que isso gerará impactos significativos em sua vida, por isso pense bem antes de tomar essa decisão. Como você viverá a partir do momento em que passar sua empresa a diante? Já projete como será a sua realidade e a realidade da sua família.

Cabe aqui que você pense de forma racional, deixando o emocional mais de lado.

E para evitar cair em tentações de propostas, faça uma avaliação do valor da empresa antes, contando com a ajuda de um consultor de negócios para isso.

Também, determine se o preço de venda será suficiente para sustentar o seu estilo de vida, agora que você não possuirá mais um negócio. Nesse caso, tenha planejado o que fará depois que vender a empresa.

O que analisar e organizar antes de anunciar sua empresa

Antes de anunciar sua empresa, será preciso organizar todos os documentos referentes a ela. Com a ajuda do contador de sua confiança, reúna documentos da sua empresa à venda como:

- Contrato Social;

- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

- Registro na Junta Comercial;

- Inscrição estadual;

- Cadastro na Previdência Social;

- Inscrição Municipal;

- Alvarás (de funcionamento, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária - esse em caso de alguns tipos de negócios);

- Demonstrativos financeiros;

- Entre outros.

Mantenha tudo isso atualizado, ou seja, estruture o negócio antes de colocá-lo à venda. Inclusive, se foi realizado algum empréstimo ou financiamento em nome da empresa, apresente os documentos desse processo para o potencial comprador e negocie com ele.

É importante preparar o histórico financeiro da empresa dos últimos três anos. Isso te ajudará a entender como está o seu negócio e a conseguir elaborar uma proposta atrativa para o comprador.

Mas ter esse histórico também é importante para explicar como está o negócio, pois é provável que o comprador solicite essa informação. Mas lembre-se que isso só pode ser liberado mediante a assinatura de um contrato de confidencialidade.

Outro passo importante é analisar o estado estrutural do negócio, ver se há necessidade de algum tipo de reforma ou manutenção (no local ou equipamentos, por exemplo). Isso é possível com a ajuda de um especialista em vistoria para empresas.

Mantenha o sigilo na hora de negociar

Manter a confidencialidade na hora de negociar uma empresa é fundamental para evitar muitos problemas. Nesse caso, não deixe que clientes e funcionários saibam que você planeja vender o negócio, ao menos não antes de haver fechado contrato.

Pode acontecer um vazamento de informações sobre a sua empresa que não condizem com a verdade e poderiam causar um impacto negativo nos resultados que ela tem, logo, para evitar isso, mantenha o sigilo no momento da negociação.

Você pode, inclusive, solicitar que o interessado assine um contrato de confidencialidade, isso garante que ele não vazará informações sobre o seu negócio.

Onde colocar a sua empresa à venda?

Mas qual o melhor lugar para colocar sua empresa à venda? Qual o melhor modo de anunciar para chegar no comprador ideal?

Aqui, sem sombra de dúvidas, usar a internet é uma solução e tanta. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), o Brasil possui mais de 130 milhões de usuários de internet.

Mas o que isso significa?

Significa que há uma grande chance de você encontrar um comprador para seu negócio usando a internet. E essa chance é maior ainda usando plataformas especializadas como a Quero um Negócio.

Em nosso site você anuncia para potenciais compradores em todo o Brasil e por escolher entre um dos planos disponíveis o que melhor atende às suas necessidades.

Esse precisa de ajuda para anunciar sua empresa à venda pode contar com o auxílio de um dos nossos consultores que buscarão em nossa base de contatos um comprador qualificado.

Com as facilidades promovidas pela internet, então é bem possível que haja agora um futuro empresário buscando um negócio com as características do seu. Nós temos anúncios de milhares de empresas e em várias categorias.

E os anúncios subidos em nossa plataforma são encontrados pelos motores de busca do Google, o que aumenta suas chances de ser encontrado por um comprador em potencial.

Como colocar sua empresa à venda em nossa plataforma?

Tentar anunciar e vender a sua empresa de maneira independente pode ser algo mais arriscado. Sem contar que é também um processo mais difícil. Mas com nossa ajuda você conquista seu objetivo.

Lembre-se que a venda de uma empresa não deve ser vista como um momento de fraqueza, mas sim como o seguir de uma nova etapa de sua vida.

Pode ser que você queira depois adquirir outro negócio ou seguir com a ideia de se aposentar, não importa, o importante que essa é uma decisão que foi bem pensada, bem planejada e agora é o momento certo de executá-la. E a Quero Um Negócio pode te auxiliar com isso.

O primeiro passo aqui é acessar nossa plataforma e criar um cadastro, escolhendo um dos planos disponíveis.

Temos planos de acordo com o que você precisa, oferecendo autonomia, te auxiliando com um dos nossos consultores ou mesmo em plano adequado se você é corretor, franqueador ou um escritório de intermediação de negócios.

O cadastro na plataforma da Quero Um Negócio é simples e prático. 

E o próximo passo é o cadastro do seu anúncio em nossa plataforma, sendo que há um prazo para que os nossos consultores possam avaliá-lo e aprová-lo para que, assim, ele possa estar ativo e pronto para receber propostas.

Os clientes confiam em anunciar em nosso site porque além de sermos pioneiros em transações desse tipo, ligando compradores a vendedores, nós cuidamos para que ambas as partes tenham segurança e praticidade.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..