Às vezes, aquele sonho de empreender em determinado ramo acabou ficando mais
apagado. Diante de dificuldades financeiras ou até mesmo pensando em desistir do
segmento escolhido, alguns empreendedores querem colocar as lojas à venda. Isso
pode ser um alívio para quem quer recuperar o capital ou investir em outro negócio.
Se você tomou a decisão de desfazer o negócio e repassar para outra pessoa, é
importante tomar alguns cuidados antes da negociação. No primeiro momento, definir
o valor da venda é muito importante para não ter prejuízo. Depois, você precisa
analisar quanto ela vale no seu dia a dia.
Nem sempre o empreendedor pensa que o seu negócio precisa ser avaliado de um
modo geral. Ou seja, ver quanto ele rende em termos de faturamento ao dia, ao mês e
ao ano.
Também é fundamental avaliar o preço de mercado. Imagine que você está a ponto de
vender uma loja de peleteria mexicana, por exemplo. Se este negócio não estiver em
alta, o preço de venda vai ser menor que o de uma loja de produtos naturais. Esse foi
só um exemplo para avaliar como o segmento determina o preço final na negociação.
Veja, neste artigo, como você pode fazer uma boa negociação.
Lojas à venda e dívidas da empresa
Todo comprador prevenido vai procurar saber sobre as finanças do negócio. Partindo
do princípio que ele vai assumir os débitos existentes depois da assinatura do negócio,
deixe tudo bem às claras.
Sendo assim, reúna todos os documentos que contém receitas e despesas da loja à
venda. É importante também deixar transparente o faturamento diário da loja para que
o possível proprietário veja a lucratividade do empreendimento.
Caso o seu negócio não esteja dando bons resultados, não tenha medo de expor ao
interessado. Na verdade, essa é uma oportunidade dele analisar o que pode ser feito.
É possível que ele tenha o capital necessário para dar prosseguimento ao negócio.
Vender apenas a estrutura da loja?
Talvez você esteja pensando em vender apenas a estrutura da sua loja. Para quem
vai iniciar o negócio com a estrutura pronta, já vai ter um ponto de partida .
Porém, se for de interesse do negociante ganhar um pouco mais nessa venda, ele
pode vender também a marca.
Vender a marca da loja significa entregar a clientela e o modelo de funcionamento
daquela empresa. Sem dúvida, isso vai facilitar a vida do novo proprietário. É como se
fosse uma franquia.
Agora, já para quem está vendendo, o lucro vai ser maior. Afinal, todo o modelo de
negócios juntamente com a marca que já passou por processos de autoridade no
mercado vai ser vendido.
Essa é uma grande tomada de decisão, já que , uma vez feita, não é possível voltar
atrás com a mesma marca. Veja se realmente vale a pena para não se arrepender do
acordo.
Prepare o emocional para vender a sua loja
O desapego é um dos principais desmotivadores na hora de vender a sua loja. Isso é
perfeitamente normal. Muitas vezes, o empreendedor idealiza atender ao mercado
com algo que ele mesmo se identifica.
É dessa forma que o proprietário se mistura ao próprio negócio e se sente muito
envolvido emocionalmente.
Se isso acontece, as chances de não conseguir um comprador ideal ficam muito
reduzidas. De forma não intencional, o envolvido na negociação acaba acreditando
que não há compradores competentes que vão dar conta do negócio do jeito que ele
se empenhou ao longo dos anos.
Por isso, algumas pessoas precisam de pessoas de fora para vender a loja por elas.
Esses profissionais são consultores especializados que vão analisar de forma mais fria
toda a transação.
Elabore bem o contrato de compra e venda da
loja
Um contrato de compra e venda sempre promove mais segurança tanto para o
comprador quanto para quem está vendendo. É a partir desse documento que o
acordo vai passar segurança jurídica e, consequentemente, mais confiabilidade.
No caso de um contrato feito entre pessoas jurídicas é preciso procurar os seguintes
documentos:
CNPJ;
Inscrição estadual;
Endereço da empresa;
Identificação dos sócios envolvidos;
Lembre-se de que ambos os envolvidos devem apresentar essas informações. Além
disso, descreva no contrato de compra e venda o que está sendo negociado. É muito
importante deixar bem claro no papel que a venda será feita de uma loja física com
marca ou não.
Especifique ao máximo se a loja será vendida de “portas fechadas”, ou seja, com tudo
de estoque e peças.
Como vender a minha loja?
Em caso de venda de lojas, você pode procurar corretores especializados na área.
Geralmente, eles possuem estratégias de divulgar o negócio para interessados
mantendo o sigilo.
Isso evita fraudes e exposição do nome da loja que, muitas vezes, está passando por
dificuldades financeiras.
Além de ser uma maneira segura, você tem a certeza de que essas pessoas estão
realmente interessadas no repasse da sua loja.
Mas, você também pode optar por outro caminho. Existem sites especializados em
compra e venda de negócios. Da mesma forma, você terá confidencialidade quando
fizer oferta. Aqui na Quero Um Negócio, somos especialistas em ofertar diversas
oportunidades.
Caso você tenha interesse em anunciar conosco, basta colocar as informações mais
básicas da sua empresa. E o melhor de tudo isso é que você vai ter acesso direto com
o interessado na sua loja à venda. Confira!
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