Loja à venda Rio Claro - SP - Por que vale a pena investir?

Por Lucio em 02 de Outubro de 2022
Loja à venda Rio Claro - SP - Por que vale a pena investir?

Investir numa loja à venda em Rio Claro fornece para você mais do que um meio de obter bons lucros.

Essa cidade possui uma ótima infraestrutura, permitindo um desenvolvimento amplo de negócios em variados segmentos, além do que, ela confere mais qualidade de vida para seus moradores, o que tem feito mais pessoas se mudarem para lá.

Com mais pessoas ali, então as oportunidades de vendas também aumentam.

Além disso, segundo o IBGE, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Rio Claro é alto, sendo de 0,803. A renda per capita anual é também atraente. E tudo isso torna essa cidade boa para empreender.

Mas sabe o que também faz a ideia de investir numa loja à venda em Rio Claro ser ótima?

O fato de se estar comprando um negócio pronto.

Apesar de ser muito viável, a opção de compra e venda de empresas é ainda desconhecida por muitas pessoas.

Há muitos empresários que querem expandir seu atual negócio ou quem deseja ingressar numa área, contudo eles não sabem que podem investir na compra de um negócio e concretizarem seus objetivos de modo muito mais rápido e seguro.

Um negócio em funcionamento te coloca muito à frente dos demais e, claro, faz com que você ingresse num negócio com menos riscos, já tendo lucros, etc.

E se tratando de uma loja, há ainda muitas possibilidades para investir: uma loja de roupas, de calçados, de produtos pet, de artigos esportivos, etc.

Neste artigo, te mostraremos por que vale a pena comprar uma loja e como essa negociação funciona. Se tinhas dúvidas sobre isso, esperamos que com o que trouxemos aqui você possa esclarecê-las de uma vez por todas.

 

O conceito de compra de um negócio

Vamos começar entendendo o que é esse processo.

Todos os anos, muitas empresas são abertas no Brasil, mas boa parte delas não sobrevive aos primeiros anos. E isso é, inclusive, mostrado numa pesquisa feita pelo IBGE.

Essa pesquisa aponta que mais da metade dos novos negócios encerram suas atividades antes dos cinco anos. São poucos também os que conseguem chegar aos dez anos.

Logo, começar algo do zero é uma decisão que envolve um risco elevado.

Mas além do risco, abrir uma empresa ainda gera custos com os processos iniciais e testes até saber quais produtos e/ou serviços geram resultados.

Também, há que se investir em marketing para atrair e converter os primeiros clientes, o que é mais um desafio.

Porém, com a compra de uma loja pronta você não se preocupa com isso.

Um negócio em funcionamento já tratou de cuidar da infraestrutura, definição de processos operacionais, teste e validação de produtos e/ou serviços, treinamento de funcionários, escolha do ponto comercial e mais.

Tudo o que você deve fazer então é gerenciar bem a loja para que obtenha os mesmos ou melhores resultados do que os obtidos pelo dono anterior.

Há menos riscos, menos custos e mais chances de sucesso.

 

Mas como esse processo de compra funciona?

Basicamente, há um anunciante, que é o dono ou sócio da empresa, e há quem deseja investir nela.

O anunciante/vendedor apresenta informações básicas (mas importantes) sobre a situação da empresa no anúncio. E em seguida ele recebe as mensagens dos interessados, que querem esclarecer dúvidas e saber mais sobre a situação da loja.

Esse seria um “sistema” básico sobre o funcionamento da compra e venda de negócios.

Primeiramente, esses dois entram em contato para a troca de informações e para marcarem uma visita.

Nessa visita o interessado conhece a estrutura do negócio, seu funcionamento e situação financeira e fiscal também, atendimento, qualificação dos funcionários e outras coisas.

Mas para que o interessado na compra tenha acesso a tais informações, antes é necessário que ele assine um acordo de confidencialidade.

Esse acordo é um contrato que é firmado com o anunciante, onde o interessado garante, por meio escrito, que não divulgará as informações que terá acesso sobre o negócio.

Mas essa não é apenas uma garantia para o vendedor, como também afetaria o comprador.

“Como assim?” Talvez esteja se perguntando agora.

É porque se alguma informação vazar isso geraria impactos negativos nos resultados daquele negócio. Agora imagine você assumindo um negócio desse jeito?

 

Preciso de ajuda ou posso fazer tudo sozinho?

Se você planeja comprar uma loja, a recomendação é que tenha a ajuda de um consultor de negócios. Não é algo obrigatório ter a ajuda dele, mas é essencial.

Esse consultor te ajudará a entender cada uma das etapas do processo de compra e venda de empresas. Com a ajuda dele você também pode saber sobre a situação financeira e fiscal da loja e identificar se o preço anunciado pela venda dela é o que ela realmente vale.

Desse modo, essa pode até não ser uma figura obrigatória, contudo chega a ser indispensável.

 

Mas por que investir numa loja à venda em Rio Claro é um bom negócio?

Um município do interior de São Paulo que possui mais de 208 mil habitantes, Rio Claro é ótimo para empreender.

O seu IDH é considerado um dos melhores do Brasil e os setores que mais se destacam ali são o de serviços e o industrial. E no que diz respeito ao setor de serviços, há destaque para os serviços públicos e privados, sendo que os privados concentram a maior parcela de faturamento.

E a cidade ainda investe em iniciativas para reduzir impostos, o que possibilita que a economia cresça cada vez mais ali.

Por ali, o varejo é um dos grandes destaques para quem quer investir. É por isso que adquirir uma loja à venda pode ser um excelente investimento, mas isso se você souber como identificar um bom negócio.

No mais, a cidade tem investido em inciativas para ampliar o empreendedorismo. E com isso ganham diferentes setores.

Comprar um negócio pronto em Rio Claro pode ser a oportunidade que você precisava. E unindo isso aos benefícios de investir em algo pronto, então se pode fazer um excelente investimento.

Mas como fazer um bom investimento? Quais os elementos que se deve considerar numa análise? Por onde começar? Essas e outras coisas nós comentamos a partir de agora.

 

Comprar uma loja à venda: qual o primeiro passo?

Então você analisou e decidiu que a compra de uma loja é a melhor opção, mas por onde começar?

Primeiramente, é necessário definir em qual segmento pretende investir.

Hoje em dia, há lojas dos mais variados tipos, tais como as já citadas de calçados e de roupas, assim como lojas de autopeças, de móveis, etc.

Qual segmento é o mais indicado de acordo com suas habilidades e competências? No que você possui afinidade? Saber isso será importante para conseguir um bom direcionamento.

Mas, claro, considere ainda os segmentos que mais apresentam bons números quanto a vendas.

De nada adianta escolher algo em que você tenha conhecimento e habilidades, porém não gere boas vendas.

Isso te ajudará a encontrar uma boa oportunidade de loja à venda para investir.

 

Defina um orçamento

Quando você define um orçamento para a compra de uma loja, então consegue realizar uma pesquisa mais objetiva.

Além do que, você evita ter que comprometer um valor que esteja fora da sua realidade, caso pretenda investir por meio de financiamento, por exemplo.

Determine o quanto está disposto e pode gastar antes mesmo de começar a sua pesquisa por oportunidades de negócio.

 

Onde e como pesquisar por lojas à venda

Boa parte das coisas hoje gira em torno da internet e com a compra e venda de negócios não seria diferente. Há como buscar por uma loja à venda online.

São muitos os que já anunciam usando a internet e muitos os que buscam por empresas à venda através dela.

E há como pesquisar por lojas disponíveis para aquisição usando uma plataforma específica.

Nesse tipo de plataforma, que traz somente anúncios de negócios à, o anunciante apresenta fotos e descrição sobre as características estruturais e operacionais da loja, indústria, franquia, etc.

Ali há como você pesquisar por diferentes tipos de negócios, inclusive, e em vários estados e cidades.

Te convidados a conhecer a nossa plataforma exclusiva para venda e compra de negócios: a Quero Um Negócio. Use nossos filtros para uma busca refinada.

 

Nunca faça isso ao negociar

Deixar para checar dados e informações sobre a loja depois de fechar negócio é um grave erro.

É importante esclarecer tudo desde já.

Somente fazendo uma pesquisa minuciosa é que poderá investir num bom negócio.

Com essa pesquisa você sabe, por exemplo, qual o faturamento líquido bruto e da empresa, a quanto tempo ela está no mercado, se há problemas com fornecedores, parceiros e clientes que possam gerar transtornos (e prejuízos) no futuro, etc.

Veja que a pesquisa é muito importante para evitar aplicar seu capital em algo que não te levará a lugar algum.

Mas o que é importante pesquisar e analisar e como fazer isso? A seguir listamos alguns dos itens importantes nesse processo.

 

Faturamento da loja

Saber quanto a loja fatura é essencial para entender se é um negócio que vale a pena a aquisição.

E aqui cabe analisar o faturamento bruto e líquido. Esse é uma informação que deve ser analisada por um especialista, que ainda poderá te fornecer outras informações uteis, como saber se esse negócio será lucrativo nos próximos anos.

Há como esse especialista ser um contador ou ainda um consultor de negócios.

Mas para ter acesso a isso o proprietário solicitará que você assine um acordo de confidencialidade. Esse acordo tem o objetivo de proteger dados sigilosos sobre a loja à venda.

 

Contratos são também importantes para averiguar

Veja a situação tanto do contrato de aluguel, como também dos contratos com fornecedores, clientes, etc.

Assim você já sabe como será ao assumir o negócio e, ainda, pode já tratar de assuntos que estejam pendentes no negócio e que, se deixasse para mais tarde, poderia gerar transtornos e prejuízos no futuro.

Mas esse é um processo que requer a ajuda de um advogado para revisar tais contratos. O advogado ainda te orientará quanto ao entendimento de cada uma das cláusulas ali.

Essa revisão dos contratos jamais deve ser feita por quem não possua experiência para tal. Sempre conte com ajuda profissional nesse caso, afinal de contas é um investimento de alto valor o que estará prestes a fazer.

 

Avaliações, feedback: como os clientes descrevem a loja à venda

Como os clientes enxergam os produtos, atendimento, ambiente e mais sobre a loja?

A depender do que é descoberto aqui, se saberá se o negócio possui uma boa imagem.

No caso da loja possui muitas reclamações e problemas, saiba que tudo isso recairá sobre você as assumi-la.

Algumas formas de saber o que os clientes pensam sobre o estabelecimento são:

- Buscar as redes sociais e site dessa loja e ver se há feedbacks deixados pelos clientes lá;

- Ou também indo pessoalmente até a loja e vendo tanto como é o ambiente, como também descobrir a opinião dos clientes sobre o estabelecimento.

 

Situação com funcionários

Há casos em que uma loja possui problemas na justiça com os funcionários por diferentes motivos. Um exemplo seria falta ou atraso no pagamento do salário, o que levaria um funcionário a acionar as autoridades competentes.

Nesse caso, é importante conhecer a situação dos que trabalham na loja para evitar ter dores de cabeça no futuro. Isso poderia gerar muitos custos para você.

 

Por que o dono está anunciando aquela loja à venda?

Entenda que nem sempre uma loja (ou qualquer outro tipo de negócio) está à venda por ser uma boa oportunidade.

Há casos (e não são poucos) de empresas anunciadas para venda devido a dívidas ou problemas na justiça.

Claro que, sabendo o que deve ser feito, é possível adquirir um negócio assim e executar ações a fim de reerguê-lo, mas, reiterando: é preciso saber exatamente o que fazer e, ainda, ver se vale a pena o investimento.

O que você pode fazer aqui é contar com a orientação de um consultor de negócios. Quem deseja investir em negócios que representam um risco maior precisa dispor de ajuda profissional.

Mas não confie somente nas palavras do anunciante, é necessário que ele comprove o que diz. Por meio de documentos como demonstrativos financeiros, contratos e outros se pode saber sobre a condição da loja.

Esses documentos devem, então, ser direcionados para o consultor de negócios ou contador de sua confiança para análise.

 

O que não está no papel

Você já entende que comprar uma loja pode ser mais vantajoso do que começar uma do zero e já analisou tudo sobre a parte fiscal, financeira, operacional, avaliações dos clientes, etc. dela.

Mas e o que não está em nenhum documento?

Investir num negócio pronto envolve também investigar coisas que estejam fora dos papéis.

E a dúvida aqui é: como fazer isso?

O único caminho é realizando uma visita ao local.

Por meio dessa visita você fica sabendo sobre projetos e obras futuras, por exemplo, sobre mudanças que possam acontecer em outros estabelecimentos e que possam atingir esse (seja direta ou indiretamente), entre outras coisas.

Visite o local em dias alternados e converse com os outros comerciantes ali. Se informe sobre possíveis mudanças que possam, até mesmo, alterar o fluxo de pessoas. Converse também com os clientes.

 

É realmente o que você quer?

Uma loja à venda é mesmo a oportunidade que você procura para empreender? E o segmento escolhido é aquele com o qual você se identifica?

Talvez falemos aqui sobre como pode ser lucrativo comprar uma loja em funcionamento, mas falte para você experiência com esse tipo de negócio e também afinidade. Estar alinhado com os objetivos do negócio é importante, ainda mais se tratando da compra de um negócio.

Por isso, veja se a compra da loja à venda seria o ideal para os propósitos seus e da sua família também.

Além disso, esteja atualizado com o mercado para ver se agora seria o momento ideal para a compra. Estar a par das atualizações ainda te ajuda a saber se o segmento escolhido está em boa fase ou não.

 

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