Investimentos em lojas online aumentam velozmente

Por Lucio em 03 de Setembro de 2023
Investimentos em lojas online aumentam velozmente

Investir numa loja virtual à venda hoje pode ser uma excelente opção de negócio.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico (e-commerce) passa por um crescimento exponencial em todo o mundo.

Esse fenômeno não somente demonstra a mudança nas preferências dos consumidores, mas ainda mostra a transformação digital que permeia todos os aspectos da sociedade.

Desse modo, quem pretende empreender pela primeira vez ou mesmo deseja mudar de ramo, investir nesse setor seria uma escolha inteligente.

Mas mesmo sendo essa uma ótima escolha, é necessário entender como tudo funciona, se aprofundar nas vantagens oferecidas e também saber quais as características de um bom negócio nesse setor.

No artigo de hoje, abordaremos sobre o aumento do investimento em lojas online, sobre as razões subjacentes a tal crescimento, as vantagens de investir numa loja virtual à venda, além de darmos dicas para comprar uma loja online e passarmos estratégias para aumentar as vendas no comércio eletrônico.

Além disso, neste artigo a Quero Um Negócio também projetará um olhar para o futuro do e-commerce.

Crescimento do e-commerce no brasil e no mundo

O e-commerce, que se trata da compra e venda de produtos e serviços através internet, se tornou um dos pilares para o cenário comercial global. E Brasil isso não é diferente.

Nos últimos anos, o cenário do comércio eletrônico experienciou um crescimento expressivo no Brasil e em todo o mundo. Falando especificamente do Brasil, esse setor se converteu num dos pilares do ambiente de negócios, influenciando o modo como as pessoas compram e também vendem.

A relevância do e-commerce não deverá ser subestimada, ainda mais considerando o rápido avanço tecnológico e também as mudanças nas preferências do consumidor.

Segundo dados da ABComm Forecast, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, houve um faturamento de R$169.59 bilhões no e-commerce no Brasil.

E esse aumento nas vendas, que marca um expressivo desenvolvimento desse setor, ainda teve um impulso da situação das pessoas em 2020, quando, da época da pandemia da COVID-19, as pessoas tiveram que manter quarentena.

Com as pessoas mais tempo em casa, as lojas online tiveram esse crescimento, o qual se manteve nos anos seguintes.

Loja virtual à venda: o setor a nível global

No entanto, como citado, o Brasil não é um caso isolado nesse cenário de crescimento do e-commerce nos últimos anos.

Diversos países tiveram esse aumento substancial nas atividades referentes ao comércio eletrônico. Gigantes do mercado, como é o caso da Amazon, Alibaba e eBay, lideram tal expansão, registrando lucros enormes provenientes de operações do e-commerce:

  • A Amazon se destacou ao ser classificada como uma das maiores empresas de comércio eletrônico de todo o mundo;
  • O Alibaba, com sede na China, se tornou um ecossistema abrangente no comércio eletrônico, englobando desde plataformas de varejo até serviços financeiros;
  • O eBay, por conseguinte, teria sido a primeira plataforma de e-commerce do mundo, permitindo que pessoas e empresas vendessem produtos usados ou novos num local acessível.

Esses são apenas alguns exemplos de negócios que se destacam nesse setor e faturam muito bem. E no caso das pequena e médias empresas, o setor, ainda que com uma certa concorrência, é muito promissor.

Influenciadores do crescimento do e-commerce

Esse crescimento do e-commerce não é só um resultado da conveniência e do acesso à internet, mas teria sido desencadeado por mudanças nas preferências e comportamento do consumidor.

A busca por comodidade, seleção variada de produtos e preços competitivos estimula os consumidores a optarem pelas plataformas de e-commerce.

Mas também, os eventos globais, como no caso da citada pandemia, concederam um impacto transformador no cenário comercial para esse setor, levando um número expressivo de consumidores a escolherem as compras online como uma forma segura e conveniente frente as lojas físicas.

Nesse contexto, é notável que o e-commerce não somente se estabeleceu como uma força que causa rompimento no cenário comercial. Ele ainda moldou as expectativas dos consumidores quanto à experiência de compra.

O crescimento registrado no Brasil destaca a natureza dinâmica do setor e sua influência continuada sobre como as pessoas mantém uma interação com as marcas e compram produtos e serviços.

E o futuro do comércio eletrônico promete ser muito mais emocionante, conforme a tecnologia evolui e as empresas buscam meios inovadores de atender às necessidades dos consumidores que seguem mudando ano após ano.

O que explica o aumento do investimento em lojas online?

São diversos os fatores que favorecem o aumento dos investimentos em lojas online.

Em primeiro lugar, a acessibilidade à internet aumenta de maneira drástica em todo o mundo. E isso significa que um número cada vez maior de indivíduos se encontra conectado e pronto para a exploração das oportunidades no comércio eletrônico.

Também, como explicado, há a conveniência de comprar produtos e serviços online, aliado as opções de entrega rápida. Isso é algo que atrai os consumidores que dão valor a praticidade nas suas vidas corridas.

Houve ainda a pandemia, que fez as empresas terem que se adaptarem ao cenário digital. Ela então acelerou ainda a transição para o comércio eletrônico.

Devido as restrições de lockdown e as elevadas preocupações com a segurança, as pessoas passaram a realizar mais compras online, já que era uma alternativa segura às lojas físicas. Esse comportamento impulsionou muito o investimento em lojas online.

Quais são as vantagens de investir em uma loja online?

Investir em uma loja virtual à venda proporciona diversas vantagens que atraem empreendedores e investidores. Algumas dessas vantagens incluem:

  • Baixo custo inicial: se comparado com uma loja física, o investimento numa loja online é significativamente menor. Não será necessário lidar com aluguel de espaço, com custos operacionais elevados, entre outras coisas;
  • Alcance global: uma loja online pode de alcançar um público global, pois não há limitações geográficas. Isso possibilita que os negócios conquistem um mercado muito mais amplo do que seria possível alcança por meio de uma loja física;
  • Flexibilidade: uma loja virtual ainda proporciona flexibilidade tanto para o dono quanto para os consumidores. O proprietário pode gerenciar o negócio de qualquer lugar desde que tenha acesso à internet, ao passo que os consumidores também podem comprar em qualquer dia e hora;
  • Análise: plataformas de e-commerce geralmente contam com ferramentas avançadas para coletar dados a respeito das preferências e comportamentos dos compradores. Isso torna possível criar estratégias de marketing muito mais direcionadas;
  • Escala mais rápida: uma loja virtual próspera escala rapidamente, pois os processos de venda e entrega poderão ser automatizados. Isso significa que, conforme as vendas aumentam, os custos operacionais não crescerão necessariamente numa mesma proporção.

Como adquirir uma loja online de sucesso?

Para investir numa loja virtual à venda com potencial, é importante seguir algumas diretrizes. E a seguir listamos algumas das mais importantes.

Pesquisa detalhada

Faça uma pesquisa minuciosa a respeito do mercado, o nicho da loja à venda, a concorrência e as tendências. Isso te ajudará a ver se o negócio vale a pena e a tomar uma decisão embasada.

Processo que devem ser realizados antes da compra de um negócio são:

  1. Due diligence: isso ajudará a saber se o que o atual dono fornece a respeito do negócio é mesmo real, ou seja, se os dados e informações sobre a empresa condizem com seu estado;
  2. Valuation: já esse processo ajuda a saber se o negócio é anunciado por um preço justo.

Avalie a performance

Peça informações a respeito do desempenho atual da loja, o que inclui seus dados de vendas, tráfego da loja, taxas de conversão, margens de lucro, entre outras coisas. Isso dará uma visão clara sobre a saúde financeira do negócio.

Verifique a reputação

Busque informações também sobre a reputação da loja online junto aos clientes. Cheque avaliações na própria loja e também através de outros meios como redes sociais. Isso ajudará a compreender sobre a satisfação dos clientes e até sobre problemas recorrentes.

Avalie a plataforma em uso

Também é importante avaliar a plataforma de e-commerce usada para a loja. Veja se ela é escalável, segura e se conta com recursos necessários para que haja um crescimento.

A plataforma é a estrutura da loja, desse modo, dê bastante atenção para isso quando pesquisar por uma loja virtual à venda.

Planeje a transição

Uma boa transição de donos deve ser bem planejada, faça isso com cuidado, garantindo que os atuais clientes sejam informados depois e que a operação ali não será interrompida devido a isso.

5 dicas para aumentar as vendas de uma loja online

Buscou e encontrou uma loja virtual que vale a pena e fez a aquisição? Agora é essencial adotar estratégias que ajudem a aumentar as vendas. A seguir estão cinco dicas importantíssima:

  1. Otimize a experiência do usuário: assegure que o site será intuitivo, responsivo e com uma navegação fácil. Torne o processo de compra facilitado e proporcione informações claras a respeito dos produtos;
  2. Invista em marketing digital: se o e-commerce ainda não investe em marketing digital, faça isso para potencializar seus resultados. Use estratégias como mídias sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, etc., pois aumentarão a visibilidade da loja e gerarão mais tráfego qualificado;
  3. Promoções e descontos: trabalhe com promoções, descontos e programas de fidelidade a fim de atrair e reter clientes. Isso estimulará as vendas e aumentará o ROI (retorno sobre investimento);
  4. Forneça um excelente atendimento ao cliente: um atendimento ao cliente que é eficiente e amigável faz toda a diferença. Treine a equipe para que responda prontamente às perguntas dos clientes, resolva os problemas com agilidade e crie uma experiência positiva;
  5. Aposte em conteúdo de qualidade: gere conteúdo relevante relacionado aos produtos comercializados na loja. Isso ajuda a atrair tráfego orgânico e ainda estabelece a loja como uma autoridade no setor.

Os desafios do e-commerce no brasil

Mesmo com o crescimento promissor, o e-commerce enfrenta alguns desafios no Brasil, dentre os quais:

  • Logística e entrega: a infraestrutura de logística e entrega no país ainda possui alguns desafios, o que gera prazos de entrega mais longos e também poderia gerar custos mais elevados em alguns casos;
  • Segurança online: a segurança cibernética seria outro fator importante para estar atento, o que poderia afetar a confiança nas transações online, logo, seria preciso investir pesado nesse aspecto;
  • Concorrência acentuada: o mercado de e-commerce torna-se cada vez mais competitivo, o que exige que as lojas se destaquem através de diferenciação, qualidade e também valor agregado;
  • Inovação: as pessoas que realizam compras pela internet buscam não somente preço, como também variedade. Desse modo, é importante que as lojas online estejam atualizadas com seu segmento ou nicho para trazer o que há de mais atual.

Loja virtual à venda: sobre o futuro do e-commerce

 

Embora o e-commerce no Brasil tenha que encarar desafios como logística, segurança online, concorrência, etc., seu futuro é promissor. Com tecnologias inovadoras e atenção na personalização e sustentabilidade para delinear a evolução do comércio eletrônico, os lucros e crescimento serão expressivos.

A tecnologia seguirá a exercer um papel fundamental. Mas haverá ali avanços em realidade aumentada, na inteligência artificial (IA) e automação, que ajudarão a revolucionar a experiência de compra pela internet.

Há ainda que citar a personalização como algo de grande relevância. Com isso as lojas poderão atender às preferências individuais dos clientes.

A integração entre canais (mescla de lojas físicas e virtuais) também ganhará destaque, dando uma experiência de compra mais fluida.

Por fim, as lojas online ainda terão que possuir uma maior preocupação com a sustentabilidade. Conforme os consumidores estarão mais conscientes do impacto ambiental causado por suas escolhas, esse será um tema crucial.

Invista numa loja virtual à venda

Como visto, o investimento numa loja virtual à venda seria uma grande oportunidade.

Havendo cada vez mais pessoas conectadas, então mais chances existiria de chegar até essas pessoas por meio de uma loja online. Essa é uma tendência crescente e que pode proporcionar muitas vantagens.

Mas para investir em algo assim, cabe encontrar boas oportunidades. E para isso contar com a ajuda de uma plataforma de compra e venda de empresas será essencial. Para isso existe a Quero Um Negócio.

Adquirir uma loja promissora exige pesquisa detalhada e também planejamento cuidadoso e usando a nossa plataforma você chega até os melhores resultados. Clique aqui e faça sua busca hoje mesmo.

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..