Indústria à venda no segmento de alimentos: vale a pena investir?

Por Quero Um Negócio em 14 de Junho de 2021
Indústria à venda no segmento de alimentos: vale a pena investir?

A indústria de alimentos foi o setor que menos sofreu impactos com a pandemia. Diferentemente de outros setores, o setor alimentício cresceu 13% em relação a 2019. Isso representa R$ 789,2 bilhões no faturamento, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

 

Quando se pensa em investir em uma indústria à venda, de longe, o setor de alimentos é o mais procurado. Em virtude da crise econômica agravada pelo Corona vírus, muitas empresas deram baixa, exceto as de distribuição de alimentos. 

 

A partir do fechamento rigoroso em muitas regiões, visando um controle sanitário, a prioridade do brasileiro mudou. Portanto, roupas, calçados deixaram de ser procurados para dar lugar a estoque de mantimentos. Mas o que é preciso saber antes de investir neste mercado?

Invista em tecnologia 

Tendo em vista que o crescimento populacional exige uma produção mais acelerada de alimentos, use a tecnologia a favor da produção.

 

Para que os alimentos possam ser fornecidos ao consumidor final sem riscos, é fundamental investir em defensivos agrícolas para controle de pragas.

 

Não só a tecnologia potencializa a produção em grande escala como também auxilia na qualidade dos produtos com o uso de defensivos aplicados na dosagem correta.

Escolha profissionais qualificados

Sobretudo, esse foi o setor que mais teve ofertas de emprego, já que diversos profissionais como tecnólogos de alimentos, veterinários e outros tipos de mão de obra são necessários. 

 

A partir destes profissionais, é possível fazer um controle de qualidade a fim de fornecer alimentos seguros para o consumo.

 

Para tanto, busque profissionais que estão cientes das normas de segurança alimentar. Afinal, todo tipo de manuseio contém riscos de contaminação. E para evitar doenças é que existem normas rígidas que garantem a qualidade dos alimentos antes de chegar à mesa do consumidor.

 

Investir em uma indústria à venda de alimentos é contribuir para a geração de empregos, visto que, pelo menos, 20% dos trabalhadores são provenientes deste setor. 

Cultive alimentos funcionais

 

Você já deve ter observado como os alimentos funcionais têm sido notícia para uma alimentação mais saudável. Esses alimentos contribuem para uma nutrição mais completa e podem prevenir doenças.

 

Não é à toa que muitas lojas de produtos naturais vendem encapsulados de vitaminas. No entanto, alimentos cultivados em fazendas são capazes de fornecer uma riqueza de benefícios.

 

Veja alguns exemplos:

 

Ômega 3 - Atua na redução do LDL – colesterol ruim, tem ação anti-inflamatória e podem ser encontrados nos peixes marinhos.

 

Isoflavonas-  Estão presentes na soja e servem para reduzir sintomas da menopausa.

 

Catequinas – Fortalecem o sistema imunológico e são capazes de diminuir a incidência de alguns tipos de câncer.

 

Licopeno –  O cozimento do tomate libera essa substância, que é responsável por reduzir a incidência de câncer de próstata.

 

Alimentos congelados são tendência de mercado

 

Depois da pandemia, muita gente teve que lidar com os desafios da vida doméstica. Então, por conta da praticidade, os congelados começaram a ser muito procurados.

 

Atendendo ao gosto cada vez mais exigente do consumidor, os alimentos congelados têm mostrado benefícios nutricionais. Já é possível encontrar menos sódio e aditivos nesse tipo de produto. 

 

Portanto, cada vez mais o preconceito tem sido colocado de lado em troca de qualidade e agilidade.

 

Na hora de escolher uma indústria à venda, pense nos benefícios desse mercado. Partindo do princípio que as pessoas sempre vão sempre precisar se alimentar, fique também atento às inovações.

 

Aqui na Quero um Negócio temos especialistas que podem te auxiliar na compra e venda de negócios. Salve a nossa página nos seus favoritos e acompanhe os nossos artigos!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..