Você planeja anunciar um hotel à venda em Santa Rita, mas não sabe por onde começar e nem onde anunciar? Neste artigo reunimos as melhores dicas para quem planeja vender um negócio no setor hoteleiro e encontra-se perdido.
O motivo para um empresário querer repassar seu negócio varia bastante, segundo o objetivo e situação desse.
Há aqueles que querem vender um negócio para conseguirem quitar uma dívida grande, outros que recorrem a isso porque desejam mudar de ramo de atuação, há também os que enfrentam problemas com sócios e então decidem pela venda, entre outros.
O fato é que a venda pode solucionar um problema qual se esteja enfrentando agora. Mas é importante saber como e onde anunciar essa oportunidade. Por isso reunimos aqui orientações para te ajudar a preparar o estabelecimento para venda e sobre onde anunciar para chegar até as pessoas certas.
Duas formas de vender um hotel
Quem pretende hoje colocar um hotel à venda, há duas formas para isso:
- Simplesmente anunciar no mercado, sem um lugar certo, e esperar que o cliente certo chegue;
- Ou elaborar uma pesquisa, preparar tudo com antecedência, fazer um planejamento e abordar o processo de venda de modo estratégico.
Esse segundo modo é o que te trará resultados mais eficazes. Além do que, é essa segunda maneira que te ajudará a reduzir problemas e conseguir a melhor oferta pelo negócio à venda.
Mas para realizar o processo de venda há algumas etapas que você deve conhecer agora. Não é preciso necessariamente seguir a ordem dos elementos tal como apresentamos aqui, mas elabore algo segundo o que precisa para anunciar seu negócio, apenas tendo isso como base.
O que te fará ter êxito ao anunciar um hotel à venda
Quem quer chegar até um potencial comprador para um hotel deve abordar todos os aspectos do processo como se fosse alguém interessado na compra do negócio.
Mas o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que será preciso sair do papel de dono ou sócio e estar no lugar de alguém que quer comprar um negócio no setor hoteleiro. Isso quer dizer: olhar o negócio sem nenhum tipo de sentimentalismo e julgar muitos aspectos, sendo algo que ainda ajudará a identificar falhas e corrigi-las antes da venda.
Você precisa saber como convencer o potencial comprador de que o investimento na compra do seu hotel seria a melhor decisão, mas não é apenas contando para ele como o negócio é bom. É importante que você esteja de olho em tudo.
Um novo comprador não aceitará a explicação de que durante um mês haja uma redução nas vendas somente porque “sempre foi desse jeito”. É importante que você saiba como apresentar os fatos e conceder uma explicação para ele. Isso oferecerá mais segurança.
Por isso, passe a ver sua empresa também como um comprador. Assim você se coloca no lugar dele e pode entender o que esse e outros interessados em comprar um hotel à venda buscam nesse tipo de negócio.
Pesquise mais sobre o hotel
Mesmo que você possa saber tudo sobre o hotel melhor do que ninguém, pesquise. Existem muitas coisas que você deve saber e que só terá a resposta quando enxergar o negócio da perspectiva do comprador.
Além do que, essa pesquisa pode trazer elementos importantes para montar uma boa proposta de venda. Ela pode te fazer saber sobre coisas que não tinha conhecimento.
E entre os elementos essenciais para pesquisar estão:
- Ter uma visão geral do setor hoteleiro;
- Avaliar a concorrência;
- Também realizar o benchmarking de negócios similares a esse e em áreas com alguma semelhança a fim de saber como seu negócio se destaca.
Mas essa não é uma pesquisa para comparar o quão grandioso é um negócio, mas sim para obter dados importantes para conseguir vender seu hotel. Do mesmo modo que pode acontecer de você descobrir que seu hotel estaria entre os melhores da região, há como descobrir que ele precisa de melhorias.
E isso pode ajudar a melhorar os resultados que o negócio possui, sendo algo que melhoraria o preço de venda dele. Sem contar que isso ainda pode contribuir para melhorar a percepção de valor do negócio diante dos compradores.
Não tente fazer tudo sozinho, é importante ter ajuda
Veja que a venda de um negócio, independente do setor qual ele pertença, é um processo que exige certas ações até a conclusão da venda. E mesmo que possa soar bem a ideia de reduzir custo com a contratação de um profissional, ter a ajuda de um corretor de negócios pode ser essencial.
Um profissional habilitado e com experiência nesse tipo de negociação te ajuda a obter uma avaliação do negócio, assim saberá qual o preço de venda ideal.
Veja que a venda de um negócio é mais do que calcular o preço do imóvel e o fluxo de caixa. Existem outros elementos que agregam valor e para os quais deverá obter uma avaliação com a ajuda desse consultor de negócios.
Marca, plano de marketing, carteira de clientes, funcionários e outras coisas devem ser levadas em consideração. Conte com um consultor de negócios que já tenha uma experiência no mercado.
A experiência desse profissional te possibilitará fechar um bom negócio. Com a ajuda dele, inclusive, seria possível fechar uma boa negociação mais rápido do que seria se você fizesse tudo por conta própria.
Identificando pontos de melhoria do hotel à venda
Outra coisa que é extremamente importante para quem pretende vender um hotel é ter em mãos uma lista de fatos sobre o negócio que ajudará a torná-lo atraente para os interessados na aquisição. Além disso, tenha uma lista de elementos que apontem o que pode ser melhorado ali.
Com isso, você implementará melhorias e saberá como apresentar o negócio da melhor forma. O seu hotel à venda então chegará até o mercado para negócio da melhor maneira.
Ressalte o que já é positivo
Tudo o que seu hotel possuir de bom deve ser acentuado. Isso ajudará o negócio a se destacar dos concorrentes. Essa é a hora de solidificar a posição que ele já possui diante do mercado. Mas para isso, claro, será preciso realizar a pesquisa sobre a sua empresa que recomendamos.
Apenas conhecendo melhor o hotel é que será possível identificar e destacar seus pontos fortes. Por isso a etapa de pesquisa é uma das mais importantes.
Organize os documentos do hotel à venda
Dentre as principais coisas que o comprador vai querer ter acesso estão os registros comerciais e outros documentos. Por isso organizá-los desde já é importante.
A organização dos documentos não somente é importante para que você tenha tudo devidamente pronto para apresentar para os potenciais compradores, como ainda é algo que ajuda a comprovar as informações que você passar sobre o negócio.
Mas além dos documentos referentes a parte financeira, é necessário organizar e ter atualizados também os documentos fiscais e legais do hotel à venda.
Aqui é importante ter a ajuda do advogado e também do contador para colocar em ordem todos esses documentos. Com a ajuda desses profissionais, se certifique de que os documentos estão atualizados, legíveis e também sem erros.
É necessário que esses documentos reflitam a situação atual do hotel, mostrando inspeções e licenciamentos mais recentes. Isso mostrará para o potencial comprador que o seu negócio à venda está operando bem, devendo ele apenas assumir o estabelecimento e o administrar bem.
Tome cuidado com a divulgação da venda do hotel
Outra importante dica é evitar divulgar sobre o negócio que está à venda. Manter o sigilo e informar o nome e endereço do hotel apenas para quem assinar um acordo de confidencialidade ajudará a prevenir notícias falsas e que o negócio sofra com baixas nos resultados.
Se os clientes ficarem sabendo agora que você pretende vender o hotel, eles poderiam pensar que o estabelecimento está falindo. E isso talvez causasse receio neles, que deixariam de fazer negócio com você.
Do mesmo modo, se os funcionários do hotel à venda souberem sobre essa decisão logo assim eles podem querer se demitir, por exemplo.
Não se limite
Quem planeja vender um negócio hoje acaba focando apenas em compradores que querem empreender do zero ou que mudaram de ramo e buscam um negócio pronto. Mas há também aqueles que já possuem um negócio e apenas o querem expandir.
É comum que concorrentes adquiram um negócio, por exemplo, e façam a fusão para expandir a atuação da empresa.
Também, ter a ajuda da internet é essencial para quem planeja vender uma empresa. Há como chegar até muitas pessoas sem precisar de muito esforço. Hoje em dia, quase todas as decisões de compra têm como base a internet. E a aquisição de uma empresa não deve ser diferente.
Calcule por quanto você deve vender seu hotel
Antes mesmo de anunciar seu hotel para venda, é necessário definir um preço de acordo com o mercado. Esse valor anunciado será justo para que você obtenha lucro com a venda e para não afugentar os possíveis compradores.
Mas esse cálculo não é algo simples de ser feito, exigindo o mesmo a expertise de um corretor de negócios ou contador, por exemplo. O que um ou outro desses profissionais fará é um processo chamado de valuation, que possibilita saber qual o preço de venda ideal para o seu hotel.
Contudo, há que se obter algumas informações úteis para realizar esse cálculo, tais como o fluxo de caixa e também há que se realizar previsões com base nesse e em outros documentos e informações.
Dentre os métodos usados para o valuation, os mais comuns hoje são: fluxo de caixa descontado, valor patrimonial e múltiplos de mercado. O ideal é sempre usar mais de um método para chegar em um preço estimado.
Valor dos bens e capital da empresa
Se você quisesse vender os bens que o seu hotel possui hoje, quanto eles valeriam?
Ao anunciar esse tipo de estabelecimento para venda, é importante considerar tudo, inclusive os móveis, computadores, sistema de ar-condicionado, equipamentos, etc. O contador ou corretor de negócios pode te ajudar na realização do cálculo para saber sobre o preço desses elementos.
E se o imóvel pertencer a sua empresa, você saberia estimar qual o preço desse hoje? Ou se trata de um imóvel alugado? Qual a condição do mesmo?
Funcionários e clientes do estabelecimento
Um dos motivos de quem quer empreender no setor hoteleiro escolher um hotel à venda é porque ele possui clientes e os funcionários ali já conhecem o dia a dia e processos operacionais muito bem. Esse tipo de investimento, logo, é uma opção com menos riscos.
Mas qual a situação dos funcionários agora? Há pagamento de salário em atraso? Será que algum funcionário tem problemas na justiça contra o hotel? É importante resolver isso antes de anunciar o negócio para venda, pois quem pretende investir nele espera encontrar algo livre de problemas assim.
Outro elemento importante são os clientes. Por se tratar de um hotel que já funciona há algum tempo, os potenciais compradores esperam que ele seja conhecido e tenha avaliações dos clientes. Invista nisso para melhorar as chances de fechar um bom negócio.
É importante também que seu hotel use processo tecnológicos
Uma empresa que investe em tecnologia e automatiza processos ganha em produtividade, sendo bem vista aos olhos daqueles que pretendem adquirir um negócio em funcionamento, sendo algo que pode também melhorar o preço de venda desse hotel.
O fato é: quanto menos o dono tiver que fazer pela empresa ao assumi-la, então mais valor o negócio terá. E isso se da pelo simples fato de que um negócio assim apresenta menores riscos.
E por falar em tecnologia, quando organizar o hotel para a venda, alguns passos referentes ao uso da tecnologia são também:
- Dispor de um banco de dados com informações sobre os clientes, o que facilitará o trabalho do novo dono;
- Elaborar um relatório informando quem são os hóspedes recorrentes (isso ainda influenciará na previsibilidade da receita do hotel);
- Tenha um local para colher e organizar as avaliações dos clientes (como o Google Business ou o Facebook, por exemplo), pois isso ajudará a melhorar a percepção de valor do seu negócio para os possíveis compradores.
Identifique os potenciais compradores
Para conseguir chegar até aqueles que poderiam investir na aquisição do seu hotel, é necessário entender primeiro quem eles são.
E aqui existem dois tipos de indivíduos: aqueles que já atuaram nesse setor, inclusive já tiveram um negócio desses, e aqueles que são novos no setor, que estão mudando de ramo de atuação, por exemplo.
Sobre o que já possui experiência no setor, ele pode também ser o dono de um hotel na região que queira expandir os negócios, por exemplo.
Mas é importante contar com a ajuda de um corretor de negócio para descobrir se um interessado tem o potencial para administrar bem o seu hotel. Se o negócio possui um valor sentimental para você e é seu objetivo encontrar alguém que o administre bem, então isso pode ser importante.
Onde anunciar? É vantagem mesmo anunciar seu hotel à venda online?
Depois de preparar tudo para a venda, onde anunciar? Onde você deverá apresentar o hotel à venda para encontrar potenciais compradores?
Além de usar classificados, revistas, seus contatos e os contados deles, etc., a tecnologia pode te ajudar (e muito) com isso.
Nos dias de hoje, a tecnologia é uma grande aliada para diversos processos relacionados a negócios, inclusive para comprar ou vender uma empresa.
Como citado, a internet pode fazer com que você chegue mais rápido até um potencial comprador. E se anunciar seu hotel para venda online já pode trazer bons resultados, anunciar num local específico para isso, então, pode oferecer resultados ainda melhores.
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E o processo para criar sua conta e subir seu anúncio é relativamente simples, necessitando apenas que seu anúncio passe pela aprovação para garantir aos interessados maior segurança.
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