Gastrobar à venda: Vale a pena investir nesse segmento?

Por Lucio em 05 de Janeiro de 2024
Gastrobar à venda: Vale a pena investir nesse segmento?

Investir na tendência do gastrobar à venda pode ser uma excelente opção se você se atentar para alguns pontos.

O gastrobar, conhecido também como gastropub, é exatamente isso que o nome sugere, uma mistura de restaurante com bar.

Nesse local são servidas bebidas, como em um bar, mas os clientes ainda podem desfrutar ali da gastronomia de qualidade que existe nos restaurantes. É então um local que muitos têm buscado para descontrair com amigos e familiares.

Mais uma coisa que atrai também nesse local é a sua decoração, que se assemelha a decoração de bons restaurantes, aliado a um clima acolhedor de um bar. E é comum que nesses locais, que contam com uma pouco mais de refinamento, não seja necessário fazer reservas, o que atraia ainda mais os clientes.

E uma das coisas importantes para que esse tipo de empreendimento tenha sucesso é ter pratos de qualidade e que o diferenciem dos restaurantes comuns.

Claro, há muitos outros pontos para considerar e ainda falaremos sobre eles aqui, mas esse é um dos mais importantes.

Desse modo, se você pretende investir em um gastrobar à venda, o artigo de hoje foi desenvolvido exclusivamente para você.

Aqui traremos dados e informações importantes para que você não somente realize um bom investimento quanto a compra de um negócio desses, mas ainda que consiga assumir bem esse tipo de empreendimento e entenda como o mesmo funciona.

Gastrobar à venda: entenda sobre o funcionamento desse negócio

O gastrobar ou gastropub mistura bar e restaurante, porém pegando apenas as melhores características dos dois. Do bar ele traz as bebidas e o ar de descontração, já do restaurante ele traz as comidas variadas e sua excelente gastronomia.

Há que se mencionar ainda que esse tipo de estabelecimento tende a dispor de um horário de funcionamento distinto do de um bar. Nesse caso, por trazer as características de um restaurante, o mesmo pode abrir para o horário de almoço, por exemplo.

Outra coisa é que esse local é ideal para quando uma empresa opta por realizar eventos como happy hour. Desse modo, se tem um local com variados pratos de qualidade, contudo que dispõe daquele ambiente mais leve que um bar proporciona.

Com isso se pode ver que o mercado de food service é bastante amplo e está sempre trazendo novidades. Inclusive, o mesmo, mesmo diante de momento de retrocesso na economia, consegue se reinventar. E essa é mais uma vantagem de investir nesse segmento e nesse tipo de negócio que é o gastrobar, por ser algo inovador e com uma demanda crescente.

A estrutura padrão desse tipo de lugar

É importante que, antes de apresentarmos a estrutura padrão desse tipo de lugar, você entenda que isso não é uma regra. Você pode moldar esse tipo de empreendimento de acordo com as preferências e necessidades dos clientes no local escolhido.

Agora prosseguindo sobre a estrutura de um gastropub, é comum que nesse local haja um balcão, uma cozinha com uma infraestrutura mais básica e essencial, que o cardápio ali seja também mais enxuto, contudo que use bastante a criatividade (que é um dos pontos chave desse tipo de negócio), um chef que preparará esses pratos e variados tipos de drinks.

Há ainda que citar a essencialidade dos barman, esses serão os responsáveis pela preparação dos drinks.

Com algo assim, se tem uma estrutura onde é possível preparar pratos que só eram servidos em restaurantes mais chiques. É como misturar o chique com o casual, o descontraído, que é o bar. Assim os clientes teriam essa proximidade com novas experiências na gastronomia, porém sem deixar de desfrutar do conforto e até liberdade que sentem estando em um bar.

E como esse tipo de local tem sido cada vez mais buscado por pessoas que querem ter esse melhor de dois mundos, investir num gastrobar à venda seria uma excelente escolha. E as vantagens se expandiriam no caso de optar por adquirir um negócio desses pronto, como é o foco do artigo de hoje.

Gastrobar à venda: começar do zero ou adquirir um ponto?

A decisão entre montar um gastrobar do zero ou comprar um negócio existente depende de vários fatores, o que compreende experiência, orçamento, demanda, etc.

Sobre começar algo do zero

Iniciar do zero proporciona a liberdade de moldar o conceito e o design do gastrobar desde o começo. Com isso o empreendimento se adaptaria às tendências atuais e à visão pessoal do dono.

 Mas isso também implica em encarar desafios como a construção de uma base de clientes e o estabelecimento da reputação da empresa.

Ao começar um novo negócio, você teria que se preocupar com assuntos como os pratos oferecidos, o orçamento, o gasto em estrutura, equipamentos, definição de público-alvo, atração desse público, estratégias de marketing, captação e treinamento de funcionários, análise de viabilidade do ponto do negócio e mais. Logo, haveria gasto de tempo e de recursos para estabelecer o negócio, correndo o risco ainda dele não vingar.

E há aqui ainda esse ponto: o maior risco. Por se tratar de um novo negócio no mercado, os clientes terão receio no começo, logo, lavaria algum tempo até gerar as primeiras vendas.

Sobre investir em algo pronto

Por outro lado, a compra de um gastrobar em funcionamento proporcionaria uma entrada mais rápida no mercado, localização estratégica e mais.

Ao comprar um negócio desses já estabelecido, o empreendedor se beneficia da base de clientes, diminuindo o tempo que precisaria para construir uma clientela leal. Isso resultaria em um retorno mais rápido do seu investimento.

E também, ao assumir um negócio pronto, você, como novo proprietário, herdaria a infraestrutura, o mobiliário e, em certos casos, uma equipe bem treinada. Isso simplifica o processo de inicialização, prevenindo muitos desafios ligados a construção de um gastrobar do zero.

Ainda, a reputação do gastrobar já está estabelecida, o que seria uma vantagem importante num setor onde a imagem e a experiência do cliente cumprem papéis fundamentais.

Contudo, é necessário realizar uma due diligence completa para saber sobre as finanças, a reputação e demais desafios operacionais do ponto existente. E é sobre isso que falaremos a seguir.

A possibilidade de atuar com delivery

Se não bastassem as vantagens de empreender com um negócio físico, há ainda como seguir para o delivery.

Caso você planeje comprar um gastrobar à venda que ainda não esteja usando o meio digital para expandir as operações e os lucros, essa seria a oportunidade para isso.

Desse modo, analise bem o negócio e veja se é possível levar o mesmo para esse rumo ou se o mesmo já se encontra ali.

É muito importante contar com ajuda nessa transação

A compra de um negócio é um processo que exige não poucos passos e conhecimentos, logo, a ajuda de um profissional seria importante para quem deseja fechar um bom negócio.

Nesse caso, um corretor de negócios seria alguém importante para ter ao seu lado nesse processo. Esse profissional o ajuda na identificação de bons negócios, possibilitando que você construa uma lista bom ótimas opções de empreendimento no estilo gastrobar ou o que preferir.

Com a ajuda de um corretor de negócios você ainda saberá qual o melhor momento para investir.

Tudo isso e mais é possível poque esse profissional é especialista em transações de compra e venda de empresas.

O corretor de negócios é aquele que realiza a intermediação entre comprador e vendedor. E para que ele faça isso com propriedade, caberá que tenha experiência com contabilidade, administração de empresas, operações comerciais, entender sobre a dinâmica do mercado e mais.

Com o entendimento de tais aspectos, esse profissional o guiaria da melhor maneira.

Mas é alguém indispensável? Na realidade não é. Há muitos casos de empresários que adquiriam seus negócios por si mesmos, contudo esses estavam munidos de conhecimento e mesmo experiência no processo de compra e venda de empresas. É algo então para avaliar.

Evite esses erros ao comprar um gastrobar à venda

 

Mesmo podendo ser um excelente investimento, há erros comuns cometidos por quem decide adquirir uma empresa. E a fim de te ajudar a evitar esses erros, os listamos a seguir e trazemos também algumas dicas.

Não investigar sobre a empresa antes

Um dos primeiros passos antes de entrar em contato com o dono de um gastrobar à venda é conhecer a trajetória do negócio. Esse entendimento, inclusive, te daria base para realizar então uma boa negociação.

Investigue sobre a história de gastropub incluindo sua abertura, dono, investimento, localização, etc. Com isso você também teria mais propriedade para convencer o dono de que possui o que é preciso para administrar o empreendimento, estando alinhado com ele.

Negligenciar o due diligence bem feito

O due diligence ajuda a saber como se encontra o gastrobar à venda do ponto de vista operacional, financeiro e mais. Por meio dele se obtém dados importantes para saber se vale a pena investir naquele negócio.

Due Diligence pode ser traduzido como “diligência devida” e se trata do processo onde se estuda, analisa e investiga de maneira detalhada uma empresa, obtendo informações quanto aos riscos, oportunidades, prós e pontos contras do negócio.

Mas é importante que um profissional com experiência realize tal processo. Se for assim, então se teria maiores chances de realizar um bom investimento.

O processo de due diligence é algo que tende a demandar tempo, a fim de evitar erros. Logo, é importante não cometer o erro de realizar esse processo às pressas.

Se esquecer de averiguar além dos documentos

Um bom negócio é identificado não apenas considerando o que há nos documentos. Mas esse é um processo muito mais amplo.

Averiguar fluxo de caixa, demonstrativos financeiros, DRE e mais, esses são passos fundamentais. Por meio da análise deles se obtém informações úteis quanto a saúde financeira de uma empresa. Mas existe mais do que isso.

Existem elementos que interferem no potencial de um gastrobar e quais não estariam em nenhum documento. Quer ver um exemplo?

Imagine que o estabelecimento se encontra em um local onde em breve havia obras, o que afetaria o trânsito, o tráfego de pessoas e, consequentemente, os resultados do gastrobar à venda.

Mas você não obtém esse tipo de informação por meio dos documentos da empresa que o atual dono te apresentaria. Esse tipo de informação você obtém ao visitar o estabelecimento, conversar com outros empreendedores, etc.

Tentar fazer tudo sozinho

Esse daqui se trata de um dos erros mais comuns cometidos por quem pretende comprar uma empresa, seja um gastrobar à venda ou qualquer outro tipo de empreendimento.

Há profissionais importantes em cada etapa desse processo. E eles te ajudariam a fechar um bom negócio.

Mas se você assumir todas as responsabilidades, então pode ficar sobrecarregado e, pior, acabaria cometendo muitos erros por não conseguir dar uma atenção especial para cada aspecto, uma vez que estaria se preocupando com várias coisas em simultâneo.

Mesmo que não queira contar com a ajuda de um corretor de negócios, tenha ao menos um advogado especializado. Esse advogado precisa ser alguém com experiência em compra e venda de empresas.

Não analisar se o negócio se encontra em conformidade

É importante que o gastrobar possua todos os documentos e licenças e que esses estejam atualizados.

Alvará de funcionamento, Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), Folha espelho do IRPF, entre outros precisam estar devidamente atualizados.

É importante checar se a empresa está em conformidade com as regulamentações pertinentes. Somente assim você evitará investir em algo que geraria muitas dores de cabeça, multas e, em último caso, que teria suas portas fechadas em breve.

Investir em um gastrobar à venda será então uma escolha vantajosa se analisar esses aspectos.

Mas onde encontrar boas opções de negócios à venda?

Não importa se você pretende adquirir um gastrobar à venda ou qualquer outro tipo de negócio, nós podemos te ajudar.

Hoje, a nossa plataforma de compra e venda de empresas, a Quero Um Negócio, conta com mais de 6 mil anúncios em diferentes categorias de negócios. E todos os anúncios ativos antes passaram por um processo de análise rigoroso para garantir sua segurança.

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