As cidades do sul possuem maior renda per capita do país. Não é à toa que muitos investidores estão de olho em cidades do Rio Grande do Sul para empreender.
E os segmentos mais procurados são da área de alimentação e saúde, beleza e bem-estar. Mas não adianta seguir tendências. O mais importante é saber se você se identifica com aquele tipo de negócio.
Por isso, pesquisar para saber as respostas certas é o melhor caminho para tomar boas decisões. Veja esse artigo que preparamos para você saber tudo sobre franquias antes de fechar negócio.
O que é uma franquia?
A franquia é a maneira que as pessoas que não querem abrir um negócio do zero procuram para empreender. Por ser um modelo de negócio pronto e já com know how oferecido pela empresa, ela atrai investidores que não querem perder tempo e dinheiro iniciando algo.
Essas empresas, geralmente, já construíram um modelo de sucesso que pode ser multiplicado em diversos lugares.
Elas já passaram por mudanças como adaptações e melhorias para obter mais resultados positivos.
O que leva uma empresa a ser um modelo para abrir franquias é a padronização. Ou seja, uma franquia no Rio Grande do Norte deve ser muito parecida com a franquia do Rio Grande do Sul.
Vale a pena comprar uma franquia à venda?
Empreender sem experiência alguma em negócios, será um desafio para quem está começando. No caso de uma franquia, o franqueado recebe todo direcionamento para começar.
Após a assinatura do contrato, a franqueadora já vai passando toda a estrutura do negócio para começar. Bem diferente de um modelo que começa do zero. Nesse caso, os desafios são maiores, já que tudo vai depender do empreendedor.
Adquirir uma franquia é deixar os testes experimentais de lado. Esse é um dos benefícios do negócio, já que o modelo já é validado. Além disso, a marca já é conhecida. Portanto, já são dois esforços que o empreendedor não precisa se preocupar em fazer. Mas antes, veja se você se identifica com a franquia.
Você se identifica com a franquia escolhida?
Saber o que você gosta de fazer é o primeiro passo de escolher o segmento certo. Mas, pensando apenas no valor do investimento, muita gente acaba escolhendo apenas o que cabe no bolso.
Esse é um dos erros mais graves que o empreendedor pode cometer. Um dos motivos para o empregado escolher um negócio para administrar é porque está insatisfeito. Mas, se o empreendedor escolher uma franquia com a qual não se identifica, será como trocar seis por meia dúzia.
O pior de tudo é que ele vai ser o responsável pela franquia. Portanto, optar por algo que ele goste e tenha mais conhecimento sobre o assunto, pode levá-lo a um grau de mais interesse.
Também não é aconselhável trabalhar em um tipo de franquia só porque é tendência. Esse tipo de visão não é sustentável, já que a moda passa.
No entanto, gostar do produto também não é suficiente. Pense que buscar soluções para aumentar o nível de satisfação do cliente exige determinação e perseverança. Ninguém gosta de ficar muito tempo se empenhando em algo que não vê resultado.
Pesquise franquias no Rio Grande do Sul
Depois que você já viu qual segmento mais te atrai, pesquise as franquias de interesse. É bom fazer um levantamento das franquias que já existem no Rio Grande do Sul.
A partir da área escolhida, veja quais são os concorrentes que estão atuando na localidade. É importante também escolher pelo menos três marcas para começar a minerar o que for melhor para você.
Uma forma de conhecer de perto o negócio é entrando em contato diretamente com o franqueador. De preferência, marque uma visita no próprio estabelecimento para tirar todas as dúvidas.
Organize as informações
Nem sempre você vai achar logo, de cara, uma franquia para atender o que você precisa. Uma boa estratégia é montar uma planilha para fazer comparações. Anote todos os aspectos positivos e negativos das empresas.
Para garantir um fechamento mais seguro, solicite a Circular de Oferta de Franquia (COF). Assim, você vai ter acesso aos últimos franqueados e poderá entrar em contato com eles. Quanto mais informações você adquirir, mais fácil fica para escolher com segurança.
Qual a reputação da franquia?
A reputação vai indicar se a empresa é confiável suficiente para você fazer uma transação segura.
Veja qual o histórico da franquia e entenda como ela foi superando seus obstáculos. Somente uma empresa forte consegue se reinventar diante os piores cenários.
Procurar conhecer melhor a marca que você está se franqueando vai dar mais certeza se os valores e visão dela se alinham aos seus.
Saber se a empresa tem uma série de críticas também vai fazer parte da pesquisa. A internet é o melhor lugar onde as pessoas depositam suas insatisfações.
A partir de comentários em redes sociais, por exemplo, é possível saber o que os clientes estão falando. Você consegue identificar falhas na empresa que precisam de ajustes.
Veja se a franquia tem processos judiciais
Erros recorrentes que caminham para uma não tratativa de problemas, chegam nos processos judiciais.
Infelizmente, muitas empresas que ignoram as reclamações, não buscam satisfazer o cliente. Antes de você sair se arriscando no empreendimento, veja se a franqueadora tem processos judiciais.
Existem ferramentas online que vão verificar através do CNPJ esse tipo de informação. Com essa facilidade de analisar os processos, veja se vale a pena investir naquela rede. Afinal, da mesma maneira que você achou essas falhas, os consumidores também vão achar. Isso pode ser prejudicial ao negócio.
Visite a franquia
Assim como é importante para um estudante na faculdade visitar um ambiente profissional, o empresário deve visitar a empresa.
Andar pela franqueadora, ver como funcionam os processos e como os funcionários trabalham, vai dar mais visão do negócio.
Você pode, a princípio, se passar por um cliente e procurar conversar com outros consumidores para conhecer a visão da marca.
Nada melhor que ter opiniões sinceras de quem só tem interesse em consumir. Imagine que, daqui a alguns dias, este poderá ser o seu público.
De uma maneira bem despretensiosa, você vai saber se o preço é justo, se a qualidade cumpre o esperado e se o tempo de atendimento é ágil.
O que é a Circular de Oferta de Franquia (COF)?
O documento foi criado após a Lei de Franquia em 1994. É ele quem dita as regras entre franqueador e franqueado.
A franqueadora vai apresentar um resumo de informações que serão apresentadas ao franqueado como:
Através desse documento, o empresário terá mais segurança em fechar negócio ou não com o franqueador. Basicamente, esse é um raio X da marca com informações precisas e confiáveis.
Cuidados antes de fechar negócio
A franquia à venda precisa de documentos que respaldem que ela é uma empresa idônea. Portanto, ela é obrigada a fornecer todas as informações antes de assinar os papéis.
Evite cair em conversas que prometem descontos absurdos de uma hora para outra. Também desconfie de representantes que pressionam o tempo todo e não dão tempo para tomar uma decisão com calma.
Os documentos devem registrar tudo que foi apresentado de forma verbal. Em outras palavras, se houver alguma divergência, não assine o contrato.
Busque ajuda de especialistas
Não é fácil fazer uma pesquisa sozinho quando não se tem experiência no ramo. Por isso, alguns empreendedores buscam ajuda de quem está na franchising como consultor.
Lembre-se que são muitas planilhas e documentos a serem analisados detalhadamente. Outro fator importante é o tempo. Não pense que em uma semana você já vai estar com a franquia em mãos. O processo pode levar até três meses, aproximadamente.
A pressa é inimiga de quem quer escolher um negócio para não se arrepender depois. Esse é mais um motivo de ter pessoas que entendem do assunto ao lado.
Onde encontrar franquias à venda no Rio Grande do Sul?
Visitar feiras e eventos de franquias é uma maneira de conhecer boas oportunidades. Portanto, não vá no calor das emoções. Aproveite para tirar dúvidas e aguarde o momento certo para fechar com a franqueadora.
Sites de franquias também são uma boa oportunidade para saber como está o mercado. Assim, você conhece uma gama de empresas para escolher com calma e de acordo com suas expectativas.
Como achar uma boa franquia?
Seguir um modelo já existente ou empreender em algo novo? Muitos empreendedores vivem essa dicotomia e deixam de explorar grandes sonhos profissionais.
Mas, o que afasta muitos de se tornar o próprio chefe adquirindo uma franquia à venda, é a falta de conhecimento. Por mais que as franquias já tenham um negócio testado, elas não são infalíveis. Sendo assim, pesquise e pesquise.
Aqui na plataforma da Quero Um Negócio temos diversas franquias à venda para você escolher. Clique aqui e saiba mais.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!