Fazendas à Venda no Rio Grande do Norte: vale a pena investir?

Por Urias em 05 de Outubro de 2021
Fazendas à Venda no Rio Grande do Norte: vale a pena investir?

O Estado do Rio Grande do Norte é conhecido por suas belas praias e clima quente o ano todo Sem dúvida, a capital João Pessoa é um grande polo de turistas que querem curtir esse clima de verão.

Mas, para quem quer comprar uma fazenda à venda, nem sempre o cenário tropical impressiona. Muito pelo contrário, as regiões semiáridas assustam quem quer investir no agronegócio da região.

Desde a época da colonização, essa região do Nordeste tem visto saída no investimento do gado de leite. Entretanto, os desafios são muitos devido ao clima seco em épocas fora do “inverno sertanejo”, período entre janeiro a abril.  

Mas existem técnicas que tornam a região bem atraente para quem começar o negócio em uma fazenda. Veja abaixo:

Fazendas à venda na região semiárida

O que a gente sabe de clima semiárido é que, em tempos de estiagem, falta pasto para alimentar o gado. Na maioria das vezes, o gado morre seco e isso traz muita tristeza para o produtor.

No entanto, o Rio Grande do Norte recebeu um investimento para que esse não seja um problema para o fazendeiro.

O que ocorre em sistemas tradicionais é o gado ser alimentado com plantas típicas da caatinga que restam como o mandacaru e o xiquexique. Essas plantas são colhidas e passam por um sistema de limpeza. Com isso, todo o espinho é retirado para ser servido ao gado.

Outra forma de alimentar os animais é plantar o capim forrageiro. Depois que ele cresce, o fazendeiro providencia a colheita para fornecer ao gado.

No entanto, essa forma tradicional traz custo com mão de obra, uma vez que é preciso de braços para alimentar todo um rebanho. Por isso, o Estado recebeu uma técnica que mudou a forma de vida dos proprietários de fazendas da região.

Os benefícios do pastejo rotacionado

Desde 2017, o Projeto Crescer no Campo Leite e Derivados do SEBRAE tem beneficiado os proprietários de fazenda da região. 

Foi a partir disso que o pastejo rotacionado foi introduzido. Essa é uma técnica de manejo para produção e preservação de capim para engorda do gado o ano inteiro. 

De uma maneira bem simples, o capim é plantado em vários piquetes diferentes. Então, todos os dias as vacas leiteiras se alimentam em um piquete (espaço limitado). Com isso, enquanto elas consomem de maneira gradual, os primeiros piquetes voltam a crescer novamente. 

Condições do solo da fazenda à venda

Como vimos anteriormente, o pasto tem tamanha importância para manter o rebanho alimentado. 

Sendo assim, uma fazenda à venda boa para investir precisa de um solo rico para manter o capim cheio de nutrientes. 

Por isso, veja se a região escolhida é perto de fontes de água. Isso vai fazer com que a irrigação para nutrição do pasto seja mais fácil. 

Agora, antes de começar a investir em compra de animais, veja as condições do solo. O ideal é enviar uma amostra do solo para ver se é preciso enriquecer com fertilizantes. Certamente, isso vai fazer diferença para nutrir o gado, principalmente o gado leiteiro. 

E se você quer investir em fazendas à venda no Rio Grande do Norte, esteja atento às oportunidades da plataforma da Quero um Negócio!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..