Fazendas à Venda no Mato Grosso: 5 dicas para fazer um bom negócio

Por Quero Um Negócio em 12 de Junho de 2021
Fazendas à Venda no Mato Grosso: 5 dicas para fazer um bom negócio

Quando se pensa em comprar fazendas, a ideia que vem é poder sair dos centros urbanos para ficar mais próximo da natureza. Com certeza, isso faz parte do projeto para quem quer novos ares.

 

Mas, se você não for levar a aquisição como um bom negócio sério, o que deveria ser um ambiente prazeroso poderá dar muitos prejuízos. Depois disso, o melhor negócio vai ser se desfazer da empreitada.

 

No entanto, para quem quer lucrar com o empreendimento e não vê somente como área de lazer, deve ficar ligado em algumas dicas da Quero Um Negócio. 

 

Veja também porque o Mato Grosso do Sul é um estado tão procurado por investidores e quais informações você precisa ter antes de investir seu capital. 

O que você precisa saber para fazer um bom negócio

  1. Extensão territorial

Em primeiro lugar, saiba o objetivo de fazer este investimento. Se a fazenda vai ser um empreendimento e não somente um lugar de descanso, pense como empreendedor. Se você quer investir em agricultura, certamente, você vai precisar diversificar a cultura para vender a sazonalidade. 

 

Já se o objetivo é também investir em gado, o espaço vai ser muito importante para manter os animais e, futuramente, aumentar a criação. Em suma, veja se a extensão territorial vai atender ao seu objetivo.

 

Por meio do georreferenciamento, que é um instrumento adotado pelo INCRA, é possível saber o tamanho exato da área de interesse.

 

2.Localização

 

As fazendas em locais de maior visibilidade costumam deter um preço mais alto. Já as afastadas de rodovias e comércio têm um valor mais interessante para o comprador.

 

Neste caso, é bom avaliar se compensa investir em um local mais afastado do seu município ou de sua outra propriedade. Por exemplo, se você for além de investidor, mas o administrador que vai fazer visitas frequentes ao negócio, pense no dispêndio de tempo.

 

3.Recursos hídricos

 

Sabemos que água é vida, sendo assim, tanto a agricultura quanto o gado precisam desse recurso natural. Portanto, buscar uma região com bom índice pluviométrico vai garantir mais produtividade.

 

Além das chuvas, ter açudes, poços artesianos, rios à disposição também beneficiam o tratamento do gado. Caso a fazenda não possua esses recursos, será necessário investir com obras no local. 

 

Então, dependendo do que a propriedade oferece, veja a possibilidade de negociar valores. Com certeza, colocar na mesa do proprietário essas questões, vão ser argumentos para um bom negócio.

 

4. Regularidade ambiental 

 

Não vai ser nada agradável descobrir que a fazenda está em uma região de preservação ambiental. Isso porque, existe multa para quem faz uso de terrenos protegidos por lei.

 

Existem muitos casos de agropecuários punidos severamente por criarem gado em uma área de preservação. Para prevenir este risco, contrate um advogado. Embora haja despesa de honorários, você vai garantir mais segurança na compra.

 

Este profissional vai ficar responsável por averiguar a situação do imóvel em toda questão contratual, além de se assegurar de que a fazenda não está em área de proteção.

 

5.Separe despesas pessoais da fazenda

 

Essa regra é aplicada para qualquer tipo de negócio. Se você quer saber exatamente o que você lucrou naquele período determinado, separe o dinheiro.

 

Um erro muito comum é misturar finanças pessoais com finanças do negócio. Mas, primordialmente, entenda que você terá custos com funcionários, alimentação dos animais, produtos de uso agrícola e demais despesas administrativas. 

 

A partir disso, você vai precisar ter clareza do valor que você investiu de capital de giro e retirada do lucro. Portanto, as finanças pessoais não participam da planilha financeira da fazenda.

 

Se você quer fazer um bom negócio, veja oportunidades de fazendas no Mato Grosso aqui na Quero Um Negócio.



 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..