Fazendas à Venda no Ceará: 4 dicas para comprar fazendas baratas

Por Urias em 01 de Setembro de 2021
Fazendas à Venda no Ceará: 4 dicas para comprar fazendas baratas

O Ceará é rico em beleza natural, por isso atrai tantos turistas todos os anos. E para quem quer comprar fazendas à venda, precisa entender um pouco da vegetação. E sem dúvida, o nordeste é uma região muito diversificada e podemos classificar quatro tipos de sub-regiões. São elas: meio norte, sertão, agreste e zona da mata.

A região meio norte que fica entre Maranhão e  Piauí, por exemplo, possui um alto índice pluviométrico, e isso favorece muito a agropecuária. Essa vegetação faz parte da mata dos cocais, onde se pratica também o extrativismo vegetal. Muitos investidores da região estão produzindo açúcar, arroz e cana de açúcar, além do cultivo da pecuária.

Já nas demais regiões semiáridas, como é o caso do Ceará, onde há escassez de chuvas, é possível o cultivo por meio de irrigação. Por isso, dependendo da região do Ceará, é possível achar fazendas baratas. Há também quem invista em gado de corte. Mas, antes de fechar negócio, veja as dicas abaixo:

1. Saiba o que falta na fazenda à venda

Sem dúvida, toda fazenda tem seus defeitos. Isso vai fazer diferença na hora da precificação. Portanto, comprar uma propriedade pensando em pagar mais barato é uma forma de pagar mais caro.

Embora pareça contraditório, é a pura verdade. O investidor precisa estar atento às melhorias necessárias que devem ser feitas para que a fazenda chegue ao seu ideal.

Muitas vezes, o solo não está em bom estado, não há água na propriedade ou a localização é bem distante do centro da cidade. Tudo isso pode deixar a fazenda mais cara à medida que você precisa investir para começar a produzir.

Sendo assim, pergunte ao vendedor qual é o maior problema da fazenda. O mais importante é estar ciente do capital preciso para investir.

2. Veja se há multas na fazenda

Imagine comprar uma fazenda pensando em cultivar seus animais, plantar e esperar a colheita com tranquilidade. Todo esse sonho pode ser destruído em poucas horas quando a verdade vem à tona: existem multas para quitar.

Com a ajuda da tecnologia é possível identificar o fazendeiro que faz desmatamento ilegal. Com isso, é mais fácil aplicar multas para quem descumpre as leis. 

Mas além do desmatamento, existem outros fatores como instalação de tanque de combustível no local adequado e limpeza de pastos com licenciamento. Portanto, esteja atento à transferência de documentação e certifique-se de pendências.

3. Georreferenciamento

No passado, as terras eram transferidas apenas com documento de posse. Mas, hoje em dia, existem mais exigências para que a  propriedade passe a ser legítima. 

É preciso verificar o georreferenciamento para que não haja impeditivo para o registro em cartório.

Essa forma de padronizar a localização do imóvel rural foi adotada pelo INCRA. Através de mapas ou imagens é possível fazer o reconhecimento das coordenadas geográficas do local. Dessa maneira, é possível determinar o tamanho e a localização da propriedade. Este documento é exigido para propriedades públicas ou privadas.

4. Faça uma pesquisa de campo

O nosso país é muito grande e cheio de peculiares. Como vimos, é possível em uma mesma região ter quatro diferentes tipos de vegetação e clima. Além disso, são inúmeras ofertas de oportunidades de fazendas à venda que surgem diariamente. 

A melhor maneira de fazer um negócio seguro é indo até o local para constatar a veracidade das informações. Principalmente se a oferta está com o preço abaixo do mercado, veja se a documentação está em dia e analise as condições da fazenda.

Aqui na plataforma da Quero Um Negócio, temos diversas oportunidades para você de fazendas à venda no Ceará. Confira!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..