Fazendas à Venda em Roraima: por que terras em Roraima são baratas?

Por Urias em 21 de Agosto de 2021
Fazendas à Venda em Roraima: por que terras em Roraima são baratas?

A agropecuária tem sido um tipo de negócio muito procurado. Se você está à procura de uma fazenda à venda para começar o seu negócio deve querer saber de valores. Mas, para precificar um hectare de terra, alguns fatores são levados em consideração. 

Para esclarecer melhor, o preço depende da localização, do tipo de solo e do destino daquele solo. Tem também fatores logísticos que influenciam nos valores do hectare. Fazendas mais próximas dos principais centros possuem o valor da terra mais caro, por exemplo.

E por que Roraima tem os menores preços? O fato é que são mais de dois milhões de hectares propícios para agricultura e pecuária. E o clima favorável tem atraído investidores de diversos locais do país. Outra questão importante é que Roraima era conhecida por possuir loteamentos ilegais. 

Diferentemente disso, nos últimos anos as terras têm sido devidamente legalizadas. Mas, se ainda há dúvida na compra de uma fazenda à venda na região, vamos esclarecer mais ao longo deste artigo.

O clima na região de Roraima

O clima da região é muito importante para quem investe no setor agrícola. Mas quanto a isso o investidor não deve se preocupar. As chuvas são bem definidas e ocorrem em chuvas no final de abril e maio e se estendem até setembro.

Porém não é somente esse fator que dá mais segurança para quem quer comprar uma fazenda à venda na região. No estado de Roraima, o agricultor vai ter uma hora e meia a mais de sol para trabalhar o plantio. 

Devido a sua localização ser acima da linha do Equador, o estado fica em vantagem em relação ao restante do país. Há quem diga que, por conta do clima, é possível colher até 50 sacas por hectare.

Fazenda à venda: Legalização de terras 

O que deixa muito investidor ressabiado na hora de comprar fazenda à venda em Roraima é a posse ilegal de terras. Com certeza, é pertinente ter essa preocupação. Até porque quando o agricultor compra um hectare, seu retorno não é imediato.

Para quem acha que é só adquirir a terra plantar e colher no mesmo ano do plantio, não é bem assim que funciona. Em primeiro lugar, é preciso investir na preparação do solo. Somente depois, é feito o plantio.

Ou seja, para investir em terras o investidor precisa legalizar primeiramente para não ter desperdício de tempo e dinheiro. Por isso, é importante ver se a titulação é verdadeira antes de comprar as terras.

Portanto, para que o estado cresça ainda mais e atraia investidores que querem plantar na região, está sendo feita uma aceleração na legalização fundiária. Hoje é possível que o novo investidor tire o seu título definitivo.

Preços

Como falamos no início do artigo, o hectare varia muito de preço. Se a fazenda à venda está perto da capital, o preço vai ser mais alto que de uma fazenda mais afastada. Isso porque a distância influencia na logística de escoamento da produção. 

Sendo assim, enquanto que o custo de um hectare perto da capital Boa Vista é de aproximadamente R$125 mil, no interior é possível achar um hectare por R$1000 reais. 

Contudo, Roraima é considerada a última fronteira agrícola do país e tem sido muito procurada por investidores. Seja por fatores climáticos ou por valores mais acessíveis, é o lugar de maior oportunidade da atualidade. 

Se você quer comprar uma fazenda à venda em Roraima, veja as ofertas aqui na plataforma da Quero Um Negócio.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..