Escola à venda: o que o empreendedor precisa saber antes de investir

Por Urias em 15 de Janeiro de 2022
Escola à venda: o que o empreendedor precisa saber antes de investir

Abrir uma escola é um desejo muito nobre. É na escola que as crianças capacitam suas habilidades, aprendem novos conhecimentos, amadurecem e se socializam. Em primeiro lugar, é preciso ter um desejo de transformação para que esse sonho seja possível.

Em segundo lugar, como todo empreendimento, uma escola precisa de dinheiro para ser aberta. Talvez, esse seja o grande impeditivo para o empreendedor. Desde que as finanças estejam devidamente preparadas para cobrir gastos fixos, extras e custos com marketing, sua escola vai ter muito sucesso.

Sendo assim, antes de investir em uma escola à venda, veja as dicas que a Quero Um Negócio preparou para que você possa empreender no negócio de educação com mais preparo. 

Já preparou a reserva de emergência?

É muito inspirador sonhar com a fachada ideal, um nome adequado, salas com carteiras e quadros prontos para serem escritos. Mas, se o sonho não tiver metas estabelecidas, ele não deixa de ser um mero sonho.

A escola à venda precisa de um dinheiro guardado para começar a funcionar. Até porque, além de mobiliário, os funcionários precisam ter seus salários pagos mensalmente, independentemente da inadimplência.

Ou seja, serventes, faxineiros, merendeiros, professores, coordenadores precisam ser pagos mês a mês. E ainda tem o seu pró labore que precisa também precisa ser contabilizado. 

A melhor maneira de separar a reserva de emergência é separando seis meses de salário para a reserva. Isso significa que, caso haja algum imprevisto, a escola vai continuar funcionando. 

Imagine ter que demitir funcionários por falta de pagamento já no início do negócio. Isso vai causar uma instabilidade muito grande tanto para o negócio se estabelecer quanto para criar uma equipe de colaboradores engajados.

Sublocando o espaço

Hoje em dia, com o aluguel de salas cada vez mais alto, sublocar um espaço tem sido uma alternativa para pequenos empresários. 

É muito comum ter um espaço para mais de uma atividade. Acontece com consultórios médicos, espaços de estética, igrejas e pode ocorrer com uma nova escola. 

A vantagem de ter um espaço dividido com outra empresa é que a nova escola não paga um aluguel sozinha. Além do mais, no início do negócio, os gastos são maiores. Portanto, a sublocação de um espaço vai trazer uma boa economia até você poder comprar um novo espaço.

O sócio investidor na abertura de uma escola

De repente, você viu uma escola à venda e não tem dinheiro suficiente para investir no negócio. Se este é o seu sonho, não o deixe de lado, veja um sócio investidor. 

O sócio investidor consegue entrar junto com você, como um parceiro. Na realidade, ele não vai executar nada, essa parte fica com você que está à frente do negócio. Mas, a grande vantagem, é que você vai poder contar com o capital que ele vai investir. 

Este tipo de sociedade é muito comum para quem não pode entrar com o investimento necessário para abrir uma empresa. Neste caso, é preciso fazer um documento em que você vai poder definir os papéis de cada um no acordo.

Dessa maneira, você vai poder contar com alguém que, não necessariamente entende do funcionamento da abertura de uma escola, mas que possui um dinheiro para aplicar no negócio.

É preciso convencer o investidor a entrar no negócio com você. Sendo assim, acrescente dados e apresente ideias que o levam a abraçar o sonho junto com você. Então, capriche nos argumentos e seja bem racional para apresentar quanto ele pode lucrar com o empreendimento.

Faça parceria com uma indústria

Já pensou em preencher uma lacuna muito comum, mas pouco vista? As indústrias possuem essas características. Geralmente, elas são construídas em áreas bem distantes dos centros das cidades. Com isso, os filhos de funcionários acabam tendo que estudar bem longe do local em que seus pais trabalham.

Tudo isso acaba desgastando tanto os pais que o levam quanto os filhos, que precisam sair mais cedo da cama para chegar ao destino escolar. 

Agora, pense o quão benéfico vai ser ter uma escola pertinho do funcionamento de uma indústria.

A princípio, você pode oferecer creches, já que, a grande dificuldade da mãe que trabalha é de amamentar seus filhos enquanto estão em trabalho. De acordo  com as leis trabalhistas, elas têm direito de sair uma hora mais cedo da jornada para amamentar. 

No caso de uma creche perto do local de trabalho, isso facilita muito a lactante. E você pode procurar por parceria de indústrias para construção da sua creche!

O que preciso para ter a minha escola funcionando?

Essa é uma dúvida geral do investidor. Porém, isso vai depender muito do potencial da sua escola. Pense sempre que uma escola instalada perto de outros concorrentes precisa de um diferencial.

Por isso, o valor vai depender muito de quanto a sua escola deseja chamar atenção dos pais de alunos. É por isso que você pode investir em contratar outros profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos ou outros profissionais que vão ajudar a agregar mais valor à sua escola.

Veja também quantas salas a escola oferece para ter uma estimativa de alunos para atender. Fazer essa avaliação é importante para ver o número de alunos que você vai ter para sustentar o estabelecimento.

Acima de tudo, é importante ver no IBGE sobre dados populacionais para entender melhor qual a faixa etária é mais interessante naquela região. Assim, você vai poder fazer um marketing mais direcionado para o público escolhido.

Se você quer ver ofertas de escolas à venda, entre na plataforma da Quero Um Negócio!

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..