Entenda a importância de um sócio investidor numa empresa

Por Quero Um Negócio em 06 de Junho de 2021
Entenda a importância de um sócio investidor numa empresa

Você planeja investir em algo que é rentável, contudo, não dispõe do valor necessário? Um sócio investidor pode ser o que você procura.

Um sócio investidor é um acionista na empresa que divide a gestão com outros acionistas ou gestores. Basicamente isso. Mas para que ele injete recursos no negócio, antes é necessário que ele constate que o investimento gerará retorno.

Assim, há vantagem para você, que agora possui o valor necessário para adquirir um negócio ou abrir uma empresa, e há vantagem para ele que é a obtenção de lucros sobre o valor investido.

Mas é importante que você conheça mais sobre a atuação desse tipo de investidor e o seu papel nesse “ganha-ganha”. Vejamos mais sobre ele a seguir.

 

O que é um sócio investidor?

Um sócio investidor, como explicamos, é alguém que injeta recursos numa ideia de negócio ou negócio pronto.

É importante entender o papel desse tipo de investidor para que não haja confusão com outros como o sócio capitalista.

Uma das principais diferenças é que esse tipo de sócio possui um poder aquisitivo muito maior, se comparado com, por exemplo, o sócio capitalista.

Ele diferente também do chamado investidor de risco que, do mesmo modo que ele, tem um elevado poder aquisitivo, contudo deseja retornos mais elevados e também muito mais rápidos.

Cabe dizer também que investidores comuns costumam aplicar valores menores e esperam um retorno em curto prazo.

No caso do sócio investidor, ele pode aplicar elevadas quantias, mas apenas quando enxerga vantagem no negócio. Ele também procura investir no que lhe gere retorno em curto prazo, mas não tão curto como seria no caso de um investidor de risco.

Em suma, esse é o tipo de sócio que se envolve muito com a empresa. Em muitos casos, ele pode até mesmo mudar algumas práticas adotadas ali, quando julgar necessário.

Mas tudo isso sem alterar a cultura organizacional do negócio. Pois o sucesso só será possível com o entendimento entre ambos: empreendedor e sócio investidor.

Inclusive, esse sócio pode atuar não apenas em empresas próprias, mas também em franquias. O que representa uma ótima oportunidade de investimento para dar o primeiro passo com maior segurança.

 

Quais as vantagens de contar com esse tipo de sócio?

 

Se você quer adquirir uma empresa ou ampliar seu negócio, vale a pena ter esse tipo de sócio ao seu lado. Confira a seguir algumas das vantagens de um sócio investidor.

 

Possibilidade de conseguir financiamento mais facilitado

Um sócio desse tipo ajuda a trazer mais credibilidade para o negócio diante das instituições financeiras. Com isso, você tem mais chances de conseguir um financiamento até de valor mais elevado.

Por meio desse financiamento é possível expandir o portfólio de serviços e produtos, contratar mais profissionais, adquirir materiais necessários, inovar, etc.

 

Ter maior competividade no mercado

Outra das vantagens de um sócio investidor é que o seu negócio pode ter maior competividade no mercado.

É um fato, se uma empresa quer ser competitiva ela precisa dispor de uma certa quantidade de recursos. E isso se torna ainda mais necessário frente a competividade acirrada que há atualmente. Se você quer que o seu negócio se destaque, então isso é necessário.

Com um maior montante disponível, então se pode adotar novas estratégias, adquirir equipamentos, ferramentas, implementar novos projetos, melhorar alguns setores, investir em ações de melhorias, contratar funcionários qualificados, etc.

 

Ampliar o negócio

Como esse sócio tem o objetivo de obter um lucro elevado com o seu investimento, logo, a injeção de recursos desse sócio ajuda também na expansão da empresa.

Esse investimento ajuda tanto a empresa a abrir novas unidades, como contribui também para que seja investido em novas oportunidades de negócio e em novos mercados, por exemplo.

Se é ampliar sua empresa que você deseja, esse investidor pode te ajudar.

 

Será possível investir em inovação

Para uma empresa conseguir se manter firme e forte por anos é necessário investir em inovação, em tecnologia, etc. E com a ajuda desse sócio será possível adquirir novas ferramentas, recursos e tecnologias que contribuam para que o negócio se destaque e conquiste seu lugar no mercado.

 

Ter o conhecimento que precisa sobre um mercado

Há casos em que algo é lucrativo, mas você não dispõe de toda a experiência e conhecimento necessário.

Mas aqui um sócio pode te ajudar a compreender diferentes aspectos do negócio, do mercado, sobre a demanda, áreas que são essenciais para esse tipo de negócio, entre outras coisas. Ele tem o conhecimento que você precisa.

 

Critérios para a escolha de um sócio investidor

Mas como escolher um sócio desses? O que deve ser considerado nesse momento, além, claro, do volume do aporte que ele pode fazer no negócio?

Vejamos alguns critérios para serem observados nesse processo.

 

Ideias que convirjam

O primeiro critério é que as ideias dele sejam alinhadas com as da empresa. Isso evitará conflitos que podem comprometer o negócio.

Aqui é necessário que haja um círculo de convergência (que as ideias fluam para um ponto em comum), ou seja, que esse sócio traga ideias inovadoras, mas agindo de modo a complementar, a somar e, assim, fazer com que o negócio tenha sucesso.

 

O conhecimento e experiência do sócio

Outro fator que pode contribuir bastante é quanto ao conhecimento e experiência.

É muito importante que o sócio investidor possua algo de um ou outro, algo que pode ajudar o negócio. Por exemplo: se você possui experiência com gestão, então seria interessante se o investidor possuísse experiência em marketing. São coisas que se complementariam.

Com isso, será possível fazer a divisão de tarefas entre o empresário e esse investidor. E a divisão será feita de acordo com as habilidades, conhecimentos e possibilidades de cada um.

 

Saiba expor suas ideias e expectativas

Mas para conseguir atrair a atenção de um sócio investidor, antes é necessário saber como expor suas ideias.

É de suma importância preparar um documento contendo todas as informações necessárias para convencer esse investidor de que sua empresa é vantajosa, de que o negócio que pretende adquirir é vantajoso, de que adquirir ou abrir uma empresa em “X” lugar é lucrativo, etc.

Também, exponha as suas expectativas com o negócio, em quanto tempo planeja ter um retorno, etc.

Para isso, você poderia contar com a ajuda de um corretor de negócios. Esse especialista poderia ajudar a levantar informações precisas sobre o negócio que ajudem a convencer o investidor. E assim você pode elaborar uma apresentação atraente.

Enfim, um sócio desse tipo traz muitas oportunidades para um negócio ou objetivo (caso você planeje adquirir uma empresa).

Seguindo o que passamos aqui, então será mais fácil de passar para esse sócio suas ideias e propósitos. Não se esqueça de firmar um contratado para deixar tudo organizado e os direitos e obrigações de ambos descritos e acordados.

 

Compre ou venda um negócio online

Você tem uma empresa que deseja repassar ou busca uma oportunidade de negócio? Conheça a nossa plataforma.

A Quero Um Negócio traz até você uma plataforma exclusiva para comprar e vender negócios que atende em todo o Brasil.

Vende ou busca um negócio? Acesse agora o nosso site e encontre o anúncio para o que precisa ou anuncie sua empresa, ponto comercial ou franquia para várias pessoas em todo o país. Clique aqui e saiba mais.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..