Agora é momento ideal para investir numa empresa de tecnologia à venda?
O mundo é cada vez mais digital, não há como negar isso. Vivemos no que se pode chamar de “era da transformação digital”.
De acordo com uma pesquisa feita pela empresa norte-americana HootSuite, especializada em fornecimento de serviços de automação de mídias sociais, somente no Brasil uma porcentagem de 66% da população acessa a internet.
Em um curto espaço de tempo as pessoas passaram a trabalhar mais de 10 horas em frente a tela de um computador, sem contar os e-commerces que passaram a ser para muitas empresas o ponto principal de seus resultados financeiros.
Não há mais como viver sem a tecnologia no cenário atual. Pessoas de todas as idades usufruem de seus benefícios.
Atualmente, as pessoas contam com a tecnologia para várias coisas em seu dia a dia ou no trabalho:
- Usam celulares e computadores para pagar contas, transferir dinheiro, abrir conta em bancos, investir, agendar tarefas, buscar informações sobre empresas, marcar consultas médicas, comunicarem-se, enfim, pelo menos 50% do dia de uma pessoa é passado usando algo tecnológico;
- Sem contar nas empresas onde as ferramentas digitais são cruciais para cadastro de clientes, produtos, contato com fornecedores, automação de processos, análises, etc.
Desse modo, investir nesse mercado é uma grande oportunidade. Mas quando é o momento certo para isso? É somente focar em quando o mercado está aquecido?
Na realidade, existem uma série de fatores que devem ser analisados e falaremos mais sobre isso a seguir.
Mas o que é uma empresa de tecnologia?
Uma empresa de tecnologia, resumidamente falando, tem como ponto central soluções para seus clientes utilizando recursos digitais. Há controvérsias quanto a quais empresas podem ser classificadas como tal, mas em suma é isso.
Alguns exemplos seriam negócios que atuam com venda de serviços de hospedagem, criação de e-commerce, que atuem com aplicativos para dispositivos móveis, ferramentas digitais para contabilidade, etc.
Uma empresa no setor de tecnologia, por tanto, foca no que é digital.
Outros exemplos seriam:
- Empresas que atuem com fornecimento de conteúdo;
- Portais;
- Empresas de desenvolvimento de softwares;
- Empresas de desenvolvimento de games;
- Aquelas que atuam com tratamento de dados;
- Empresas que atuem com desenvolvimento de cursos (para a própria empesa ou fornecendo o serviço para outras empresas e empreendedores);
- As que trabalham fornecendo serviços de suporte técnico;
- Com web design;
- Aquelas que trabalham com serviços e ferramentas de marketing pela internet;
- Empresas de consultoria em informática;
- E entre outras tantas que vem surgindo a cada ano.
Uma empresa de tecnologia pode ser também uma startup que atua com somente um produto como, por exemplo, uma ferramenta de gestão, uma ferramenta de cadastro de clientes e produtos, ferramenta de gerenciamento de redes sociais, etc.
O que queremos esclarecer com isso também é que a pessoa que deseja empreender nesse mercado tem muitas oportunidades. Mas um outro ponto importante para se mencionar aqui é que é necessário ter conhecimento sobre esse mercado.
Se você quer investir numa empresa de tecnologia à venda num determinado setor em alta, antes cabe possuir conhecimento sobre esse setor e sobre o negócio em si para ter sucesso.
Mas é importante saber disso
Apesar de se tratar de uma empresa de tecnologia, ela também possui outros setores que devem ser cuidados, assim como toda empresa. Alguns desses setores são:
- O setor administrativo: com funções como gestão de tarefas, planejamento estratégico, fiscalização, etc.;
- O financeiro: onde se trata da contabilidade, fluxo de caixa, gestão de contas, entre outros assuntos;
- Setor de Recursos Humanos (RH);
- O setor operacional;
- Setor comercial;
- Etc.
A ideia de investir numa empresa de tecnologia à venda pode ser empolgante, mas é importante se atentar para todos esses setores também, pois os resultados positivos do negócio dependem deles estarem funcionando bem. Esteja atento para isso na hora de buscar um negócio à venda.
Qual o momento ideal para investir numa empresa de tecnologia à venda?
Tudo bem, nós vimos aqui o quão atraente é investir numa empresa no setor de tecnologia. Mas qual seria o momento ideal para ingressar nesse mercado?
E talvez você esteja pensando que o melhor momento para isso é quando o mercado está aquecido. Mas a resposta sobre isso é: pode ser que sim e pode ser que não.
Antes de mais nada, é importante saber de uma coisa:
- Quando o mercado está aquecido, então o preço dos negócios inseridos nele tende a se elevar, obviamente;
- Já quando o mercado dá uma desacelerada, então os negócios caem de preço.
Desse modo, um futuro empresário do setor de tecnologia deve avaliar ambos os casos, sendo que, no segundo caso, é importante analisar se é algo passageiro e se em breve as coisas começarão a aquecer, com o negócio se valorizando, melhorando as vendas. Aqui seria o adquirir na baixa e vender na alta (ou continuar com o negócio).
No entanto, até o presente momento em que esse artigo é publicado, o mercado da tecnologia avança numa velocidade surpreendente. Vale muito a pena adquirir um negócio à venda nesse mercado.
Seguindo sobre o melhor momento para investir numa empresa no setor de tecnologia, a sua preparação também conta. Será que você dispõe do que é preciso para empreender num setor nesse mercado?
Atuar com tecnologia exige conhecimento na área para conseguir tomar decisões que gerem resultados. Você não precisa ser um expert, mas deve ter conhecimentos e habilidades medianos. Outra alternativa é contar com a ajuda de um sócio que tenha capacitação para isso.
Como saber qual setor em tecnologia é o mais indicado?
Atualmente, muitos setores no mercado tecnológico encontram-se aquecidos, especialmente depois que a pandemia da covid-19 mudou a rotina de muitas pessoas, onde se passou a usar mais os serviços de delivery, e-commerce, pagamento de contas online, etc.
Muitas pessoas que antes não usufruíam da comodidade dos serviços digitais agora não vivem mais sem eles. Nisso, muitos setores em tecnologia ganham.
E uma dica que podemos dar para quem pensa em adquirir uma empresa de tecnologia à venda é anotar suas habilidades e coisas com as quais tem afinidade, em seguida analise essa lista e veja quais possíveis negócios em tecnologia se enquadrariam com cada item.
Por exemplo: você tem conhecimento com ferramentas de gestão de projetos, logo, poderia investir num negócio nesse sentido. Ou, outro exemplo, se você tivesse afinidade com finanças e poderia talvez trabalhar com soluções voltadas para contadores.
Esse exercício de elencar suas habilidades, conhecimentos e coisas com as quais tem afinidade é ótimo. Por meio disso se consegue traçar um rumo na hora de buscar por oportunidades de empresa de tecnologia à venda.
Pesquise por empresa de tecnologia à venda online
Desfrute da praticidade de pesquisar pela empresa ideal para investir de forma prática e segura com a Quero Um Negócio.
Nós disponibilizamos para você mais de 8 mil anúncios de negócios à venda em todo o Brasil. Por meio da uma plataforma transparente e ágil você encontra o negócio perfeito em qualquer mercado e segmento em poucos cliques.
Conheça a Quero Um Negócio e comece agora mesmo a pesquisar pela sua futura empresa acessando aqui.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!