Empreender: como começar do zero e quais os melhores nichos de mercado

Por Urias em 12 de Dezembro de 2022
Empreender: como começar do zero e quais os melhores nichos de mercado

Saber quais os melhores nichos de mercado para empreender é essencial para investir bem seu capital.

Quem deseja criar um negócio do zero deve saber que um dos primeiros passos para o sucesso é a escolha do nicho de mercado.

Esse nicho se trata do segmento dentro de um mercado, podendo atender a um público específico e, com isso, obter mais resultados.

Mas a escolha do nicho é um dos maiores obstáculos para quem está iniciando um empreendimento. E foi pensando em ajudar com isso que hoje trouxemos uma lista com os melhores nichos para empreender.

A seguir temos ainda dicas para quem está começando um empreendimento e quer ter ótimos resultados.

Mais da metade dos brasileiros quer empreender

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos no Brasil.

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Técnica de Munique (TUM), com validação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Amway Global Entrepreneurship Report (AGER), 59% dos brasileiros tem o desejo de ter a própria empresa.

O desejo de estar a frente de um empreendimento parte da vontade de obter mais lucros, mais liberdade, pode ser também porque a pessoa queira colocar em prática uma ideia em que acredita, enfim, são muitas razões para querer trilhar o caminho do empreendedorismo.

Contudo, boa parte desses indivíduos não sabe por onde devem começar para realizar esse sonho. Quais os primeiros passos para colocar um projeto em prática? O que deve ser feito para que sua empresa esteja ativa?

Para ser dono de um negócio bem-sucedido é necessário planejamento, estudar o mercado, identificar os melhores nichos, etc.

Reunimos aqui dicas de suma importância para que quer empreender do zero. Esperamos que elas sejam de elevada importância para quem quer dar os primeiros passos de forma segura.

Qualquer um pode empreender

Com as várias oportunidades de negócio que existem hoje no Brasil, qualquer pessoa pode empreender. Ainda mais porque também existem negócios de vários tamanhos e nichos.

Mas essa é uma jornada onde serão necessários elementos como: plano de negócios (se guia), identificar uma oportunidade, capital para investimento e também dedicação e muito estudo.

A depender do tipo de negócio escolhido e do que você espera, há como recorrer a elementos mais simples ou mais complexos dos citados.

Você pode abrir uma empresa pequena, tendo um número pequeno de funcionários ou começar apenas com você e um sócio, por exemplo. Há muitas oportunidades.

Inclusive, com os avanços tecnológicos, há como investir em negócios que funcionem pela internet, como no caso de uma loja virtual. É possível também conciliar as coisas, tendo uma loja virtual para complementar uma loja física, que esteja bem localizada (escolher um bom ponto comercial é crucial).

Ainda falando no uso da tecnologia, é importante investir em estratégias para as redes sociais também.

Se você planeja abrir uma empresa em alguma cidade, havendo um espaço físico onde ela funcionará, seria importante criar uma conta para ela em plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo, mesmo que não trabalhe com venda pela internet por agora, mas isso ajudará a atrair clientes.

Veja a seguir outras dicas importantes que trouxemos sobre empreender do zero.

Identificar a oportunidade de mercado

Qual seria o “sinal” para que você consiga competir como outros negócios e ter sucesso?

Esse sinal ou brecha pode ser algo como uma demanda existente e onde os produtos existentes não a tem atendido bem. Nesse caso, você poderia trazer algo mais completo ou com uma solução mais eficaz.

Também poderia ser uma demanda que ainda não é atendida por nenhum produto ou serviço. Ou seja, há potencial para isso, contudo ninguém fez algo a respeito.

Por fim, outra forma de identificar uma oportunidade no mercado é saber se pode oferecer produtos complementares. Muitas soluções que existem hoje precisam de um complemento.

Um empreendedor não deve deixar uma oportunidade passar. Por isso que ele é alguém que deve ter uma visão apurada para identificar uma situação onde possa começar um negócio bem-sucedido.

É importante também ter uma boa ideia de negócio

Não nos referimos aqui a quebrar a cabeça para ter uma ideia inovadora e fazer algo que ninguém jamais fez, mas sim a ter algo que seja viável e promissor.

E um dos passos importantes para conseguir fazer isso é estudar sobre o nicho de mercado escolhido. Através desse estudo você entenderá como as coisas se comportam ali e como deve proceder com o negócio.

O estudo sobre o nicho escolhido também é importante para você saber quais as melhores estratégias para atrair e fidelizar clientes.

Você pode, por exemplo, trabalhar com produtos e serviços comuns, porém oferecer uma experiência de compra diferente. Por falar nisso, hoje em dia, a experiência do cliente é um dos pontos mais importantes para empreender com sucesso.

Há muitos caminhos que se pode seguir para conseguir criar uma ideia de negócio promissora.

O estudo sobre seu público-alvo

Como saber quais produtos e/ou serviços gerarão bons resultados no seu negócio? É sabendo quem é o seu público-alvo e quais suas necessidades.

A pesquisa do público ideal, que são aquelas pessoas que teriam interesse em comprar o que você oferece, é muito importante para compreender quais as dores dessas pessoas, os medos, as preferências e outras coisas, conseguindo atendê-las bem.

Essa pesquisa, inclusive, é algo que deve ser feito antes mesmo abrir uma empresa. Ela te ajudará na tomada de muitas decisões, tais como: a escolha dos produtos ou serviços, do ponto comercial, fornecedores, etc.

Há ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo, como é o caso da pesquisa de tendências e da pirâmide de Maslow. Essa última se trata de um diagrama que ajuda na identificação das necessidades dos seres humanos, havendo ordem de prioridade.

Com o a pirâmide de Maslow é possível saber o que os potenciais clientes procuram e como os atrair para sua solução.

Estudando a concorrência

Outra etapa importantíssima ao empreender é saber o que os concorrentes estão fazendo. Realizar uma análise sobre eles te ajuda a saber quais são as oportunidades e também os desafios que terá que enfrentar ao atuar nesse nicho.

Saiba quais os pontos fortes e fracos dos concorrentes, quais as estratégias usadas por eles, com quais produtos ou serviços trabalham, entre outras coisas.

Nisso, há como fazer uso do benchmarking para identificar as melhores práticas dos concorrentes do mesmo nicho que o seu. Isso será muito relevante para montar um empreendimento de sucesso.

Validação da ideia de negócio

Empreender não é ter uma ideia e seguir seu coração, mas sim pensar mais racionalmente. Mesmo que você tenha uma ideia de acredite ser inovadora e fantástica, ela só deve ser levada a diante após ser feita uma validação por meio da pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado para a validação te ajudará a saber se existe demanda para a solução que pretende oferecer, seja um produto ou serviço.

E aqui há muitas formas de validar uma ideia de negócio, por exemplo:

- Buscar informações usando a internet, indo atrás das avaliações dos usuários e da quantidade de vendas realizadas para uma solução similar à que pretende promover;

- Usar plataformas de pesquisa, que reúnem um grupo específico, que tenha interesse na solução que você pretende promover;

- Conversar com amigos, familiares, conhecidos e amigos de amigos para saber se eles comprariam algo do seu negócio.

Realizando tudo isso você pode verificar se a ideia de negócio escolhida seria viável.

Seu diferencial competitivo

Por que o cliente deixaria de comprar na empresa “X” para comprar na sua? Se o preço praticado para um produto ou serviço for similar, por que ele faria essa escolha?

Oferecer um valor para o cliente é o que fará ele comprar de você, retornar e ainda indicar outras pessoas. Esse é o seu diferencial competitivo.

Veja alguns exemplos de ações que podem gerar um diferencial competitivo:

- Oferecer mais opções/condições de pagamento;

- Um atendimento diferenciado para o cliente;

- Preço baixo ou custo-benefício;

- Variedade de produtos.

Por que é importante saber como escolher um nicho de mercado?

Agora que você conhece alguns aspectos essenciais para ter um bom empreendimento, é importante falarmos também sobre a escolha do nicho.

Quando você começa uma empresa num segmento que é promissor, terá algo que será capaz de existir por bons anos, além de gerar ótimos lucros.

Pesquisar sobre isso te mostrará quais são as tendências em diversas áreas de atuação. O seu planejamento, por tanto, será muito mais eficaz, além de você saber também no que investir na questão de equipamentos, produtos, matéria-prima, etc.

Mas essa preocupação com o nicho é algo importante também para que você evite atuar num mercado maior e ter muita concorrência ou poucos resultados tendo que competir com negócios de maior porte, por exemplo.

Com o nicho, se tem um público segmentado e as chances de sucesso com o negócio se tornam muito maiores.

Mas como ter sucesso no nicho de mercado escolhido para empreender?

Não importa qual o nicho escolhido, para fazer o negócio evoluir e ter resultados você precisa entender que isso levará um certo tempo e exigirá que se tenha estratégias bem elaboradas.

Investir em boas estratégias de marketing, por exemplo, será algo fundamental para conseguir construir sua presença no mercado. E isso vale para o marketing tradicional e o marketing digital, esse último cada vez mais presente nas campanhas para divulgação de negócios.

Outra coisa extremamente importante é conhecer as tendências para o nicho escolhido. Um empreendedor deve estar sempre a par do que acontece na sua área de atuação e trazer as melhores soluções para os seus clientes.

E, claro, o que é fundamental em qualquer empreendimento que se queira executar é ter um bom planejamento. Ele será um guia para entender o que precisa ser feito, além de como e quando deve ser feito.

E quais são os nichos mais lucrativos?

Depois de entender melhor a importância do nicho e como começar a empreender bem, é hora de conhecer os melhores nichos para abrir empresa.

Antes de prosseguirmos, é importante mencionarmos que existem alguns nichos muito lucrativos, porém que exigirão que você invista e tenha uma equipe de profissionais para assumir diferentes funções, se pretende ter bons resultados.

Quem deseja começar pequeno e ir evoluindo pouco a pouco deve, então, não focar nesses nichos. Busque por aqueles que possuem espaço para novos negócios e permitirão começar de modo mais modesto. Mas se não for seu caso, invista no que julgar mais de acordo com seu perfil. Confira as opções.

Produtos saudáveis, vegetarianos ou veganos

Nos últimos anos, o número de indivíduos que se preocupa com a saúde aumentou bastante. Seja por questão de saúde ou mesmo de beleza, o consumo de alimentos saudáveis é hoje em dia essencial na vida de muitos brasileiros.

Esse nicho de mercado é a aposta certa para gerar ótimos lucros com um novo negócio. Além do mais, há como atuar com delivery também, ampliando os ganhos.

E-commerce de produtos de informática

A tecnologia é quase um bem de consumo essencial na vida das pessoas nos dias atuais. E isso fez com que vários segmentos fossem beneficiados, como é o caso das compras online.

Mesmo diante da pandemia causada pela covid-19, que gerou perdas expressivas em muitos negócios, as compras pela internet cresceram de maneira forte.

E um dos nichos com maior volume de vendas foi o de produtos de informática, que em 2020 teve 101% a mais de faturamento em seu segundo trimestre.

Computadores, notebooks e componentes são comercializados nesse tipo de loja, que ainda pode trabalhar com montagem e manutenção.

Nicho de mercado de produtos para pet

Hoje em dia, os bichos de estimação são como membros da família. E como tal, eles são tratados com muito carinho e recebem cuidados como idas ao veterinário, compra de alimentos, vacinações, brinquedos, etc.

Esse nicho é um dos mais lucrativos que existem para empreender. Apenas entre 2020 e 2021 ele teve um crescimento expressivo. Foram mais de 31 bilhões de faturamento apenas em 2021 no Brasil.

Com a pandemia, o número de adoções de pets aumentou muito no Brasil. E isso fez com que vários tipos de negócios relacionados a ele tivessem bons resultados.

E um exemplo de negócio que vale a pena investir é um pet shop. Nesse local há como comercializar vários produtos que são essenciais para pets como cães, gatos, aves, roedores, etc. Há ainda como oferecer serviços de ganho e tosa e ampliar os lucros do estabelecimento.

Estética de automóveis e/ou reparos e manutenções 

Há mais veículos nas ruas e, naturalmente, mais necessidades de reparos, manutenções e serviços de estética automotiva.

Esse nicho de mercado é ótimo para investir se você entende ao menos o básico sobre isso. Começar uma empresa sem essa experiência pode ser algo problemático, pois há decisões cruciais para serem tomadas, sendo necessário saber como agir diante disso.

Uma oficina mecânica, por exemplo, seria uma ótima opção de negócio para quem quer empreender. Há ainda como forcar em algo ainda mais específico, como é o caso de um estabelecimento especializado em pintura automotiva ou lava a jato, por exemplo.

Como citado, esse segmento é muito grande e há uma elevada demanda, o que gerará muitas oportunidades.

Turismo

Houve uma queda nesse nicho de mercado devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, mas após a abertura das fronteiras e o fim do estado de emergência, ele rapidamente tem se erguido.

E aqui há como investir, por exemplo, numa agência de turismo, elaborando todo um planejamento para começar bem esse tipo de negócio, que fornece suporte para quem pretende viajar a lazer, negócios, etc.

Beleza e estética

Nunca se viu tanta preocupação com a beleza como há agora, tanto por parte das mulheres como dos homens. Esse segmento é bastante solidificado, garantindo lucros expressivos para quem souber como trabalhar bem.

Um salão de beleza? Clínica de estética? Esmalteria? Um estabelecimento que atua com a venda de produtos de beleza? Qualquer um desses pode ser uma boa opção para empreender do zero.

Nicho de idiomas

Sabia que abrir uma escola de idiomas é também uma boa opção de negócio para empreender?

O brasileiro sabe que aprender uma nova língua pode trazer um grande diferencial para sua carreira, melhorando seu currículo e aumentando suas chances de conquistar um emprego, por isso que fazer aulas de inglês, espanhol francês, etc. está entre as prioridades de muitos.

Mas é necessário que haja todo um planejamento para abrir e licenciar esse negócio, que deve ainda contar com professores de idioma qualificados.

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