Uma distribuidora de água à venda pode ser uma oportunidade de negócio se você souber como identificar a melhor opção.
O brasileiro tem na sua lista de bens de consumo essenciais os galões de água, uma vez que a água encanada não possui condições para consumo, podendo causar problemas a saúde devido a elevada quantidade de metais pesados existentes nela.
É um fato que uma parcela enorme da população preocupa-se com a qualidade da água que consome. É por isso que as pessoas buscam por essa solução nas águas engarrafadas.
Nos últimos anos, o consumo de água engarrafada tem crescido expressivamente no Brasil, sendo que a tendência é que nos próximos anos haja um crescimento ainda maior.
Com esse aumento na demanda em locais como mercados, lojas de conveniência, etc., as distribuidoras de águas, por sua vez, têm aumento em sua demanda. E investir num negócio pronto, estabilizado, com clientes fixos, traz ainda mais vantagens.
Se você planeja adquirir uma distribuidora de águas à venda, no entanto, antes precisa saber como identificar a melhor opção. Nas próximas linhas temos dicas para te ajudar com isso.
Entendendo como uma distribuidora de águas funciona
Uma distribuidora de água atua oferecendo esse que já é visto como um produto de primeira necessidade.
E o público desse tipo de negócio é bastante amplo, compreendendo desde estabelecimento comerciais, empresas, escritórios, consumidores diretos (famílias que optam pela compra de galões de água), etc.
Desse modo, o público é bastante extenso, sem contar que é um negócio com uma demanda estável. Mas além disso, existem os picos nas vendas que se dão, geralmente, em estações mais quentes.
Mas esse é um tipo de negócio que deve ser legalizado, com CNPJ, Registro na Junta Comercial, Alvará de funcionamento, Inscrição na Secretaria Estadual da Fazenda, Licenças, Autorizações, entre outras coisas.
Sem esses documentos, então o negócio não possui autorização para operar legalmente. Esse é um dos primeiros pontos para analisar na hora de adquirir um negócio desses.
Existem não poucas etapas para a abertura e legalização, mas é possível contornar isso adquirindo uma empresa pronta.
Mas não pense que, por ser um produto com boa demanda, esse tipo de negócio não exige análise e pesquisa. É importante saber como o mercado funciona, como se encontra, quem são seus clientes, concorrentes, etc. antes de aplicar seu capital na compra desse negócio.
Por que investir nesse tipo de negócio?
Como você viu, uma distribuidora de águas à venda pode trabalhar com diferentes públicos e possui uma demanda crescente. Apenas esses dois elementos poderiam já ser indicadores de que vale a pena adquirir uma empresa desse tipo.
Mas existem muitas outras vantagens nisso.
Agora falando sobre a opção de investir num negócio pronto, você conta com a vantagem de cortar custos com abertura e legalização do negócio, além de poupar tempo também. Também sobre isso, uma distribuidora de águas à venda oferece como vantagem os clientes que já possui.
Imagine abrir um negócio desse tipo e o tempo que levaria até conseguir os primeiros clientes e que o mês fechasse no azul? Com o investimento numa distribuidora de águas em funcionamento não há necessidade disso.
Esse negócio também já contará com uma estrutura pronta: com espaço apropriado para armazenamento das mercadorias, entregadores, etc.
Mas essas são apenas algumas das muitas vantagens de optar por adquirir uma empresa.
Obviamente, um negócio pronto não é sinônimo de sucesso, por isso você deve analisar muito bem antes de assinar o contrato de compra e venda. Sobre isso falaremos mais a seguir.
O que você precisa saber antes de adquirir uma distribuidora de águas à venda?
Depois de entender o que é e como funciona uma distribuidora de águas, é importante saber o que analisar ao adquirir uma pronta. Listamos os elementos essenciais para averiguar se quiser fechar um bom negócio.
Prepare-se antes de tudo
Uma distribuidora de água pode ser de pequeno, médio ou até de grande porte. Mas tudo dependerá do tipo de negócio e objetivos que você tenha.
Ingressar nesse tipo de empresa exige também preparação, ainda que o negócio esteja pronto. Investigue bem sobre o mercado, defina suas necessidades, seus objetivos, as necessidades da sua família, etc.
Legalização da empresa
Não importa se é uma distribuidora de águas de pequeno ou médio porte, ela deve ser devidamente legalizada. Nisso, solicite ao atual dono documentos que comprovem isso, tais como: CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, Contrato Social, Registro na Junta Comercial, Alvará de funcionamento, etc.
Tenha a ajuda de um consultor de negócio ou de um bom contador para essa etapa. Esse profissional te ajuda a saber se o negócio está livre de problemas nesse quesito.
Análise da parte financeira
Analisar a parte financeira da distribuidora de águas à venda é algo muito importante para saber se é um negócio lucrativo.
Tanto nesse ponto quanto no ponto anterior, o proprietário solicitará que você assine um acordo de confidencialidade para ter acesso aos dados e informações. Faça isso na presença de um advogado.
São os demonstrativos financeiros os documentos que mostrarão se vale ou não a pena investir nesse negócio sobre esse quesito. Pode ser que a distribuidora tenha um bom ponto comercial, bons fornecedores, no entanto o negócio não se sustente, não tenha um bom fluxo de caixa.
Alguns dos documentos para analisar são:
- Demonstração do fluxo de caixa;
- Balanço patrimonial;
- Demonstração do resultado do exercício (DRE);
- Notas explicativas;
- Entre outros.
Aqui um consultor é fundamental também.
Esses documentos podem dar um panorama geral sobre o negócio. Inclusive, eles ajudam a saber se as receitas são superiores as despesas no negócio, se há lucro e se nos próximos anos ele ainda seria uma opção viável para investir.
Como é a gestão do negócio
O que faz com que uma empresa atenha sucesso também é a sua gestão. É a gestão a responsável por gerenciar as ações no negócio para se concretizar os objetivos propostos.
Se a distribuidora de águas à venda é bem gerida, isso significa que o negócio tem maiores chances de bons lucros.
Para acessar esses e outros dados e informações você terá que se reunir com o atual dono, fazer uma visita ao local. O proprietário fornecerá documentos que possam te ajudar a analisar isso, além do que a visita ao local é também outro fator importante para esse processo.
Analise todo o histórico do negócio
Tenha em mente que qualquer tipo de problema que o negócio tenha, com a sua aquisição, ele será sua responsabilidade.
Quando a distribuidora de águas passar a ser sua, então os direitos e obrigações também passam. É por isso que é importante averiguar cada elemento.
Veja se existem processos contra o negócio (por parte de clientes, funcionários ou mesmo parceiros), revise as declarações de impostos, contratos e concessões também deverão ser investigados, etc.
Ainda que você mesmo possa fazer tudo isso, é altamente recomendado contratar um consultor de negócios. Esse consultor te ajudará a obter e se certificar de que os documentos, dados e informações fornecidos são verídicos.
Invista em algo de acordo com seu perfil
Sabia que com a Quero Um Negócio você tem acesso a centenas de anúncios de negócios à venda em todo o Brasil?
E sabia também que pode encontrar uma empresa, indústria, franquia e muito mais à venda que seja de acordo com seu perfil empreendedor?
Acesse aqui e conheça nossa plataforma e os mais 8 mil anúncios disponíveis em diferentes segmentos e estados.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!