Dicas para Vender sua Empresa de Terceirização de Serviços Condominiais

Por Lucio em 03 de Fevereiro de 2024
Dicas para Vender sua Empresa de Terceirização de Serviços Condominiais

Realizar a venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios com êxito é um processo desafiador. E é um desafio também fechar um bom negócio a um preço justo.

Nesse processo, é importante, no entanto, evitar que a frustração tome conta e te faça tomar decisões equivocadas.

O que fazer então? Se conscientizar sobre os desafios que enfrentará e seguir as dicas que trouxemos hoje.

Como você talvez saiba, a Quero Um Negócio é especializada na compra e venda de empresas. Logo, temos propriedade para trazer orientações para você conseguir realizar a venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios com êxito.

Um mercado em constante crescimento

Os condomínios residenciais e comerciais crescem e se expandem nas regiões urbanas a cada ano, e o que cresce também é a demanda deles por serviços terceirizados. Um negócio de terceirização de serviços para condomínios, logo, seria uma opção vantajosa no mercado.

Com alta demanda por esses serviços, cresce a quantidade de pessoas querendo investir nisso. Mas como anunciar sua empresa e obter a melhor negociação?

A seguir temos algumas dicas esclarecedoras e que serão de suma importância nesse tipo de transação. Vamos conhecê-las agora.

Prepare uma estratégia

Vender um negócio pronto não se resume somente a definir um preço e anunciar a venda. É importante que haja uma boa preparação antes. isso ajudará a evitar problemas no futuro e a garantir uma negociação mais tranquila.

Do mesmo modo que uma pessoa organiza uma casa antes de anuncia-la para venda ou locação, é importante que haja essa preparação. Nela se consideram vários pontos importantes antes de anunciar a venda.

Nessa etapa, recomendamos que tenha a ajuda do seu contador de confiança e de um corretor de negócios.

Venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios: defina por que quer vender a sua

Por que você quer vender seu negócio? Se a resposta for direta como: para obter dinheiro, é importante rever isso.

É certo que a venda acontece com a finalidade de obter capital, seja porque se precisa urgentemente dele ou não. Contudo, essa não seria uma resposta a dar para quem pretende comprar seu empreendimento de terceirização de serviços.

Certamente, há outros motivos que acompanham a obtenção de capital. Pode ser que você opte pela venda devido a problemas com sócios, por causa de algum problema de saúde, porque decidiu focar apenas em um dos negócios, entre outros motivos.

O fato é que é muito importante definir isso para ter o que apresentar ao possível comprador.

Quem busca uma empresa à venda quer saber por que ela está sendo vendida, pois as chances são grandes dessa pessoa pensar que a venda é por causa de algum problema financeiro com a empresa.

Tenha em mente que o comprador terá as suas suspeitas sobre qualquer um dos motivos que você apresentar. Desse modo, tenha uma razão válida e a qual possa sustentar para convencer o interessado na compra.

A documentação da empresa

A documentação financeira, com informações sobre rentabilidade, linhas de crédito e até mesmo problemas com funcnários impactam na viabilidade da venda e ainda no preço de venda. Desse modo, é importante também iniciar uma preparação dos documentos antes da venda.

De acordo com especialistas, é comum que se faça isso com cerca de 2 a 3 anos antes. Isso daria tempo para atualizar documentos, revisar, etc. Desse modo se evitariam problemas e mesmo que o negócio fosse desvalorizado.

Mesmo que confiar no sucesso do negócio seja bom, essa confiança se tornaria nociva ao negligenciar tarefas essenciais.

Balanço patrimonial, Demonstração de resultados, Fluxo de caixa, Livros contábeis, Registros de transações, Declarações de impostos, contratos de clientes e de fornecedores, contratos de funcionários, contratos de locação e outros documentos são importantes para organizar.

Quando se fala na venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios na prática, o valor é definidor pelos critérios objetivos, não por uma perspectiva pessoal do dono.

O que isso significa?

Isso quer dizer que o preço de venda da empresa dependerá de fatores como documentação, competitividade no mercado e outros e não em quanto o proprietário acredita que ela vale.

Para evitar qualquer critério pessoal, obtenha uma avaliação de um profissional terceirizado especializado. Identificar fatores que tendem a elevar o valor, como o crescimento nos rendimentos, será muito importante.

Venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios: deixe a venda com quem entende

Você é alguém profissional no setor de segurança com o seu empreendimento, não um vendedor de empresas. Desse modo, se foca no êxito com a venda, então deixe esse processo com quem sabe o que faz.

E se você estiver pensando no custo com um profissional que fará a venda, pense também que esse profissional é capaz de gerar mais valor para o negócio, sabia disso?

Mesmo que em certos casos uma negociação sem intermediadores faria sentido, contar com um profissional desses ajudaria a economizar tempo e melhorar o preço de venda da empresa. Ele ainda o ajudaria na elaboração da proposta de venda, qualificar clientes, negociar e mais.

Pré-qualificando os possíveis compradores

Uma pré-qualificação dos compradores é um processo para saber se aquele interessado seria alguém ideal para assumir a empresa. Com esse processo, você sabe se o potencial comprador terá capacidades financeiras e também gerenciais para seguir com o negócio.

Mas outra coisa importante com isso é que se evita que as informações da empresa caiam em mãos erradas.

A pré-qualificação o ajuda a aumentar as chances de estar negociando com um interessado real, com alguém compromissado. Desse modo, as informações sigilosas do seu negócio estariam apenas nas mãos de compradores sérios.

Recomendamos também que você faça isso com a ajuda de um profissional especializado em compra e venda de empresas.

Se a empresa possui um valor sentimental para você, então é muito importante executar essa etapa do processo. Se é assim, então você foca em encontrar um comprador que cuidará da empresa do mesmo modo que você.

Seja transparente

Como dono do negócio e anunciante, é normal querer apresentar a empresa da forma mais favorável na hora da venda. No entanto, é importante evitar a tentação em exagerar números, projeções ou mesmo em ocultar problemas que o negócio possua.

A distorção das informações geraria sinais de alerta quando os possíveis compradores examinarem os dados da empresa. É necessário então manter a transparência e a integridade ao tratar das informações tanto financeiras quanto operacionais.

No processo de venda, é comum que haja pressão para realçar algumas coisas. Contudo, isso só traria mais problemas para você e também para o comprador. É recomendado manter uma postura objetiva para inspirar confiança nos compradores.

Mas é importante saber que os compradores realizarão a due diligence detalhada, logo, qualquer inconsistência prejudicaria a credibilidade da negociação e te faria perder uma boa oportunidade, então tome cuidado.

Comunique de forma clara com seu corretor a respeito da importância de ser transparente. Isso será de suma importância para uma boa negociação.

Uma representação precisa, mostrando os aspectos positivos e os desafios, define uma base sólida para a transição do negócio nesse processo de venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios. Assim se teria um processo de venda mais tranquilo e sustentável.

Saiba como definir o preço

Na venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios, é importante saber como definir o preço.

É comum que o dono de uma empresa à venda defina o preço de venda dela antes mesmo de definirem seu valor. Mas esse é um problema, pois te afastaria de um bom negócio.

Quanto vale então o seu negócio diante do mercado e não aos seus olhos? E como saber disso? Como é feito esse cálculo?

Determinar o valor do seu empreendimento no mercado envolverá uma avaliação cuidadosa, levando em conta diversos fatores. O método mais comumente adotado para isso é o de avaliação de empresas que utiliza abordagens financeiras e de mercado.

E nisso, analisam-se fluxos de caixa futuros, riscos associados e outros, calculando o valor presente líquido (VPL).

Ao passo que na abordagem de mercado comparam-se empresas similares e recentemente vendidas, considerando múltiplos como no caso do EBITDA (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).

Outro método comum é a avaliação com base nos ativos, que leva em conta o valor líquido de ativos tangíveis e intangíveis. Adicionalmente, a há a avaliação comparativa que realiza a análise de indicadores do desempenho financeiro da empresa quanto ao setor.

Dedique tempo para avaliar o processo antes de determinar um preço apropriado, com base nos valores do mercado. Dessa forma você estaria bem posicionados em prol de defender esse preço e usufruir das vantagens de uma venda mais ágil e livre de complicações.

A contratação de um profissional especializado em avaliação, como consultores financeiros ou analistas, é recomendada. Se quer ter êxito com a venda, então garanta isso e terá uma avaliação precisa.

Confidencialidade na venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios

Respeitar a confidencialidade é fundamental quando vender um negócio. Se a notícia de que a empresa está à venda se espalhar, então isso talvez impacte negativamente na transação e nas relações com a equipe e clientes também.

Um agente profissional sabe da importância de apresentar discretamente um negócio à venda, mantendo a confidencialidade.

E se você pensa como isso é possível, saiba que é possível anunciar a empresa e apenas apresentar a marca e endereço quando o interessado assinar um acordo de confidencialidade.

Manter a confidencialidade ajuda a evitar especulações prejudiciais que afetem a moral da equipe e a reputação do negócio. Profissionais experientes sabem como equilibrar a divulgação que precisam com a proteção das informações sensível no processo de venda.

Há como alcançar uma boa negociação, mesmo direta, ao direcionar estrategicamente seus esforços de marketing até um determinado grupo de possíveis compradores.

Assim, se garante que a venda se dê com eficiência, resguardando o valor da empresa e os interesses do vendedor. Tal cuidado favorece uma transição suave e bem-sucedida, reduzindo impactos negativos no negócio.

Planeje a transição

Planejar a transição é mais uma etapa importante, contudo frequentemente negligenciada.

Diversos proprietários que focam em realizar a venda de seus negócios deixam isso de lado. Há aqueles que se dedicam tanto à venda que não dão atenção para o processo de transição que sucederá depois do fechamento do negócio.

Alguns compradores podem querer a presença do antigo dono por algum tempo a fim de facilitar a transição de propriedade e gestão, já outros preferirão começar sem esse suporte. Logo, esteja preparado para essa oferta.

Essas duas abordagens são válidas, desde que as partes tenham chegado a um acordo ao longo das negociações. É muito importante alinhar expectativas a respeito da transição, definir claramente os papéis depois da venda e assegurar a mudança de administração de modo tranquilo.

Fazer isso será vital para a continuidade dos negócios. Existe uma importância sobre isso quanto a manutenção da relação entre as partes e o sucesso contínuo da empresa estando agora sob nova direção.

Caso ignore essa etapa, então isso poderia causar desafios operacionais e de gestão após a venda. Desse modo, dedique tempo e atenção para o planejamento da transição. Isso será essencial para garantir uma transação bem-sucedida.

Aumente a base de clientes

 

Outra dica antes de vender a empresa é aumentar a base de clientes. Com mais clientes se tem um aumento no fluxo de caixa e com o aumento no fluxo de caixa se tem um negócio mais atrativo perante os possíveis compradores.

Além do mais, isso ainda inspiraria confiança nos interessados na compra sobre a rentabilidade do seu negócio. Nesse caso, tenha a ajuda do seu contador e da equipe de marketing da empresa.

Claro, essa não se trata de uma obrigatoriedade, mas proporcionaria um importante diferencial. Conte com ajuda de profissionais de venda como um corretor aqui também, isso seria importante para evitar quaisquer equívocos e obter melhorias no empreendimento.

Essas dicas o ajudarão não somente a executar cada etapa da venda com êxito, mas ainda a gerar valor para o negócio, conseguindo, então, vendê-lo por um ótimo preço.

Não se esqueça de que na etapa de anúncio você conta com a plataforma da Quero Um Negócio. Compre ou anuncie a venda de empresas de terceirização de serviços para condomínios em poucos cliques. Acesse aqui e saiba mais.

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