Já notou como o mercado de estética tem se expandido? Enquanto há vinte anos o
que movimentava o salão eram o setor de esmalteria e cortes de cabelo, hoje o
segmento não para de crescer em serviços.
A mulherada viu o quanto pode ser empoderador cuidar dos cílios, modelar as
sobrancelhas, colocar unhas artificiais e fazer vários tratamentos capilares.
Tudo isso ajuda na autoestima tanto para a mulher quanto para os homens que
também valorizam a autoimagem.
Com tudo isso em expansão, entenda por que é importante considerar investir em um
salão de beleza à venda.
Como começar com pouco investimento
Aquele empreendedor que viu a oportunidade no seu bairro pode querer começar
pequeno para ir ganhando espaço. É o que muita gente faz quando tem pouco
dinheiro para investir.
Uma coisa é certa, quanto mais você adia, mais você perde em oportunidades. À
medida que você procrastina o sonho, você dá espaço para concorrentes que já viram
que dá certo empreender na área.
Se você é um profissional da área de beleza é ainda mais fácil começar, já que a mão
de obra fica por sua conta.
Nem sempre você vai precisar de uma sala grande para fazer um tipo específico de
serviço. Com o tempo, dá pra alugar espaços maiores para fazer outros tipos de
trabalho com mais funcionários.
Veja o segmento do seu salão de beleza
Hoje em dia as oportunidades na área são inúmeras. Você pode se especializar em
um ramo e fazer muito bem esse serviço para ser referência no seu bairro.
Existe o nicho de cabelo afro, especialidade em aplicação de química, coloração e
aplicação de cabelo. Todos esses exemplos atendem a clientes bem específicos que
podem ir ao seu salão em busca somente de determinado serviço.
Já pensou como você pode ganhar espaço para oferecer uma especialidade? Sem
dúvida, o diferencial é o primeiro passo para se destacar nesse mercado.
Outra boa opção é atender somente as crianças. Sabendo que o cabelo infantil é
muito delicado e dispensa o uso de químicas agressivas, muitos cabeleireiros acabam
atendendo especialmente esse público.
A localidade do salão de beleza à venda
Ter um ponto bem localizado faz toda diferença. Imagine que uma mulher está
passando pela área e logo vê um salão de beleza com um horário disponível para
atendê-la. Seria maravilhoso se esse local fosse bem ao centro comercial. Assim, as
possibilidades disso acontecer são maiores.
No entanto, nem sempre acontece. Às vezes, a localização do salão de beleza à
venda não é tão favorável. Porém, não é o motivo para você desistir. Seja qual for o
local, um salão de beleza que atende bem e preza pela qualidade do serviço já vai ter
ótimas indicações.
É assim, que a boa fama faz um negócio crescer. Basta uma pessoa satisfeita para
indicar para outras. Cria-se o marketing boca a boca.
Faça um plano de negócios
Um erro que muita gente comete é achar que não precisa fazer um plano de negócios
no início. Não é porque você vai começar com poucos atendimentos que não precisa
estipular valor de despesas.
Essencialmente, você vai precisar de alguns equipamentos para deixar seus clientes
confortáveis e seguros dos procedimentos. Para isso, compre uma cadeira para corte,
lavatório, espelhos, tesouras, escovas e secadores.
Já se for uma esmalteria, tenha uma paleta de cores bem variada e de acordo com as
cores que estão em alta no momento. O que não pode é deixar de ter opções para o
cliente.
Muitas vezes, o cliente não sabe o que vai fazer exatamente. No fundo o que ele quer
é mudar o visual para resgatar a sua melhor versão. É por isso que ele vai a um
especialista que possa dizer a melhor sugestão para melhorar sua autoimagem.
Sendo assim, inclua todas as despesas de material no plano de negócios, bem como
os gastos com luz e água. Pense em quantos funcionários o salão vai ter para colocar
no papel a despesa com cada um.
Somente um plano de negócios bem elaborado pode evitar despesas em vão. Se
achar necessário, contrate um contador para ajudar nesse processo também além da
parte burocrática de abertura do negócio.
Veja se uma sociedade vale à pena
Já pensou em ter um sócio para ajudar a montar o seu negócio de beleza? Antes de
comprar um salão de beleza à venda, pense na possibilidade de fazer uma parceria.
Se você atende determinado tipo de serviço e a outra pessoa pode complementar com
você, é uma oportunidade de ambos crescerem juntos e chamarem mais clientes.
Antes de qualquer coisa, conversem a respeito de despesas, materiais que precisam
ser comprados e porcentagem de lucro. Como diz o ditado “o combinado não sai caro
para ninguém". É fundamental também que haja um bom relacionamento interpessoal.
Com certeza, ter um clima amistoso no salão faz com que o cliente se sinta acolhido e
mais feliz. Portanto, faça uma boa escolha.
Faça promoções de acordo com o cliente
Dificilmente um cliente resiste a uma promoção. Lançar preços mais baixos de acordo
com o dia da semana é uma oportunidade de trazer novos clientes para o seu salão de
beleza.
Então, não deixe de lado essa opção de marketing que vai fazer o seu salão encher
facilmente.
Está pensando em comprar um salão de beleza à venda? Aqui na Quero Um Negócio
temos oportunidades em todo Brasil.
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