Descubra como fazer um bom negócio na venda de salão de beleza

Por Urias em 13 de Maio de 2023
Descubra como fazer um bom negócio na venda de salão de beleza

A venda de salão de beleza pode ser um processo complexo. Mas se você dispor das informações corretas e um bom planejamento, então esse seria um processo tranquilo e, claro, um bom negócio.

Neste artigo, discutiremos tudo o que é necessário saber para quando quiser vender um negócio desse tipo, incluindo o que considerar antes de colocar seu salão à venda, como avaliar o valor do negócio, como encontrar um comprador adequado e mais.

 

O que considerar antes de anunciar a venda de salão de beleza

Antes de anunciar seu salão de beleza à venda, é importante considerar alguns fatores importantes que poderiam afetar o processo de venda e valor de venda do empreendimento. Listamos a seguir esses elementos para te ajudar a fechar um bom negócio.

 

Conheça o valor do seu negócio

O primeiro passo antes de anunciar a venda de salão de beleza é entender seu valor atual de mercado. A principal forma de avaliar o quanto vale um negócio é por meio da avaliação financeira.

Uma avaliação financeira considera vários fatores, incluindo receita, fluxo de caixa, despesas e ativos do salão.

 

Reorganize suas finanças

Antes de colocar seu salão de beleza à venda, garanta que suas finanças estejam em ordem. Isso significa que você terá que:

  • Manter todas as suas contas atualizadas e pagas;
  • Seus registros financeiros e fiscais devem estar atualizados e organizados;
  • E suas dívidas e empréstimos devem ser gerenciados adequadamente.

Seria importante contar com a ajuda de um bom contador nesse momento. Esse profissional te ajudará a manter suas finanças em ordem e, com isso, melhorar as propostas que teria para a venda do salão.

 

Considere a imagem da marca

Um potencial comprador avaliará a imagem do seu salão de beleza. É por isso que é imprescindível certificar-se de que sua marca esteja bem estabelecida.

Algumas dicas que ajudam com isso são: ter um site atualizado, contar com as redes sociais, etc. Se o salão possui uma base de clientes consiste, isso também ajudaria a conseguir realizar campanhas que melhorariam a imagem do negócio.

Lembre-se de que a qualidade do serviço que oferecido também pode afetar a imagem da marca.

 

Considere a localização do seu salão de beleza

A localização do seu salão também é um fator essencial para ser considerado antes de colocá-lo à venda.

Salões de beleza localizados em áreas urbanas ou em áreas com alta concentração de pedestres são as opções mais atraentes para potenciais compradores, o que ajuda ainda a melhorar o preço que você pode pedir pelo estabelecimento.

 

Garanta que sua equipe esteja bem treinada

Se você possui uma equipe no salão de beleza, garanta que eles estejam bem treinados e qualificados. Desse modo, o local disporá de uma equipe que atende os clientes da melhor maneira e realizará os serviços com profissionalismo.

E sabe o que isso ainda pode fazer por você? Isso ajudaria a elevar o preço de venda do salão.

 

Limpe e organize seu salão

Antes de colocar o estabelecimento à venda, certifique-se de que ele esteja limpo e organizado. Por ser tratar de um espaço que cuida da beleza, é crucial que ele esteja muito apresentável, o que ajudaria a melhorar a percepção de valor que os possíveis compradores têm do local.

 

Avaliando o valor do seu salão de beleza

Queremos nos aprofundar agora nessa etapa que é tão crucial para a venda de salão de beleza, que é a avaliação do preço de venda. Para isso listamos alguns pontos cruciais a seguir.

 

Avaliação financeira

Uma avaliação financeira é a forma mais comum de avaliar o valor de qualquer negócio à venda.

Nesse método, são considerados os ativos do salão, como equipamentos e móveis, além do fluxo de caixa e despesas ali. Com todas essas informações em mãos será possível realizar o processo chamado de valuation, que possibilita saber um preço estimado para a venda de um negócio.

Com o valuation você poderá determinar um preço de venda que seja justo para o seu salão.

 

Avaliação comparativa de mercado

Outra forma de avaliar o valor do seu salão de beleza é por meio de uma avaliação comparativa de mercado. Essa avaliação considera o preço de venda de outros estabelecimentos similares ao seu. Mas aqui você ajusta o preço anunciado de acordo com localização, tamanho, base de clientes, etc.

 

Venda de salão de beleza: avaliação baseada em ativos

Uma avaliação baseada nos ativos é um método menos comum para avaliar o preço do seu salão de beleza.

Isso envolveria a determinação do valor dos ativos da empresa, como equipamentos, móveis e estoque, e subtrair as dívidas e passivos do negócio. O resultado será o valor líquido dos ativos do salão.

 

Venda de salão de beleza: encontrando um comprador adequado

Depois de avaliar o valor do negócio que pretende vender e prepará-lo para venda, é hora de encontrar um comprador adequado. Existem várias maneiras de encontrar um comprador adequado para o seu salão de beleza, tais como:

  • Anunciar em sites de classificados: há como anunciar pela internet em sites de anúncios gerais. Esse é um modo menos recomendamos, pois você estará anunciando para um público que não é segmentado, podendo perder tempo com curiosos;
  • Anúncios em mídias sociais: outra maneira de encontrar um comprador para o seu salão de beleza é com anúncios em mídias sociais. Há como postar sobre a venda do seu salão em suas páginas de mídia social, pedindo ainda para amigos e familiares compartilharem com suas redes;
  • Oferecendo o negócio para os funcionários: os funcionários que já conhecem o estabelecimento e têm interesse em possuir um salão de beleza podem ser compradores em potencial. Além disso, essa opção poderia ajudar a garantir a continuidade do negócio depois da venda.

 

Contrate um corretor de negócios

A contratação de um corretor de negócios seria uma boa opção para encontrar um comprador adequado para o seu salão. Esse profissional ainda te ajudaria na definição do preço de venda.

Os corretores de negócios dispõem de ampla experiência em lidar com a venda de empresas e podem ajudá-lo a encontrar compradores em potencial, além de orientá-lo ao longo do processo de venda.

 

Negociando a venda do seu salão de beleza

Depois de encontrar um comprador adequado para o seu salão de beleza, negocie a venda. É importante entender que a negociação não se resume apenas ao preço de venda, mas também aos termos da negociação. Aqui estão alguns fatores cruciais para considerar durante a negociação:

 

Preço de venda

O preço de venda é um dos fatores mais importantes a serem considerados nessa negociação.

Certifique-se de ter uma ideia clara do preço para venda do seu salão de beleza antes de começar a negociar.

É importante manter em mente que, mesmo que seja seu objetivo obter o melhor preço possível, o comprador também buscará uma boa oferta.

 

Termos de pagamento

Como a negociação se dará? Estabelecer isso é mais um passo de suma importância nessa negociação. E isso inclui o valor do pagamento inicial, bem como os pagamentos subsequentes e as devidas datas.

É crucial determinar termos claros de pagamento a fim de evitar qualquer confusão ou mal-entendido.

 

Inclusões e exclusões na venda de salão de beleza

Ao negociar a venda do seu salão de beleza, certifique-se de que todos os ativos e passivos estejam incluídos ou excluídos do acordo. Se houver algo que gere custos ali, isso poderia não apenas trazer transtorno para o futuro dono, como para você também.

Mas o que considerar?

Isso inclui equipamentos, estoque, contas a receber, dívidas e mais. Certifique-se de que todas essas inclusões e exclusões sejam documentadas.

 

Período de transição

O período de transição é quando o antigo proprietário e o novo trabalham juntos para garantir o trespasse tranquilo.

Durante a negociação, é fundamental discutir o período de transição e definir um plano claro a fim de garantir que tudo seja transferido de forma adequada e que o negócio continue a operar sem problemas.

 

Documentação legal necessária

Depois de negociar a venda de salão de beleza, cabe garantir que toda a documentação legal esteja em ordem.

Isso inclui transferir todos os ativos e passivos do negócio, assim como a transferência de qualquer licença ou permissão crucial para operar o salão de beleza. A seguir estão alguns dos documentos legais para preparar.

 

Contrato de venda

O contrato de venda é um documento legal. O mesmo estabelece os termos da venda do seu salão.

Este contrato deve incluir o preço de venda, mas também os termos de pagamento, as inclusões e exclusões, o período de transição e qualquer outra informação relevante. Mas é necessário contar com a ajuda de um advogado para isso.

 

Documentos financeiros

Você precisará fornecer ao comprador documentos comprovando a saúde financeira do salão de beleza. Isso pode incluir demonstrações financeiras, balanços patrimoniais, declarações de impostos e outras coisas.

Mas aqui também cabe ter a ajuda de um contador ou consultor de negócios para o ajudar.

 

Licenças e permissões

Talvez o seu salão de beleza requeira licenças ou permissões para operar. Nesse caso, será necessário transferi-las para o novo proprietário.

Isso pode incluir uma licença de esteticista, uma licença sanitária e outras licenças ou permissões necessárias para operar o negócio. Sem tais licenças o negócio funcionaria contra as regras e normas, o que poderia resultar na suspensão das atividades.

 

Contratos e acordos

Se o seu salão de beleza possui contratos ou acordos com fornecedores, clientes ou funcionários, tais contratos precisarão ser transferidos para o novo proprietário.

Certifique-se de que todos os contratos e acordos estejam em ordem antes de concluir a venda.

 

Transferência de propriedade

O novo dono agora é quem será não apenas o detentor do estabelecimento, como dos ativos e passivos ali. Desse modo, com a transferência pode acontecer a transferência também das responsabilidades 

É necessário transferir a propriedade de todos os ativos do negócio para o novo proprietário. Isso incluiria a propriedade do edifício, do equipamento e outros bens do negócio.

 

Acordo de não divulgação

Algo comum no processo de compra e venda de empresas é o compartilhamento de informações confidenciais.

Durante a negociação da venda de salão de beleza, é comum que informações confidenciais sobre o negócio sejam compartilhadas com os possíveis compradores. Mas isso poderia trazer danos para o negócio, gerando notícias falsas.

É importante ter um acordo de não divulgação em vigor para proteger suas informações confidenciais durante o processo de negociação.

Esse acordo se ocupa em evitar que tudo o você compartilha com possíveis compradores seja mostrado.

 

Como proteger seus interesses durante a venda

Ao vender seu salão, é importante proteger seus interesses ao longo do processo. Isso inclui:

  • Documentar por escrito todas as negociações;
  • Garantir que as licenças e permissões estejam em ordem;
  • E ainda garantir que todos os acordos de pagamento sejam cumpridos.

A seguir estão algumas dicas para proteger seus interesses durante a venda do seu salão de beleza.

 

Contrate um advogado

Se pretende realizar a venda de salão de beleza, terá que contratar um bom advogado. E o ideal é que esse profissional tenha experiência em transações comerciais.

Um advogado pode ajudá-lo a transitar pelos aspectos legais da venda, garantindo a organização de todos os documentos e protegendo seus interesses durante todo o processo de compra e venda de empresas.

 

Certifique-se de que todos os acordos sejam documentados por escrito

Ao negociar a venda de salão de beleza, é garanta que todos os acordos sejam documentados por escrito. Mas por que fazer isso? A fim de se ter mais segurança.

Esse processo compreende o contrato de venda, acordos de pagamento, transferência de propriedade e outros. Lembre-se de manter tudo documentado por escrito, pois ajudará a garantir que os termos acordados sejam cumpridos.

 

Verifique todas as licenças e permissões necessárias

Certifique-se de que todas as licenças e permissões necessárias para operar o com o salão de beleza estejam em ordem antes de anunciar o estabelecimento para venda. Isso fará com que haja uma transição tranquila para o novo proprietário, além de evitar problemas legais no futuro.

 

Proteja suas informações confidenciais

No processo de compra e venda de empresas, não importa se é um salão ou fábrica, por exemplo, proteja suas informações confidenciais. Isso inclui informações sobre os clientes, fornecedores e funcionários.

Lembre-se de que nesse caso é fundamental ter elaborado um acordo de não divulgação. Esse acordo ajuda a proteger as informações relativas ao processo de compra a venda.

 

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