No processo de venda de empresas de controle de acesso, alguns desafios podem impedir o fechamento de um bom negócio. E no artigo de hoje traremos orientações importantíssimas para superar os mesmos e conseguir uma negociação vantajosa.
Vender uma empresa no Brasil é uma decisão que precisa ser bem ponderada. É importante saber o motivo da venda, definir o preço ideal, saber o melhor momento para anunciar, saber também como identificar um comprador ideal e mais.
Esse se trata de um processo onde, para dar certo e retornar um bom negócio, é preciso superar os desafios comuns. Esses desafios comuns, se não forem superados, trarão muitas complexidades para o processo de apresentação e venda de empresas de controle de acesso.
Como se trata de um empreendimento no setor de segurança, então cabe ter uma atenção redobrada. A seguir apresentamos esses principais desafios e como contornar cada um deles.
Quando realizar a venda de empresas de controle de acesso?
Não importa se é a venda de uma empresa de controle de acesso ou de qualquer outro tipo de empreendimento, o fato é que saber o momento ideal para isso está entre as opções cruciais.
O mercado passa por flutuações a todo momento, sendo que em alguns há mais e outros menos oscilações assim. E isso gera impactos no preço de venda de um estabelecimento, assim como influencia na busca por empresas à venda:
Mas leve em conta ainda outras questões ao planejar a venda da sua empresa. E uma dessas coisas são as suas metas pessoais e também a saúde financeira da empresa. Isso será muito importante.
De acordo com um artigo publicado pela Forbes, um momento ideal para vender uma empresa é quando a mesma estiver crescendo. Mas por que isso? Porque os possíveis compradores verão a empresa assim como uma oportunidade de alto potencial.
É importante ainda citar o fato de que a ajuda de um profissional nesse aspecto pode te poupar tempo e também fornecer dados e interpretações mais embasadas. Com isso, as chances de fechar um bom negócio crescem.
Desse modo, é muito importante que você analise bem isso antes de prosseguir com a venda. Compreenda as suas necessidades e as necessidades dos outros sócios, se for o caso, antes de bater o martelo para qualquer oportunidade.
O preço de venda ideal para o negócio: como definir
Mais um desafio é saber definir o preço ideal para a venda de empresas de controle de acesso. Antes de mais nada, é preciso entender que esse tipo de negócio fornece um serviço essencial hoje para condomínios residenciais e comerciais.
Comece então avaliando a empresa de forma justa, mas também realista. Seja imparcial nesse aspecto, assim poderá determinar um preço de venda apropriado, que atrairia os possíveis compradores e seria vantajoso para você.
Nesse aspecto, leve em conta, além dos fatores tangíveis, como imóvel, equipamentos, etc., também os fatores intangíveis como marca, patentes, carteira de clientes, funcionários, produtividade ali e mais.
A reputação da marca, por exemplo, influenciaria na percepção que o mercado possui sobre a empresa. Enquanto isso, uma boa base de clientes (ainda mais fidelizados) representaria uma fonte de receita com mais estabilidade.
Mas o ideal mesmo seria contratar um profissional para fazer isso.
O profissional já é habituado com esse tipo de processo e será capaz de, por meio de dados sólidos e verídicos, definir o preço de venda ideal. Assim, a ajuda dele traria uma análise mais fundamentada, o que também ajudaria na hora de apresentar argumentos para convencer o possível comprador.
Um profissional realizaria o valuation para chegar a um preço estimado o negócio diante do mercado.
Há como fazer essa avaliação por meio dos dados da sua empresa comparados com outras empresas do setor, há como fazer isso também analisando o fluxo de caixa da empresa e, ainda, por meio de projeções, entre outros modos.
Vender é mesmo a melhor decisão?
Talvez essa seja uma uma dúvida que tenha surgido para você em um dado momento após decidir vender o negócio. Será que a venda é a melhor decisão? Isso é algo que apenas você pode responder, afinal de contas, são muitas as coisas que levam uma pessoa a querer repassar um negócio:
Veja que existem muitas razões para fazer esse trespasse. E cabe a você decidir a melhor hora, segundo suas urgências. Há ainda como buscar orientação de algum profissional como um consultor de negócios.
Mas nesse caso, além de considerar suas necessidades e a situação do mercado, considere a situação atual da empresa.
Venda de empresas de controle de acesso: gerar valor para o negócio e melhorar a negociação
Como melhorar o preço de venda e aumentar as chances de fechar um bom negócio? Gerando valor para a empresa. Mas como fazer isso? Existem diferentes e eficazes maneiras para isso.
Uma das primeiras coisas a se fazer é melhorar a eficiência financeira da empresa.
Para isso, mantenha as finanças organizadas, com registros, um histórico consistente quanto aos lucros, etc. Desse modo você elevaria a confiança que o possível comprador teria na sua empresa de controle de acesso.
Expanda a base de clientes, o que mostrará que a empresa não depende apenas de alguns. E com isso ela se mostrará algo mais sólido e estável. E a atratividade da empresa aumentará também.
Outra coisa que ajuda é desenvolver uma marca forte. Invista então tanto na construção quanto na manutenção disso. Desse modo você aumenta a percepção que os potenciais compradores teriam sobre a empresa diante do mercado. Uma reputação positiva é um valioso ativo.
Por fim, mas não se resumindo a isso, otimize as operações antes da venda de empresas de controle de acesso. Esse tipo de negócio, ao mostrar eficiência operacional, diminuindo os custos não importantes, além de tomar outras medidas nessa mesma linha, se torna mais atraente.
O fato é que, independentemente do segmento, empresas bem gerenciadas se tornam mais atrativas.
Manter o sigilo a fim de proteger a imagem da empresa: um passo importantíssimo
Manter a confidencialidade no processo de venda de empresas de controle de acesso é vital para prevenir a instabilidade entre clientes, funcionários e mesmo entre parceiros e fornecedores.
Isso pode ser um grande desafio, ainda mais entre empresas menores, onde a notícia sobre a venda poderia se espalhar rapidamente.
Mas o fato é que se essa notícia vazar antes do tempo e desse modo tão brusco (sem uma conversa séria e transparente com cliente, parceiros e funcionários), isso geraria um impacto forte, podendo causar muitos estragos no empreendimento. Que ver um exemplo:
Digamos que você anuncie sua empresa de controle de acesso e um dos interessados acabe vazando para funcionários e clientes que a empresa será vendida.
Esses funcionários e clientes terão receio disso, acreditando que a empresa está falindo, piorando a situação com o fato deles saberem da venda por outra pessoa e não pela própria empresa. Como consequência, os funcionários podem querer sair da empresa e muitos clientes deixando de fazer negócio.
Desse modo, para manter o sigilo nas negociações e resguardar a integridade da empresa, é feito o acordo de confidencialidade. Esse documento é um tipo de contrato que o interessado faz com você, dono da empresa, se comprometendo a não divulgar os dados aos quais terá acesso.
Caso o interessado descumpra com o acordo, então responderá de acordo com a lei. Esse acordo é algo muito importante. Jamais libere dados mais sigilosos do negócio sem antes ter a assinatura do interessado se comprometendo com isso.
Transferir a propriedade e os ativos de modo a não haver impactos negativos
Outro desafio da venda de empresas de controle de acesso é transferir a propriedade e os ativos de modo suave, sem gerar impactos no processo. Por impactos entende-se os transtornos gerados a funcionários e clientes com o trespasse (venda da empresa).
Dentre esses transtornos há como citar, por exemplo, transferir a empresa sem que os funcionários estejam devidamente treinados pra ter autonomia, não dependendo de você a todo momento. Há ainda como citar a preocupação com a transferência de propriedade intelectual.]
Nisso, garanta ainda que os processos essenciais serão transmitidos de maneira eficaz.
Recomendamos aqui também que você conte com um consultor de negócios, por exemplo. Esse consultor te direcionará da melhor forma nesse processo a fim de que seja feita transferência com eficácia, tanto da propriedade quanto dos ativos que ela dispõe.
Mas, claro, há como você tratar disso sozinho, porém ter essa ajuda seria essencial. Com isso você focaria em outras coisas importantes para cuidar antes de anunciar a empresa para venda.
Venda de empresas de controle de acesso: preparação prévia da empresa e de si mesmo
Um dos primeiros desafios na hora de anunciar uma empresa para venda é preparar previamente o negócio e também se preparar.
A preparação da empresa envolve manter a contabilidade em dia, atualizar documentos, estar em dia com as obrigações fiscais, com os compromissos com clientes e funcionários e mais.
Como convencerá os possíveis compradores sem estar com o negócio devidamente organizado? Essa preparação ainda te ajuda a evitar perder tempo revendo e solucionando coisas no momento de negociar.
Logo, mantenha as finanças em ordem, revise, detecte possíveis problemas que poderiam afetar até mesmo o preço de venda da empresa e mais.
Mas é muito importante que isso seja feito com a ajuda de um contador de confiança. O profissional, além de fornecer orientações importante sobre o que organizar, atualizar ou aprimorar, ainda o ajuda a analisar aspectos importantes da empresa no que tange a sua parte financeira.
Importante: essa preparação é um verdadeiro desafio, já que não são poucas as coisas para analisar. Mas o desafio seria ainda maior no caso de não providenciar isso o mais cedo possível. Logo, comece com isso com semanas ou meses de antecedência.
Como encontrar um comprador certo
Encontrar o comprador ideal envolve pesquisa de mercado, networking e também o uso de intermediários, como uma plataforma especializada. E de plataforma especializada a Quero Um Negócio entende bem.
Ainda, lembre-se de identificar compradores alinhados com os valores e objetivos da empresa.
Destaque os pontos fortes da empresa e apresente a mesma de forma bem detalhada numa plataforma online (sem dar detalhes mais aprofundados). Dessa forma, além de obter mais contatos qualificados, você ainda aumenta as chances de conectar-se com possíveis compradores.
Lembre-se depois de elaborar um documento com mais detalhes sobre a empresa, qual você apresentará ao potencial comprador somente depois do primeiro contato e de ter certeza de que aquele seria alguém qualificado.
O apoio de profissionais, como consultor de negócio e advogado especializado em compra e venda de empresas, seria crucial para detectar um comprador que entenda e valorize o que sua empresa oferece.
Aproveitamos e o convidamos para conhecer a plataforma da Quero Um Negócio. Lá há como subir anúncios de negócios à venda de variados porte e segmentos, de qualquer estado e cidade do Brasil. Clique aqui e saiba mais.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!