Quer explorar o setor de construção civil? Listamos aqui as melhores estratégias para comprar e vender empresas com ótimos lucros.
Há quem venda uma empresa com o objetivo de mudar de ramo, se aposentar, etc., há também quem compre uma empresa visando fundir a outra, ingressar de modo mais rápido e seguro num mercado, etc.
Mas há ainda um terceiro grupo de pessoas: aquelas que compram e vendem negócios, inclusive em setores específicos como o da construção civil, que se trata de um dos mais promissores em países como o Brasil.
Por meio da prática de compra e venda é possível, com algum conhecimento e ajuda, construir riqueza. E é sobre isso que abordaremos no artigo de hoje da Quero Um Negócio.
As razões para comprar e vender empresas
Comprar e vender negócios configura-se em uma estratégia de negócios envolvendo a aquisição e disposição de empresas visando gerar lucro. Ela é comumente usada por investidores, empresários e mesmo por empresas de private equity (uma forma de investimento privado).
Mas por que tantos investidores realizam esse tipo de negociação e optam por esse processo?
As principais razões para comprar e vender empresas são: obter lucro, comprar um negócio em momentos de recessão e depois vendê-lo por um bom preço, diversificação do portfólio no caso de quem é investidor, etc. A seguir abordaremos mais sobre isso.
Potencial de lucro
O principal motivo para se adquirir empresas e depois vendê-las é o lucro possível com esse tipo de negociação. Os investidores objetivam comprar uma empresa por um preço que lhes seja vantajoso e, em posteriormente, vendê-la por um valor mais alto. Essa diferença será o seu lucro.
Diversificação de portfólio
Comprar e vender empresas também é um modo de diversificar o portfólio de investimentos. Desse modo há como espalhar os riscos, posto que diferentes setores e tipos de empresas respondem de maneira diferente às condições econômicas.
Mas é importante ter acesso a informações seguras para realizar um bom negócio quanto a esse investimento.
Criação de valor
Alguns investidores possuem expertise no gerenciamento de empresas e creem que podem criar valor por meio de melhorias operacionais, expansão ou mesmo por meio de reestruturação.
E adquirir uma empresa dá a oportunidade de aplicar tais estratégias e, em depois, vendê-la por um preço mais alto.
Estratégia de crescimento
Para empresas maiores, a aquisição de outras empresas seria uma estratégia de crescimento. Isso possibilita a expansão para novos mercados, obtenção de determinadas tecnologias ou competências, além do aumento da participação de mercado.
Investir em empresas quebradas
Há também como adquirir um negócio no setor de construção que esteja falido, por exemplo, e conseguir depois um preço melhor por ele.
Existem casos onde investidores mais experientes adquirem negócios assim por um preço baixo, conseguem reerguê-los e depois obtêm um preço ótimo revendendo-os.
Mas para realizar algo do tipo é preciso conhecer tanto sobre o mercado, o setor, a empresa e saber como negociar, do contrário, será necessário ter a ajuda de um consultor de negócios experiente nesse tipo de processo de compra e venda.
Aproveitar oportunidades de mercado
Quando há mudanças econômicas, como recessões ou alta atividade de fusões e aquisições, então surgem oportunidades para investir em empresas a preços mais baixos e vendê-las em seguida com bons lucros.
Mas comprar e vender empresas pode ser um processo bastante complexo e envolveria várias etapas como análises financeiras, legais e estratégicas. E sobre isso falaremos nas próximas linha deste artigo.
O primeiro passo: identificando oportunidade
A fase de detectar oportunidades é o ponto de partida nesse processo de compra e venda de empresas.
Nesta etapa, é comum que os investidores realizem uma busca ativa a fim de encontrar empresas alinhadas com seus objetivos de investimento. E dentre os principais aspectos dessa fase há como destacar:
Due diligence e compreensão dos riscos ao comprar e vender empresas
Antes de adquirir uma empresa, os possíveis compradores precisam realizar uma investigação detalhada para entender os riscos e oportunidades envolvidos. E aqui é usada a chamada due diligence, que ainda conta com diferentes tipos com base no foco.
Há a due diligence financeira, onde os compradores investigam com cuidado os registros financeiros da empresa, tais como balanços, demonstrações de resultados e fluxos de caixa.
Isso ajuda a detectar tendências financeiras, dívidas ocultas, podendo avaliar a saúde financeira geral do negócio.
A due diligence operacional já é aquela que compreende uma análise profunda dos processos internos.
Mas além dos processos, há ainda como analisar: a gestão de recursos humanos, os sistemas de produção e cadeia de suprimentos, entre outros. É algo que ajuda a saber sobre ineficiências operacionais e oportunidades de melhoria.
Já a due diligence legal é responsável por analisar propriedade intelectual, contratos, litígios, conformidade regulatória e mais. Por meio disso há como assegurar que não haja surpresas legais depois da compra.
Por fim, há a due diligence comercial, qual compreende a análise do setor que é seu alvo, da concorrência e estratégia de vendas da empresa. Isso ajudará na compreensão do potencial de crescimento e sobre a posição competitiva do negócio no mercado.
Avaliação do valor da empresa de construção
O processo de avaliação é crucial para comprar e vender empresas, pois ajuda na determinação do valor monetário do empreendimento. E existem várias abordagens aplicada para essa avaliação, sobre as quais falaremos a seguir.
Múltiplos de mercado
Nessa abordagem, a empresa passa por uma avaliação que a compara com empresas similares no mercado.
Os analistas aqui levam em conta múltiplos financeiros, como o preço/lucro (P/L) ou também o preço/valor patrimonial por ação (P/VP). E com isso eles determinam um valor justo segundo o desempenho relativo da empresa.
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
Essa é uma abordagem embasada nas projeções de fluxo de caixa futuro da empresa de construção.
Aqui se traz os fluxos de caixa futuros para o valor atual usando uma taxa de desconto adequada. Isso possibilita considerar o valor do dinheiro no tempo e é comumente considerado um método mais preciso na avaliação de empresas em estágios de maturidade variados.
Avaliação de Ativos
Os ativos são elementos cruciais para considerar também ao avaliar o preço de um negócio no setor da construção. E aqui é necessário levar em conta ativos tangíveis e intangíveis. Isso inclui: edifícios, equipamentos, também a propriedade intelectual, clientes e mais.
A avaliação de ativos tende a ser usada nos casos onde a empresa possui mais valor nos seus recursos físicos e intangíveis do que na sua capacidade de gerar caixa.
Cada método de avaliação possui suas vantagens e desvantagens. É importante saber disso. E a escolha do que será mais apropriado dependeria de alguns fatores, mas como se trata de um negócio no setor de construção há como reduzir os elementos a considerar.
De qualquer modo, considere a disponibilidade de dados e informações financeiras para essa avaliação.
Em muitos casos, uma combinação de tais métodos é usada visando obter uma estimativa mais precisa sobre o valor da empresa. A avaliação é muito importante para determinar o preço do negócio e para garantir que a transação seja justa e favorável para os envolvidos.
Negociação de termos
A negociação de termos é também uma etapa importantíssima ao comprar e vender empresas. Aqui ambas as partes (quem compra e quem vende) buscam chegar num acordo mutuamente benéfico. E dentre os aspectos principais para tratar sobre os termos há:
Integração eficaz
A integração se trata de uma fase muito importante depois da compra de uma empresa de construção. Ela possui um papel crucial no sucesso da transação. Basicamente, é um processo que envolve a harmonização de distintos elementos da empresa adquirida com a organização de quem a comprou.
Essa integração necessita da mescla das culturas organizacionais, da fusão das operações diárias, infraestrutura e processos.
Nesse processo, escolher bons líderes e compor uma equipe de gerenciamento com coerência será algo fundamental. Manter um relacionamento concreto com clientes e fornecedores também será algo importante.
Outro aspecto importante é que haja uma orientação por meio das metas financeiras e estratégicas definidas na aquisição, visando alcançar sinergias que expliquem o investimento. Uma comunicação clara e sólida com as partes interessadas é necessária, tanto internas quanto externas.
E durante esse processo, a avaliação consecutiva é crucial no monitoramento do progresso e correção de desvios, assegurando que os objetivos da integração serão alcançados.
A realização desse processo depois da compra a empresa de construção será muito importante. Com isso se pode criar um negócio unificado, maximizando o valor desse investimento.
Mas esse processo precisará de um planejamento cuidadoso, recursos apropriados e uma abordagem estratégica a fim de alcançar os objetivos de estabelecidos.
Outros aspectos importantes ao comprar e vender empresas de construção
Existem outras coisas importantes para levar em conta ao ingressar no mundo das compras e vendas de empresas.
Considerações legais e regulatórias
Comprar e vender empresas envolve questões legais e regulatórias, a exemplo de aprovações governamentais, concordância com leis antitruste e também regulamentações específicas do setor.
E é importante nesse momento ter a ajuda de profissionais especializados como contador, advogado e corretor de negócios.
Gerenciamento de riscos para fechar um bom negócio
Ao mesmo tempo que proporciona lucros expressivos, o processo de comprar e vender empresas traz riscos financeiros. E é necessário que os investidores se preparem para saber como tratar de tais riscos através de uma análise cuidadosa e de um planejamento estratégico.
Comprando e vendendo numa plataforma específica
Lembra quando falamos que o melhor local para comprar e vender empresas seria numa plataforma específica? Pois bem, num local assim há como encontrar compradores e vendedores com mais facilidade.
Essa plataforma atua exclusivamente com a intermediação entre quem busca e quem anuncia um negócio. E a Quero Um Negócio é uma plataforma desse tipo.
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