Confira 7 dicas de ouro para vender seu escritório de contabilidade

Por Lucio em 22 de Abril de 2022
Confira 7 dicas de ouro para vender seu escritório de contabilidade

Para vender seu escritório de contabilidade você precisa conhecer todas as etapas envolvidas nesse processo. E aqui temos 7 dicas que te ajudarão a saber o que deve fazer e tomar as melhores decisões.

Mesmo que planejar a venda de um negócio possa parecer algo assustador, quando se conhece todos os trâmites envolvidos isso torna-se algo mais fácil e também lucrativo.

Conseguir mais tempo para dedicar a outros projetos, obter uma quantia para investir num novo ou atual negócio, se aposentar, enfim, há muitos planos para concretizar após a venda de uma empresa. E com as dicas a seguir você poderá concretizar o que precisa.

 

Por que você quer vender seu escritório de contabilidade?

Antes de seguir para as dicas, cabe esclarecer essa questão que é crucial para o processo: o motivo da venda.

Os interessados em adquirir um negócio desses vão querer saber por que você quer vender o escritório de contabilidade. A primeira coisa que boa parte das pessoas pensam quando veem um anúncio de empresa à venda é que ela não anda bem.

Se você quer transmitir confiança e conseguir fechar um bom negócio, é importante contar o motivo para a venda e destacar os pontos positivos do negócio para os potenciais compradores.

Aposentadoria, doença, disputas judiciais, problemas familiares, falta de sucessão, etc. Há muitas razoes para querer vender sua empresa e é necessário esclarecer a sua para elaborar um argumento de venda que seja convincente.

Confira agora as dicas que temos para que você consiga fechar um bom negócio.

 

1 - Organize-se o quanto antes

Primeiramente, ponha tudo em ordem na empresa. Essa etapa é de suma importância tanto para agilizar o processo de negociação quanto também para se conseguir gerar mais valor mostrando um negócio bem estruturado e organizado.

O que precisar de solução o faça antes mesmo de anunciar que quer vender seu escritório de contabilidade.

Por meio dessa organização você conseguirá fazer uma apresentação e proposta de venda mais atraentes.

Importante: você deve começar o mais cedo possível, pois assim terá tempo suficiente para realizar ajustes, quando for necessário. O ideal é fazer essa organização de documentos e outras coisas importantes com no mínimo 1 ano de antecedência.

 

2 - Conheça os dados financeiros do seu negócio

Coloque também as finanças do escritório de contabilidade em dia. Prepare demonstrativos financeiros, elabore também projeções e tenha as principais métricas do negócio em mãos para apresentar ao potencial comprador (mas apenas após ele assinar um acordo de confidencialidade).

Qual a situação financeira da empresa? Existem passivos pendentes? Qual o crescimento do negócio? E sobre o lucro bruto e líquido? Os compradores querem saber sobre essas e outras coisas e você deve ter documentos bem organizados para apresentar.

Do mesmo modo que a organização do negócio, a preparação desses documentos deve ser com antecedência. Com isso você não perde tempo tendo que atualizar documentos e realizando outros procedimentos necessários.

 

3 - Faça uma auditoria independente das suas finanças

Esse é um passo opcional, mas que ajudará (e muito) a proporcionar mais confiança aos possíveis compradores. A auditoria independente pode ser algo decisivo na hora da negociação e te fazer conseguir uma boa oferta.

Mas essa auditoria deve ser realizada somente por profissionais especializados nesse tipo de processo. Pesquise bem antes de fazer a contratação.

 

4 - Quanto vale seu escritório de contabilidade?

Carteira de clientes, ativos e passivos, funcionários, desempenho, fluxo de caixa, posicionamento do negócio, entre outros fatores devem ser considerados na hora de avaliação o preço de venda de uma empresa.

Mas para saber quanto vale seu escritório de contabilidade é necessário contar com um consultor de negócios para fazer o valuation. Quando realizar esse processo é importante não usar apenas um método de valuation, mas certificar-se do resultado usando ao menos dois dos métodos.

Utilizar mais de um método de valuation ainda será importante para mostrar aos potenciais compradores que o negócio é lucrativo e agora e o será no futuro (por meio das projeções).

Com o valuation realizado por um especialista à parte, isso gerará mais credibilidade na hora da venda. O comprador terá segurança em investir na aquisição do negócio, pois sabe que o preço dele foi definido por um profissional experiente.

 

5 - Quais são seus objetivos e necessidades ao vender seu escritório de contabilidade

Antes mesmo de anunciar que deseja vender o negócio, considere quais são suas necessidades e objetivos com a venda.

Você quer vender a empresa toda ou apenas parte dela? Estaria disposto a continuar trabalhando ali por algum tempo após a venda (num acordo para auxiliar o novo dono)? É importante para você que o negócio continue e que siga com o mesmo padrão de qualidade?

A venda de uma empresa pode te ajudar a concretizar diferentes propósitos, contudo para isso ela precisa estar alinhada com tais propósitos e/ou necessidades. É por isso que outra etapa inicial importante é realizar esse balanço de suas necessidades e objetivos.

É importante nesse momento atuar lado a lado com o seu consultor financeiro ou mesmo contador. Com ele, defina de quanto precisa com a venda do escritório de contabilidade para realizar o que precisa.

 

6 - Esse é momento ideal para vender seu escritório de contabilidade?

Será que a empresa está em boa forma para ser vendida? Será também que o mercado está favorável para esse tipo de negociação? Você conseguiria um bom preço por ela agora ou seria mais viável esperar algum tempo e implementar melhorias nela para conseguir ofertas melhores.

É nessa hora que a ajuda do consultor é também essencial. Como ele possui experiência tanto em finanças e economia quanto em mercado, logo, pode te auxiliar na identificação do melhor momento para vender seu escritório de contabilidade.

 

7 - Esteja preparado no caso de a proposta inicial falhar

É importante estar em contato com mais dois ou três compradores realmente interessados na aquisição da empresa, caso o principal contato venha a falhar em sua proposta.

Há casos em que um empresário anuncia uma empresa à venda, encontra um potencial comprador e foca apenas na negociação com ele, acontecendo que depois disso esse primeiro desista da aquisição e todo o tempo dedicado foi perdido.

É importante sempre ter um plano B ou, ou seja, negocie com mais de um interessado e mantenha contato com ele.

Outra coisa importante também, e que pode te ajudar a evitar situações assim, é fazer a qualificação do comprador. Faça isso antes mesmo de fornecer informações mais confidenciais sobre a empresa. Isso também um consultor de negócios pode te ajudar a realizar.

 

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