Comprar empresa em tempos de crise é arriscado?

Por Urias em 20 de Agosto de 2021
Comprar empresa em tempos de crise é arriscado?

Será que comprar empresa em tempos de crise é uma ação ariscada?

Adquirir um negócio pronto é uma grande ideia para quem quer ter o próprio negócio ou expandir o que já possui, ainda mais em momentos de crise.

Na realidade, investir numa empresa na crise é sim uma opção de risco, mas existem situações em que se configura numa grande oportunidade. E oportunidade essa que não se pode deixar passar, pois pode mudar os rumo que sua vida e/ou negócio toma.

Todo empreendedor assume riscos uma vez ou outra em sua vida, sejam eles pequenos ou grandes. E adquirir um negócio em tempos de incerteza é algo comum desse perfil de pessoa, mas eles o fazem com base em dados sólidos.

Um exemplo seria adquirir um negócio quando o mercado encontra-se desaquecido, mas, já havendo feito pesquisas aprofundadas, saber que o negócio, se bem direcionado, conseguirá passar por essa fase e se apresentar lucrativo depois.

Assim, comprar empresa em tempos de crise é viável se você souber o que está fazendo.

Enquanto alguns investidores tendem a ver a crise e a baixa do mercado como um fator para entrar em pânico, em contrapartida, outros investidores conseguem enxergar a situação como uma oportunidade para a compra.

Uma das grandes vantagens nesse momento é que, devido à crise, o preço das empresas despenca, uma vez que muitas delas enfrentam momentos ruins por um motivo ou outro e muitos empresários veem a venda como uma saída, anunciando por um valor abaixo do valor de mercado.

Há casos onde a pessoa já possui uma empresa, mas pensa em adquirir outra com o objetivo de expandir o negócio para um mercado mais amplo, por exemplo.

Comprar empresa na crise requer isso do seu comportamento

O fato é que existem empresas que estão à venda na crise por conta de que o dono tenha algum tipo de dificuldade para contornar um problema e outro o pode fazer.

Um exemplo disso seria no caso de muitos negócios físicos que foram pegos de surpresa com a pandemia do coronavírus, mas outros souberam se adaptar ao meio digital, seja por meio de e-commerce ou usando a redes sociais, por exemplo.

No caso daqueles que não conseguiram sobreviver, eles foram vendidos e outros souberam como seguir adiante com sua estrutura, seguindo com o negócio repaginado.

Mas comprar empresa pronta num momento de crise requer que você seja paciente para analisar cada ponto em detalhes. Na realidade esse é um dos requisitos quase que obrigatórios para uma boa negociação.

Outro requisito quanto ao seu comportamento é ser disciplinado. Do mesmo modo que abrir um negócio do zero, investir em algo pronto necessita de planejamento.

Por fim, é de extrema importância entender o comportamento do mercado onde a empresa se encontra.

Como você saberá que um negócio vale a pena num momento de incertezas sem ter antes um conhecimento e dados sólidos sobre o mercado e o negócio em si? Para isso o conhecimento e planejamento são itens essenciais.

O que diferencia a compra de um negócio na crise da compra em outros momentos?

A principal diferença é que há um risco maior, se comparado a outros momentos. Mas o resultado que se pode ter também é.

O fato é que a compra de um negócio é um risco, contudo abrir uma empresa do zero é algo mais ariscado, sabia disso?

Ao abrir uma empresa você não possui clientes, precisa encontrar fornecedores confiáveis, tudo é incerto, mesmo tendo feito uma pesquisa de mercado e elaborado um plano de negócios. Mas um negócio pronto já testou o mercado, já possui alguns clientes, produtos conhecidos, etc.

Logo, mesmo em momentos de crise essa pode ser a melhor escolha, se feita sabiamente. Você já começa com algo pronto, que fez pesquisa de mercado, que possui uma estrutura bem planejada e elaborada, entre outras vantagens.

É comum que o mercado esfrie diante de alguma calamidade, contudo quando a poeira abaixa as coisas tendem a voltar gradativamente ao normal. Seja para que seu negócio ganhe mais força no mercado ou mesmo para dar seus primeiros passos como empresário, é uma opção que vale a pena analisar.

Ainda, adquirir um negócio pode também servir para que você herde uma carteira de clientes, quando não se deseja seguir com a marca em si, por exemplo.

Como dissemos, se você souber o que está fazendo, então essa é uma excelente oportunidade de investimento.

Mas o que deve ser analisado nesse momento?

Contudo, ao comprar empresa você deve tomar alguns cuidados. E aqui temos uma lista do que deve ser levado em consideração.

Você sabe o motivo da venda?

O primeiro deles é saber por que o dono quer vender a empresa.

Num momento de crise, é quase certo que o proprietário quer se desfazer do negócio por não conseguir dar conta. Mas ainda existem outras razões como: o negócio estar em sérios apuros em questão de dívidas, motivo de aposentadoria, problemas com sócios, etc.

Mas em que isso lhe diz respeito? Em muitas coisas!

Se o dono quer vender o negócio devido a problemas com os sócios ou um sócio, por exemplo, então pode ser que ele esteja vendendo apenas a sua participação na empresa. Isso quer dizer que o negócio não será 100% seu, mas apenas uma parte dele.

Já se a venda for por altas dívidas, talvez o investimento não compense. Pelo contrário, esse pode ser o começo de uma dor de cabeça.

É muito, mas muito importante que você saiba o motivo da venda e se é uma venda total ou parcial.

Informações sobre o negócio

Outra etapa importante na hora de comprar empresa é buscar o máximo de informações sobre o negócio, tendo acesso a documentos que comprovem isso. Não economize no que pesquisar e nem tenha pressa nesse momento.

Aqui o que recomendamos é que se tenha a ajuda de um corretor de negócios para analisar a empresa juntamente com você. Dentre os documentos para análise estão:

- Demonstração de Resultados do Exercício (DRE);

- Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

- Balanço Patrimonial;

- Fluxo de Caixa;

- Demonstração do Valor Adicionado (DVA);

- Alvarás;

- Contratos;

- Entre outros.

Se consulte com um contador ou consultor de negócios para saber quais os outros documentos necessários.

Valor de mercado

Cabe ainda verificar se o negócio à venda possui um preço que esteja de acordo com o que vale diante do mercado. Para isso o consultor é o especialista indicado, pois conhece todos os métodos para definição de um preço estimado.

Obviamente que o cálculo deve levar em conta a situação de crise e possível desvalorização do negócio nesse momento.

Como comprar empresa na crise com menos riscos?

Por meio da ajuda de um consultor de negócios você tem consegue investir numa empresa com menos riscos.

E na plataforma da Quero Um Negócio nós tornamos o processo ainda mais simples. Acesse a centenas de anúncios de empresas à venda no Brasil. encontre o negócio ideal e comece a analisar tudo conforme descrevemos aqui.

Também, conte com toda a segurança e transparência do nosso site. Somos uma das maiores plataformas especializadas em compra e venda de negócios do país. Clique aqui e conheça mais sobre nós.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..