Agora é o momento para conquistar aquela independência. Mesmo em meio a crise financeira, milhares de novas empresas surgiram no país. Ao contrário do que podíamos esperar, muitos novos empreendedores cansaram de esperar uma vaga de emprego.
Empreender é um talento nato do brasileiro, por isso ele busca a compra e venda de negócios a todo momento. A fim de remarem contra a maré, empresas de vestuário, acessórios e serviços na área da beleza estão no topo da lista dos dez setores que mais abriram em meio a pandemia.
Mas antes de escolher uma oportunidade de negócio, esteja atento a algumas dicas. Elas são fundamentais para que você realize um bom fechamento. Ainda neste artigo, saiba onde encontrar boas oportunidades.
A importância de uma empresa intermediária
As empresas que fazem a intermediação são mais experientes e evitam certos equívocos. Geralmente, vender uma empresa envolve para o proprietário, questões afetivas ao negócio. Se a empresa é da família, é muito difícil se desfazer do empreendimento.
Por isso, envolver terceiros especializados na hora da venda de negócios, evita transtornos emocionais. Essa é uma maneira de garantir uma venda de forma mais assertiva.
Podemos dizer que essas empresas funcionam como facilitadores imparciais no processo de compra e venda de negócios. Sendo assim, o proprietário consegue fazer a transação sem participar de forma emotiva.
Evite fraudes na hora da compra e venda de negócios
É muito comum ver possíveis compradores interessados no negócio. Eles podem aparecer como “pessoas de bem” e bem-sucedidas. Na maioria das vezes, são pessoas educadas, gentis e bem-vestidas.
Para o empresário que não tem malícia na compra e venda de negócios, é bem possível que ele caia em um golpe. Já as empresas especializadas trabalham com uma lista de fraudadores que já estão agindo no mercado. Isso evita dores de cabeça e prejuízo.
Além disso, empresas especializadas divulgam a venda do negócio de maneira bem confidencial, protegendo nomes de sócios Basicamente ela envia para uma lista de compradores em potencial.
Faça um M.O.U. antes da compra e venda de negócios
Assim como antes de celebrar um casamento, o período do noivado serve para conhecer mais a outra pessoa. Ou seja, de maneira mais informal você assume um compromisso perante a sociedade.
Isso significa que vocês andam de mãos dadas, saem juntos para festas e até podem usar um anel de compromisso. Porém ainda não se casaram, portanto, muitos direitos e deveres ainda não foram adquiridos.
Mais ou menos dessa forma funciona o M.O.U. Do inglês que significa memorandum of understanding ou memorando de entendimento, é uma prévia do contrato social.
Apesar de não ter efeitos legais, ainda assim garante mais segurança aos sócios do negócio. Hoje, esse tipo de acordo é feito em muitas startups. Veja o que o é acordado no M.O.U. :
Participação de cada sócio
Como fica a saída de um sócio
Forma de remuneração
Possibilidade de diluição societária
No caso de venda da empresa, algumas informações são mostradas para o possível comprador. Veja algumas delas:
Segredos industriais
Lista de clientes
Fatores contábeis e contratuais
Portanto, o M.O.U. é utilizado antes de um investimento, participação societária e compra e venda até que o contrato formal seja finalizado.
Compra e venda de negócios: onde achar boas oportunidades?
Não é tão difícil encontrar boas ofertas de negócios para começar a investir. Na maioria das vezes, basta uns cliques para você começar a cogitar uma possibilidade.
É nessa hora que você pode explorar a plataforma da Quero Um Negócio. Se você quer vender uma empresa, pode contar com nosso investimento em marketing para que seu anúncio tenha muitos compradores à disposição.
Mas se você quer comprar, conte com os nossos milhares anúncios disponíveis para você fazer negócio com segurança e transparência.
Quer saber de novas oportunidades de compra e venda de negócios? Então acesse nossa plataforma!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!