No processo de compra e venda de lojas existem alguns pontos para se analisar e ter uma negociação exitosa.
Saúde da empresa, fluxo de caixa, situação estrutural, planejamento, suas capacidades, seu orçamento, entre outras coisas são essenciais para conseguir investir bem ou para conseguir anunciar e encontrar um bom comprador.
E temos aqui 6 cuidados extremamente importantes no processo de compra e venda de lojas, esteja você de que lado for (comprador ou vendedor). Confira nas próximas linhas o que trouxemos.
1 - O que é importante avaliar nesse tipo de negociação
Analisar a situação da empresa é um dos passos importantes para saber o que você está prestes a adquirir ou, no caso de quem quer vender uma loja, sobre a situação do estabelecimento para montar uma boa proposta de venda.
Nisso, elementos como:
- Fluxo de caixa;
- Balanços dos últimos anos;
- Questões fiscais: importantes, inclusive, para evitar o fechamento do negócio;
- Situação estrutural (verificar se há a necessidade de algum reparo ou reforma, algo que poderia gerar custos para quem pretende adquirir o negócio ou que poderia causar transtornos na venda, no caso de ser você o dono do negócio que o deseja repassar)
- Questões trabalhistas: veja também se a loja possui problemas com pagamentos dos funcionários e se esses funcionários acionaram a justiça (saber se existem processos na justiça contra ela);
- A qualificação de quem ali trabalha: funcionários bem treinados são valiosos para o crescimento e desenvolvimento do negócio;
- Entre outras coisas.
Em qualquer transação assim é essencial realizar o chamado "due diligence" para obter informações importantes sobre o negócio. Tais informações são essenciais para tomar uma decisão sobre a compra do negócio. Esse processo é para analisar uma oportunidade de negócio, vendo seus riscos e vantagens.
Nesse due diligence analise elementos como performance histórica, infraestrutura, tendências de mercado, posição financeira, posicionamento do produto e/ou serviço, análise de clientes, etc.
Se você é quem vende o negócio, também é necessário fazer um levantamento para identificar problemas que precisem ser solucionados ou ver se há algo que pode causar problemas no processo de venda. Essas e outras questões são extremamente importantes.
2 - Compra e venda de lojas: você está pronto para isso?
No processo de compra e venda de lojas é fundamental identificar também se você está preparado para isso.
Será que é o melhor momento para você adquirir uma empresa em funcionamento? Como você se sairia assumindo algo assim? Dispõe da qualificação necessária para estar à frente de uma loja?
No caso de querer vender uma loja, será que você está preparado para deixar o negócio? Já realizou todas as etapas necessárias para preparar o estabelecimento para a venda? Ou será que existem questões pendentes?
Seja quem compra ou quem vende, é extremamente importante estar preparado para esse tipo de negociação. Do lado de quem pretende adquirir um negócio desses, a capacitação é fundamental, seja por meio de cursos, experiência de trabalho numa empresa nesse segmento, workshops, etc.
3 - Leia todos os contratos
O processo de compra e venda de lojas é algo que deve ser feito com bastante calma. Não se apresse para verificar documentos, leia cada um deles com calma e analise muito bem.
No que diz respeito a contratos com fornecedores, funcionários, clientes, parceiros, etc. é importante verificar a situação de cada um. Essa é uma das coisas essenciais se quiser fechar um bom negócio.
Um advogado é alguém muito necessário para te ajudar a verificar a veracidade desses contratos e outras informações importantes. Falaremos mais sobre isso a seguir.
Importante: o processo de aquisição de uma empresa é algo que pode exigir alguns meses até que tudo se concretize. Logo, leve o tempo que precisa a fim de que as coisas prossigam bem e ambos (comprador e vendedor) alcancem seus objetivos.
4 - Conte com a ajuda de um especialista
O processo de compra e venda de negócios exige um conhecimento e experiência aprofundados nesse tipo de negociação a fim de garantir que vá tudo bem. E esse conhecimento e experiência um consultor de negócios possui.
Um consultor de negócios é um profissional capacitado para te orientar ao longo de todo o processo. Ele não é indicado só para quem vende uma empresa, quem compra um negócio também pode contar com toda a expertise que ele possui.
Através do consultor é possível saber o valor de uma empresa, se o preço anunciado é mesmo o que ela vale diante do mercado, se o investimento vale a pena, verificar se os documentos são válidos, entre outras coisas importantíssimas. Essa negociação nunca deve ser feita sozinho.
Mas além disso, a compra ou venda de uma loja também pede a ajuda de um advogado. Esse profissional prestará o suporte que você precisa nas questões jurídicas como o contrato de compra e venda.
5 - Compra e venda de lojas: a visita ao estabelecimento
Com o objetivo de saber mais sobre a situação da empresa (comprovando de perto), o possível cliente visitará a empresa. Essa visita é importante para que ele conheça a real situação estrutural, situação de equipamentos, o dia a dia ali, etc.
Nessa visita é importante que você não deixe que clientes e funcionários saibam que está ali para adquirir o negócio. Isso é importante para preservar a imagem do estabelecimento. Falaremos sobre isso com mais detalhes no tópico a seguir.
Se você é o dono da loja à venda, então esteja preparado para a visita e possíveis questionamentos. Agora se você é quem pretende adquirir uma empresa, então prepare-se para realizar perguntas importantes e saber a situação do estabelecimento por meio da uma vistoria.
6 - Contatando interessados ou buscando por uma loja à venda
Na hora de contatar os interessados, é importante fazer isso através de um ambiente adequado para esse tipo de negociação. Plataformas que trabalham com a compra e venda de empresas são as indicadas, tal como a Quero Um Negócio.
Mas é importante saber que ao colocar uma loja à venda é necessário realizar uma apresentação resumida, mas bem detalhada sobre ela. No entanto, informações mais confidenciais são fornecidas apenas depois do interessado assinar um documento chamado de acordo de confidencialidade.
Com a assinatura desse documento o possível comprador terá acesso a informações mais completas sobre a empresa.
Importante: é apenas depois de assinar esse documento também que o potencial comprador poderá visitar a loja. Mas sempre deverá manter o sigilo sobre o que tiver acesso.
O sigilo nesse tipo de negociação é essencial para evitar que notícias falsas vaze sobre a situação da loja. Isso poderia até mesmo fazer um potencial cliente desistir ou, mesmo, quando a empresa passasse para o seu nome ela perdesse clientes e vendas, por exemplo.
Logo, mantenha a confidencialidade ao longo de todo o processo, inclusive de clientes e funcionários. Espere o momento certo para que eles recebam a notícia. Na compra e venda de lojas isso é fundamental.
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