Compra e venda de farmácias: 5 dicas para anunciar sua farmácia para venda

Por Urias em 03 de Janeiro de 2022
Compra e venda de farmácias: 5 dicas para anunciar sua farmácia para venda

Diversos fatores podem fazer você levar a fechar a sua empresa. No caso da venda de uma farmácia, uma mudança de segmento ou aposentadoria pode ser o motivo. Mas na hora de repassar o negócio, você pode querer fazer às pressas  e colocar tudo a perder.

A ansiedade é um dos fatores que levam empresários que levaram anos para construir algo a perder dinheiro por falta de informação. Imagine o quanto a sua farmácia é importante para aquele local e lembre de quanto tempo demorou até que conseguisse solidez no negócio.

Entre tantos erros e acertos na contratação de funcionários, escolha de fornecedores, você teve que perder noites de sono até que tudo fluísse bem. Então, não fique no prejuízo. Aprenda a colocar a sua farmácia à venda com estas dicas.

1 - Comunique aos sócios

 

Um grande negócio pode até começar sozinho, mas com o tempo, alianças são feitas e outras pessoas passam a fazer parte da tomada de decisões da empresa. 

No caso de sócios, converse com eles para mostrar seu posicionamento e ver o que pensam a respeito. Uma conversa franca é primordial para que o negócio continue com a sua imagem de forma íntegra.

Assim, vai ser possível entender qual o propósito de cada um na empresa. Aí você vai conseguir decidir se vai fazer a venda da farmácia integralmente ou se é só a sua parte mesmo.

2. Organize os documentos da farmácia à venda

Uma boa negociação precisa de muito cuidado com a papelada. É através dessa organização que você vai poder mostrar ao possível interessado que já está com tudo em dia. 

Sendo assim, separe os documentos oficiais, bem como arquivos financeiros que mostrem o balanço das vendas e também documentos jurídicos.

O importante é que o possível comprador veja que a empresa é legal e que está em dia com suas obrigações. Afinal, todo cuidado é pouco na hora de negociar algum bem. visto que são muitos os tipos de golpes. 

Por isso, mostrar que a empresa é idônea traz mais confiança a quem estiver com tudo pronto para assumir a compra da farmácia o mais rápido possível.

Evite deixar pendências, principalmente quando os documentos forem obrigatórios para o funcionamento como: alvarás, registros, marcas e patentes e documentações jurídicas.

3. Arrume as pendências de documentos

Muitas vezes, algumas pendências ficam para serem resolvidas. Assim é com alguns documentos pré-formalizados, mas que, com os anos acabam sendo esquecidos na gaveta. 

Pode acontecer com o contrato social. De repente, você se juntou a um amigo e o colocou como sócio da sua farmácia. Porém, não houve uma formalização dessa sociedade. 

Outra questão é saber passar informações claras sobre a lucratividade do negócio. É importante ter todas as movimentações financeiras em dia. Dessa forma, o interessado garante que está fazendo uma boa compra. Portanto, seja fiel ao que realmente acontece na sua empresa.

Assim, não haverá margem de dúvida , logo você vai conseguir fazer a transferência do negócio sem perder muito tempo. Caso o possível interessado não esteja de acordo com alguma informação, você poderá apresentar para outra pessoa rapidamente.

4. Qual o valor da minha farmácia à venda?

A farmácia precisa de uma boa avaliação especializada antes de ser precificada. Você precisa ver quanto de estoque ainda tem no estabelecimento, equipamentos, mobiliários, além de todo valor não tangível que ela possui.

Nada melhor que contar a ajuda de um especialista para saber qual método de avaliação ele vai aplicar para colocar a sua empresa à venda. 

Existem consultores que estudam diversas formas de dar preço a uma empresa. Muitas vezes, são usados mais de um método de avaliação para colocar um preço.

5. Como achar compradores

Em primeiro lugar, veja se um dos sócios que vai continuar no negócio está interessado em comprar a sua parte. Assim, agiliza mais o processo de saída da sua participação na empresa.

Agora, se for para vender a empresa completa, existem vários sites que funcionam como classificados de negócios. Aqui na Quero Um Negócio temos diversas oportunidades de compra e venda de empresas. 

Além de ser bem fácil de se cadastrar, você pode colocar informações mais superficiais para manter a confidencialidade da sua empresa.

5. Aguarde uma auditoria

A auditoria é a etapa do processo que garante ao possível comprador mais clareza do negócio. Nesse período de quase finalização, você pode preparar o memorando de entendimento que muitos dão o nome de MOU.

É nele que serão ditados os direitos e deveres, datas de pagamento, valor, e dados importantes da empresa. Podemos dizer que é uma pré-formalização do negócio.

Já a auditoria é capaz de alegar que toda documentação é legítima. Para isso, a proposta de compra e venda fica condicionada a Due Diligence. 

A Due Diligence vai aferir contas e balanços da empresa. Com ela é possível ver também se está tudo de acordo com a legalidade.

Geralmente é o comprador que fica responsável por encaminhar essa auditoria antes de concretizar a compra da empresa. 

6. Venda a sua farmácia

 

Depois de todas essas etapas terem sido concretizadas é só assinar o contrato de compra e venda.  Nele, devem estar informações dos envolvidos na transação, documentos, datas de pagamento e de início e fim de repasse de know how de operação. 

Sem dúvida, com tudo às claras por escrito, você vai conseguir fazer um bom repasse da sua empresa. 

Quer colocar a sua farmácia à venda? Então, entre na plataforma da Quero Um Negócio e veja  como se cadastrar.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..