A venda de empresas no Rio de Janeiro pode ser um processo mais prático e seguro ao anunciar online.
Segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), hoje no Brasil há mais de 447 milhões de dispositivos digitais em uso, dos quais incluem-se: celulares, computadores, tablets e outros.
Mas o que isso tem a ver com você querer vender uma empresa? Tem tudo a ver com isso se você quer usar a internet para chegar a mais compradores em potencial.
Com mais pessoas conectadas, então haverá um número maior de indivíduos em buscam soluções online, seja para saber mais sobre um produto, contratar ou serviço ou, ainda, adquirir um negócio pronto.
Muitos interessados em investir numa empresa hoje já sabem que há plataformas especializadas nisso, como é o caso da Quero Um Negócio. Por esse motivo, aqueles que residem no Rio de Janeiro ou querem empreender ali procuram por oportunidades de negócios à venda usando a internet.
E se você quer ser encontrado por um potencial comprador, deve investir nisso também.
O processo chamado de segmentação não é algo que vale apenas para os negócios que querem chegar mais rápido até pessoas que poderiam comprar seus produtos e/ou serviços, mas é também algo que pode ajudar na venda de empresas. E por meio de uma plataforma especializada você consegue isso.
Mas o que seria uma plataforma especializada em venda de empresas?
Quando falamos em plataforma especializada, nos referimos a um portal que trabalha exclusivamente com anúncios de compra e venda de empresas. Num local assim, o comprador encontrará com mais facilidade o tipo de negócio desejado.
Além do que, suas chances de encontrar o comprador certo serão muito maiores se utilizar esse tipo de plataforma.
No caso da Quero Um Negócio, nosso portal atua como um elo entre quem quer vender um negócio e quem quer comprar uma empresa, ponto comercial, franquia, etc.
Em nosso portal o anunciante pode cadastrar um anúncio com informações sobre o negócio que pretende vender e usar os filtros para otimizar esse anúncio, fazendo com que a pessoa que busca por uma empresa como essa a encontre com mais facilidade.
Um local assim é diferente de uma plataforma de classificados, por exemplo, onde há anúncios de vários produtos, serviços, empresas, etc. Nesse caso, o público-alvo (as pessoas que você quer alcançar) é menor, além de haver mais dificuldade para chegar até quem realmente importa.
Para conseguir anunciar sua empresa aos indivíduos certos, antes você teria que passar por muitos que nada têm a ver com ela. Isso geraria gasto de recursos e de tempo. Mas seria diferente se optasse por uma plataforma especializada na venda de empresas.
Outra vantagem de usar uma plataforma assim é que você pode contar com profissionais especializados que podem te ajudar a encontrar um comprador. Em nosso portal nós ofereceremos esse serviço, buscando por contatos qualificados em nossa base de contatos e os direcionando até você.
As vantagens de anunciar sua empresa à venda online
Chegar até mais compradores em potencial e ter mais praticidade nas negociações. Essas são as duas principais vantagens de anunciar um negócio à venda online. Mas as vantagens não se resumem a isso.
Quando você sobe um anúncio numa plataforma online feita exclusivamente para isso, ainda tem como vantagem a praticidade em descrever sua empresa para possíveis compradores.
Outra vantagem é o fato de poder investir baixo e conseguir chegar até mais interessados. Na Quero Um Negócio temos planos de acordo com suas necessidades, inclusive com a possibilidade de investir apenas uma vez e anunciar até a venda da empresa.
E como se trata de uma plataforma de compra e venda de empresas, manter o sigilo será mais fácil. Você informa apenas os dados e as informações sobre a empresa que não comprometeriam a identidade da mesma, que é algo tão essencial para evitar resultados negativos para ela.
6 coisas que você deve saber antes de subir um anúncio
Vender um negócio usando a internet pode te fazer concretizar mais rápido o seu objetivo, mas existem 6 coisas que você precisar saber antes de incluir o seu anúncio numa plataforma para isso.
1 - O comprador vai querer saber por que sua empresa está à venda
Por que você decidiu vender o negócio? Se ele é tão promissor e lucrativo quanto você tem dito no anúncio, por que não fica com ele? O que te levou a tomar a decisão da venda?
Se você pensa que gastar seu tempo para responder essa pergunta é uma perda de tempo, saiba que para muitos compradores essa é uma das etapas mais importantes.
Quem pretende comprar uma empresa em funcionamento hoje em dia quer saber por que o dono decidiu se desfazer dela. E estar pronto para responder essa pergunta é algo essencial para conseguir convencer um possível comprador.
Se você souber como criar um bom argumento para a venda, isso deixará o potencial comprador mais tranquilo. Então, esteja preparado.
É importante ser transparente não apenas sobre isso, porém ao longo de toda a negociação. Se um possível comprador sentir que você está omitindo ou distorcendo alguma informação, isso poderia te fazer perder uma oportunidade.
Mas, claro, é preciso saber sobre o que falar e quando falar, pois num primeiro contato não será possível liberar todas as informações. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.
2 - O sigilo é uma coisa fundamental na venda de empresas
Antes de começar a criar o seu anúncio para subir na plataforma, saiba que também é importante manter o sigilo.
Se um negócio é anunciado para a venda hoje e todos ficam sabendo, isso gerará uma repercussão negativa. Como sempre, as pessoas tendem a associar a venda de uma empresa com a sua falência, pois, do contrário, o dono não a estaria vendendo.
Mas na realidade há vários motivos para que essa venda aconteça e que não têm relação com a falência.
Então, para evitar que notícias falsas sejam apresentadas sobre o negócio, mantenha o sigilo. Na hora de subir o anúncio não divulgue o nome da empresa, nem sei endereço e nem mesmo suba fotos que possam indicar de qual empresa se trata.
Um processo que é fundamental na hora de vender um negócio é realizar o acordo de confidencialidade. Com esse documento você garante a proteção das informações e dos dados da sua empresa, evitando que isso caia nas mãos de concorrentes, clientes ou mesmo de funcionários.
Mas por que seria um perigo os dados e as informações da empresa vazarem assim? Além da repercussão negativa, como citamos, isso ainda causaria problemas para diversos setores da empresa com o vazamento de informações importantes:
-Prejudicaria a relação com fornecedores, pois eles temeriam que negociações e outros assuntos fossem expostos;
- Os funcionários poderiam se assustar com a exposição, pedindo demissão com receio e insegurança;
- E a empresa em si ficaria comprometida no seu desempenho nas vendas;
- Além de outros problemas.
3 - Cuide da papelada da empresa antes
Ter todos os documentos do negócio à venda devidamente organizados e atualizados poupará tempo nas negociações.
O processo de compra e venda de empresas, também conhecido como trespasse, não costuma ser algo breve, já que há muitos documentos para serem analisados. Contudo, ele pode ser mais demorado se você deixar para cuidar da papelada apenas durante as negociações.
Se há documentos para serem atualizados ou revisados, é importante contratar um contador para providenciar isso.
Com tudo em ordem, será mais fácil até realizar as demais etapas, como é o caso da definição de preço.
Mesmo que você tenha experiência com contabilidade ou haja pessoas qualificadas na sua empresa, o recomendado seria contratar um profissional terceirizado. Esse profissional teria uma visão imparcial sobre o negócio, o que seria importante para esse processo.
4 - Por quanto deve vender o seu negócio?
Ainda que esse empreendimento tenha um valor sentimental para você, não é assim que deverá precificá-lo. Há uma metodologia usada para definir o preço de um negócio e é importante conhecê-la, mesmo que não seja você que defina esse preço.
Mas se você não usa dados do negócio e do mercado para realizar o devido cálculo para a venda da empresa, isso pode resultar em dois problemas:
- O primeiro problema seria definir um preço para venda desse negócio acima do valor praticado no mercado para um que fosse similar. Com isso, potenciais compradores seriam afugentados;
- Já o segundo problema seria definir um preço de venda abaixo do praticado no mercado. Mas isso seria um problema para conseguir a venda? Sim, seria. Além de você perder dinheiro anunciando por um preço muito baixo, ainda poderia gerar desconfiança em possíveis compradores com um preço assim.
Aqui o valuation chega para solucionar essa questão, te ajudando a definir um preço ideal. Mas para que haja credibilidade quando você apresentar o negócio por esse valor, o recomendado é contratar um especialista para realizar esse cálculo.
É importante ainda que você esteja ciente de que o possível comprador pode realizar esse processo também. Mas para que ele faça isso teria que obter de você dados sobre a empresa, então esteja preparado.
5 - Deixe o teaser de apresentação pronto
Quando um potencial comprador entra em contato com você para saber mais sobre a empresa, o que ele deseja é já ter acesso a tudo sobre a empresa devidamente organizado.
Seria transmitida uma imagem negativa/sem profissionalismo para o comprador se você não pudesse descrever sobre alguma coisa a respeito da empresa no momento porque não possui a informação agora. Mas com o teaser você elimina isso.
O teaser é o próximo passo da negociação, sendo um documento com mais informações sobre a sua empresa.
Depois que o interessado entrar em contato e você identificar que ele realmente é alguém com interesse na aquisição do negócio, apresente para ele esse teaser.
Nesse documento estarão dados e informações como: histórico e história da empresa, dados sobre faturamento, etc. Mas não é nesse documento onde constarão dados mais sigilosos sobre o empreendimento, isso será passado apenas quando o interessado assinar o acordo de confidencialidade.
Com o teaser pronto, você terá mais tranquilidade para negociar. Se for possível, contrate um profissional para elaborar esse documento para você.
6 - O que será vendido?
É natural que o comprador faça questionamento sobre a empresa à venda e um desses questionamentos é sobre o que será vendido. Do mesmo modo, é comum que a venda de uma empresa aconteça em sua totalidade, com tudo o que está no local, ou não.
Quais equipamentos, móveis, matérias-primas, etc. serão repassados com o negócio? Quando você for subir o anúncio, descreva isso para o comprador.
Se algum equipamento for alugado, descreva sobre isso e deixe as coisas claras. Esses são detalhes cruciais.
Mas é importante também descrever as condições desses elementos. Se algum item ali necessitar de reparo, por exemplo, além de mencionar sobre isso para os interessados, entre num acordo com aquele que adquirir a empresa, concedendo um desconto em troca dele solucionar esse problema.
Uma das coisas que é extremamente importante nesse processo é a transparência. Como citamos, se um interessado vir que você é transparente, ele terá mais segurança em querer negociar com você.
Um erro comum com a venda de empresas
Tão importante quanto montar um negócio, depois vê-lo crescer e se desenvolver é elaborar uma boa saída dele.
Quando um empresário decide realizar o trespasse, ele deve preparar seus funcionários para serem mais independentes, assim eles seguirão ali com o melhor desempenho, além do que isso será bem visto por quem pretende comprar o negócio.
Porém, muitos acabam negligenciando essa parte tão importante para todo o processo.
O empresário acaba mantendo seu foco completo apenas na etapa de negociação nesse processo de compra e venda de empresas. E assim ele se esquece das demais etapas também importantes.
Se a empresa é muito dependente da sua presença para funcionar bem, você precisa mudar isso. Comece realizando treinamentos para os funcionários com foco em desenvolver a proatividade deles.
Os profissionais da sua empresa devem ser independentes a ponto de conseguirem auxiliar o novo dono em sua jornada ali. E, como citado, ter uma equipe assim no negócio ajudará a aumentar seu valor.
Além disso, se você não cuida desse problema agora, então teria que auxiliar o dono nessa transição. Talvez não fosse necessário permanecer mais tempo na empresa ajudando o atual dono se você capacitasse seus funcionários para serem proativos.
Mas esse não é um processo complexo, apenas exigirá um certo investimento nesse treinamento para a sua equipe.
É muito importante pensar nisso para garantir que o negócio será entregue em boas condições para o novo dono. Mas se houver esse impasse, seja transparente com o interessado.
Como é anunciar na Quero Um Negócio?
O nosso portal de compra e venda empresas é o maior do Brasil para negociações do tipo. Centenas de oportunidades podem bater a sua porta ao subir seu anúncio em nossa plataforma.
Atualmente, contamos com mais de 6 mil anúncios ativos em vários estados e municípios pelo país. Por sermos uma plataforma especializada na compra e venda de negócios, suas chances de encontrar o comprador ideal são maiores.
Como é anunciar a venda de empresas no nosso portal
E para subir seu anúncio basta que você realize um cadastro gratuito. Depois disso você terá que escolher um dos planos disponíveis de acordo com seus objetivos.
Mas o cadastro já é feito durante o processo de cadastramento do anúncio do negócio à venda na plataforma.
Comece escolhendo um dos planos. Em seguida, crie sua conta com e-mail, nome e sobrenome e crie uma senha de acesso. Na tela seguinte você deve informar os demais dados solicitados para cadastrar seu anúncio.
Avaliação dos anúncios
É importante saber que, afim de garantir a segurança de todos os envolvidos, os anúncios que são cadastrados em nosso portal passam por um rigoroso processo de avaliação. Assim que aprovado, então ele ficará ativo na plataforma.
Com o anúncio ativo, basta agora aguardar o contato dos possíveis compradores. Lembre-se de manter seus dados de contato atualizados.
Venda com a ajuda dos nossos consultores
Mas em nossa plataforma há ainda como escolher ter o suporte dos nossos consultores para a venda. O que eles farão, nesse caso, é buscar por um potencial comprador em nossa base de contatos e direcioná-lo para você.
Com a nossa ajuda as suas chances de fechar um bom negócio se tornam ainda maiores.
Você pode saber mais sobre o funcionamento da Quero Um Negócio acessando aqui.
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