Compra e venda de comércios: 6 curiosidades sobre o processo de negociação

Por Urias em 16 de Abril de 2022
Compra e venda de comércios: 6 curiosidades sobre o processo de negociação

Um dia você teve o sonho de comprar uma loja  para sustentar sua família. O negócio que um dia fez parte dos seus sonhos, agora vai ser desfeito. 

 

Mas como ninguém se prepara para isso, é muito comum que empreendedores não saibam muito sobre o processo de compra e venda de comércios. Isso dificulta as negociações e prolonga o tempo de venda.

 

Acima de tudo é preciso se informar bem antes de fazer a transação. Saber expor a empresa para receber visitas de possíveis interessados é fundamental. E, além disso, a venda da empresa deve ser feita com segurança. 

 

Aqui neste artigo, vamos dar seis dicas práticas para você aplicar antes da compra e venda do seu comércio.

1.Seja transparente antes da compra e venda

Os motivos podem ser diversos para venda do comércio. Podem ser por motivos pessoais ou também mudança de projeto nos negócios. Em alguns casos, a dissolução da sociedade também pode levar a um rompimento.

 

O que o possível comprador precisa é entender o motivo da venda do imóvel. E, se você for claro, vai fazer bastante diferença na hora de colocar as cartas na mesa para repassar a oportunidade. 

 

Por isso, seja bem transparente antes de negociar o seu comércio. Coloque todos os pontos importantes que o motivaram a tomar essa iniciativa. Quanto mais clareza houver, mais credibilidade você terá para concretizar a venda.

2.Reúna os documentos importantes

É preciso reunir os documentos para que o processo de compra e venda do seu comércio seja mais rápido. É nessas horas que ganha mais tempo quem é organizado. 

 

Portanto, veja seus últimos demonstrativos dos últimos três anos (DRE), balanço patrimonial, demonstração de fluxo de caixa, cópia do contrato social, declaração de imposto de renda, certidões negativas de todas as esferas, contratos de fornecedores e de trabalhadores. Não esqueça também do memorando que documenta a visão do negócio.

3.Cuidado com as informações confidenciais

É muito importante manter o sigilo da empresa. E você pode até  estar se perguntando se isso é possível já que a compra e venda deve ser anunciada. Podemos dizer que sim porque as informações que vão ser passadas no site são mais generalizadas. 

 

Entretanto, é importante lembrar que o interessado na venda da empresa precisa saber como é o negócio. Por isso,  ele vai querer ter acesso a lista de fornecedores e lista de clientes. 

 

Embora isso parece ser arriscado, é importante mostrar que sua empresa é sólida e que tem projeção para crescimento. Isso é muito importante!

 

Sendo assim, busque apresentar um termo de confidencialidade para proteger as suas informações de vazamento. 

4. Faça anúncios pela internet

Nada melhor que anunciar pela internet para conseguir uma boa variedade de opções. Se o seu objetivo é vender um comércio, aqui na Quero Um Negócio é possível vender com segurança.

 

Mas, entre tantas opções, é preciso que o seu anúncio seja atrativo para conseguir o verdadeiro comprador em potencial. Para isso, procure ressaltar as qualidades da empresa, o segmento do mercado que ela atua. Além de localização, fotos e uma breve descrição da empresa.

 

O interessado precisa ler informações bem objetivas para conseguir assimilar o que é a sua empresa. Ou seja, são poucas palavras que vão definir o seu negócio naquele primeiro contato. Faça uma pesquisa de palavras chave que têm a ver com o seu comércio. 

 

Outra forma de destacar o seu anúncio é ressaltando os pontos fortes da empresa. Detalhes como “ótima localização”, “perto do centro comercial” ou “grande número de clientes”, vão fazer diferença na construção do seu texto. 

5. O que não fazer ao anunciar seu comércio

A vontade de vender o comércio não pode ser maior que os cuidados que devem ser tomados. Por isso, analise muito bem e reveja o que pode ser postado para que não perca a confidencialidade.

 

Não coloque o nome da empresa no anúncio. Além de expor a marca, essa atitude vai colocar em risco a confiança dos colaboradores da empresa. Para que a venda seja feita de forma segura, procure não colocar informação de CNPJ, slogan, telefone da empresa ou qualquer indício do seu negócio. 

 

Dessa maneira, você consegue preservar detalhes importantes confidenciais. Somente na segunda etapa do processo é possível liberar mais informações. 

 

6. Faça um MOU 

O memorando de entendimentos faz parte do processo de compra e venda de uma empresa. Através dele é possível pontuar detalhes importantes como data de entrega da empresa, data de parcelamento dos valores, direitos e deveres das partes.

 

É um documento que precede o contrato formal e que passa mais segurança antes da formalização do negócio. 

 

Com o MOU é possível colocar informações mais sigilosas como segredos industriais, lista de clientes, fatores contábeis ou até compra de tecnologia sob pena de punição, caso haja algum vazamento de informação.

 

Sem este documento, sua empresa fica muito vulnerável a golpes ou até mesmo desentendimentos entre você e o possível comprador. 

 

Através desse documento, você pode colocar os direitos e deveres que devem ser cumpridos por ambas as partes. Afinal, não dá para fazer nada verbalmente. 

 

Além disso, você consegue proteger informações mais sigilosas da sua empresa que não devem ser repassadas. E quem descumprir estará passível de multa. 

 

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