Cuidar do corpo é um hábito que está se fortalecendo cada vez mais. Já por ser um
país tropical, o Brasil se encontra entre os primeiros países que cuidam da aparência.
Seja pela vaidade ou por buscar qualidade de vida, estamos no topo do mundo fitness.
As academias tornam-se lugares para desenvolver um bom físico como também para
promover momentos de relaxamento. Quem pensa que elas só possuem
equipamentos para tornear os músculos se engana. Algumas investem também em
aulas de alongamento, dança ioga e outras atividades mais leves.
Na verdade, tem para todos os gostos. Essa é uma maneira de investir o seu dinheiro,
já que o negócio é bem rentável. Mas o que considerar antes da compra e venda de
academias? Continue neste artigo.
Segmentação do público
Em primeiro lugar, imagine que você tem um produto e um público certo para comprar
de você. Isso é maravilhoso e sinal de sucesso! Porém, nem sempre uma boa ideia vai
atrair o público do local. Por isso, é tão importante saber com quem você está falando.
Antes de já fazer o plano de negócios para a academia que você for comprar, veja ao
seu redor o perfil do lugar. Será que grande parte da população é de idosos ou de
jovens? As pessoas que frequentam o bairro costumam vir de outros bairros para
trabalhar ou ou elas costumam fazer o movimento contrário? São mais homens ou
mulheres?
Embora pareça simples abrir o ponto da academia e chamar clientes, saber quem de
fato vai frequentar o estabelecimento é muito importante. Por exemplo, você pode
montar atividades mais dinâmicas se a maioria for de mulheres. Já se o público for de
idosos, que tal incluir uma hidroginástica e pilares no cronograma?
Saber quem vai frequentar vai dar uma direção muito boa para sua academia ter
sucesso.
Compre os equipamentos necessários
Depois da primeira tarefa, você deve separar o capital para comprar os equipamentos
necessários. Eles vão depender diretamente de quem vai frequentar o local.
Antes de sair comprando, veja com um especialista no assunto onde encontrar
equipamentos com valores mais baixos. Também procure ver a qualidade para que
não haja risco de acidentes.
Elabore projetos para salas que terão atividades específicas como alongamento, Yoga
ou dança. Esteja ciente de que, nesses casos, você quase não terá equipamentos,
mas é importantes saber o espaço para ter a ideia do número de pessoas no local.
Os profissionais da academia
Nada melhor que contar com bons profissionais para o negócio. Ainda que você não
entenda sobe o assunto, os colabores contratados vão poder cuidar da clientela sem
que você tenha preocupações.
Sendo assim, exija a especialização do profissional. Infelizmente, existem pessoas
que entram como personal training sem ao menos saber do assunto. Isso prejudica
não só o aluno como a imagem da academia. Sem contar que a mesma pode ser
multada e até fechada pela fiscalização.
Antes de assumir riscos, procure saber da formação do profissional e, se tiver
experiência, veja como foi no estabelecimento anterior.
Coloque todos os gastos no papel
Já mencionamos aqui equipamentos e funcionários, lembrando que, neste último, está
totalmente correlacionado ao espaço.
Além de tudo, coloque na planilha gastos com luz, água, manutenção e aluguel. No
início, também tem a pintura do local e adaptações.
O mais importante é ter tudo anotado no plano de negócios para não se surpreender
depois. A melhor maneira de crescer o negócio é tendo um capital de giro para manter
as despesas.
Como crescer a academia?
O mais importante é colocar as coisas em ordem para depois só prospectar clientes.
Nesse caso, uma boa equipe de marketing pode auxiliar o seu negócio.
Vimos que a empresa tem várias etapas para chegar a um estado em que ele cresce
sozinho. Depois da fachada tem muito mais coisas a se fazer. Só que, já com os
primeiros alunos, é possível multiplicar as matrículas. Basta fazer promoções e até
fazer programas de indicação.
O marketing é poderoso para fazer do seu espaço o “point” no que se refere a saúde e
bem estar. E isso pode crescer muito rápido. Primeiro é preciso atrair para depois
encantar o cliente.
Veja se esse é o momento
Se esse for o primeiro empreendimento é mais um motivo de fazer essa reflexão.
Certamente, sair de uma situação mais passiva como quando você é funcionário para
coordenar uma academia, é bem diferente.
É preciso ter disposição, resiliência e energia física e psicológica. Você como chefe,
vai ser o primeiro a chegar e o último a sair nos momentos iniciais. Isso porque vai
aguardar a equipe de reforma e no fim do dia irá avaliar o serviço.
Não é fácil ter disposição para as tarefas do dia a dia, principalmente quando o
negócio está começando. Mas, se você tem alguém de confiança, pode terceirizar
esse serviço.
As visitas devem ser acompanhadas por alguém com entusiasmo que vai explicar bem
os benefícios de cada atividade.
Depois é só manter o aluno interessado com profissionais capacitados e que possam
auxiliar no que precisar.
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