Na hora de vender sua padaria, gerar valor é um dos passos fundamentais se quiser fechar um bom negócio. Mas como fazer isso? É sobre essa questão que o artigo de hoje tratará.
Quando você consegue mostrar o valor do seu empreendimento, além de aumentar as chances de atrair novos compradores, melhora o preço pelo qual ele será vendido. Isso quer dizer que você consegue anunciar a sua padaria por um preço maior e consegue convencer o possível comprador de que ela vale o anunciado.
Mas quais são os passos para conseguir gerar valor ao vender sua padaria? Nas próximas linhas, destacamos alguns pontos importantes para te ajudar com isso. Saiba como anunciar e fechar o melhor negócio com a venda da sua padaria.
Por que vender sua padaria?
Definir o motivo da venda se trata de um dos aspectos mais importantes na hora de vender um negócio. E a razão para isso é porque a clareza sobre esse motivo não apenas facilita a negociação, mas ainda confere transparência e confiança para os potenciais compradores.
A honestidade quanto a isso influenciaria positivamente a percepção do valor da padaria. E assim se estabeleceria uma base sólida para a transação.
Determinar o motivo da venda envolve diversos fatores. Talvez você queira repassar o empreendimento porque foca em se aposentar, por querer partir em busca de novas oportunidades, ou quem sabe é por conta de mudanças pessoais, problemas com sócios ou, ainda, por que quer focar em apenas um dos negócios que possua.
Ao comunicar efetivamente tais motivos, o vendedor passa confiança para os interessados, aliviando preocupações quanto a problemas não revelados.
Mas ainda, entender o motivo da venda possibilita ajustar a estratégia de marketing para apresentar o negócio de modo a destacar seus pontos fortes e oportunidades. O resultado disso? Assim você o torna mais atrativo para os compradores. Isso ajuda a para maximizar o valor percebido da sua padaria.
Será que agora é a melhor hora?
E será que vender a padaria agora seria a melhor decisão? Ou talvez seja mais apropriado vender sua padaria depois de algum tempo? Seria melhorar aguardar o mercado apresentar uma melhora?
O que também te ajuda a fechar um bom negócio nesse sentido é saber qual a melhorar hora para realizar o trespasse. Trespasse se trata de um termo usado para se referir a mudança de dono de uma empresa, ou seja, quando o atual dono vende seu negócio, com o novo assumindo a administração.
Fatores que ajudam a saber quando é o melhor momento para a venda são: as condições do mercado de modo geral e as condições para o mercado alimentício. Também seria muito importante investigar sobre o segmento de panificação para a localização escolhida.
Com esses dados em mãos, então você aumentaria suas chances de fechar um bom negócio.
Mas é importante ter acesso a esses dados e saber como os interpretar para vender sua padaria pelo melhor preço. Se for preciso, contrato um contador ou mesmo um corretor de negócios para o ajudar.
Receitas e lucratividade ao vender sua padaria
Receitas e lucratividade são pilares fundamentais ao valorizar uma empresa, afinal de contas, quando alguém busca um negócio à venda essa é uma das principais preocupações.
Uma história de receitas sólidas, assinalada por um crescimento sólido ao longo dos anos, indica a demanda contínua pelos produtos ou serviços da empresa. Isso atrai investidores e também indica uma base de clientes fiéis e um posicionamento sólido diante do mercado.
A lucratividade é do mesmo modo crucial. Ela expressa a capacidade da empresa de transformar suas receitas em ganhos líquidos.
Investidores procuram não somente números atrativos, mas também uma rentabilidade sustentável no longo prazo. E a estabilidade financeira nesse caso não só gera confiança nos stakeholders, como oferece uma base concreta para o crescimento futuro e para encarar desafios inesperados.
Empresas com dados positivos quanto a receitas e lucratividade são consideradas como menos arriscadas, pois isso significaria custos de capital mais baixos e um acesso mais facilitado a financiamentos.
Isso gera um ambiente propício para investimentos e também fusões e aquisições, estimulando o valor da empresa.
Desse modo, a capacidade de uma padaria à venda em manter receitas sólidas e uma lucratividade sustentável ajuda a expressar o seu potencial para atrair interessados na compra e, ainda, ajudar a prosperar no mercado.
Nesse quesito, tenha a ajuda do seu contador para realizar um levantamento sobre a situação de cada elemento. O contador fornecerá não apenas uma visão geral quanto aos lucros e receitas, como ainda pode apontar ponto que necessitam de atenção.
Equipe competente na gestão da padaria
Uma equipe de gestão competente terá um papel importante para o sucesso e a valorização de uma empresa. Investidores conhecem a estima de líderes experientes, capazes de trafegar através do cenário empresarial com habilidade.
Tomar decisões estratégicas sensatas é extremamente importante para direcionar a empresa apropriadamente, aproveitando oportunidades e reduzindo riscos.
A inovação é mais uma característica valorizada, já que líderes que buscam frequentemente novas abordagens e soluções conservam a padaria num empreendimento competitivo e adaptado às mudanças do mercado.
Investidores prezam por negócios com gestores que não somente entendam o status quo, mas que ainda estejam dispostos a desafiar as normas, estimulando o crescimento e a diferenciação. Logo, essa seria outra coisa importante para se atentar se quiser gerar valor para a padaria.
Encarar os desafios de forma eficaz se trata de uma habilidade crítica, já que nenhum negócio se isenta de obstáculos.
Uma equipe de gestão que sabe lidar de forma proativa com adversidades, implementar soluções competentes e aprender por meio das experiências passadas é tida como um ativo valioso.
Mas uma equipe de gestão competente não apenas gera confiança nos investidores. Há que citar ainda o fato dela ajudar a atrair talentos, além de bons parceiros e clientes.
Por fim, a qualidade da liderança possui um impacto na aptidão da empresa de prosperar, inovar e gerar retornos. Esse se tratam de elementos essenciais para elevar o seu valor no mercado.
Os ativos intangíveis ao vender sua padaria
Também é importante tratar dos ativos intangíveis da padaria a fim de melhorar o seu valor perante o mercado.
Esses ativos tangíveis não representam somente o resultado de investimentos na pesquisa e desenvolvimento, mas ainda fortalecem a posição da padaria no mercado.
A propriedade intelectual, que abarca marcas registradas, direitos autorais, etc., afere exclusividade e proteção legal para os produtos ou serviços, o que torna difícil a replicação por parte da concorrência.
Patentes, por exemplo, protegem inovações exclusivas, mas podem ainda gerar receitas adicionais através de licenciamento. Ter tecnologias particulares concede uma vantagem competitiva duradoura, o que permite que a empresa proporcione algo único aos clientes.
Além disso, dispor de ativos tangíveis talvez seja um fator determinante nas transações comerciais, como fusões e aquisições.
Mas por que isso?
Devido a esses ativos agregarem um valor percebido à padaria à venda.
Para os investidores, esse ativo demonstram a sustentabilidade a longo prazo e também a capacidade de inovação.
No cenário atual, em que a inovação é importante para a competitividade, empresas que distinguem a importância de resguardar e desenvolver ativos tangíveis se encontram melhor posicionadas para encarar desafios e explorar oportunidades. E assim elas contribuem para um aumento importante em seu valor de mercado.
Vender sua padaria: bons produtos e um serviço de excelência para gerar mais valor
Quando se trata de produtos alimentícios, a qualidade fala sempre mais alto. Nesse caso, o que ajudará a aumentar o valor da padaria também é investir para ter produtos de alta qualidade ali, o que fará os clientes não apenas retornarem, como ainda elogiarem o que ali é oferecido.
Desse modo, invista para aprimorar o que é oferecido na padaria. Como se trata de um local que atua na produção de boa parte do que é fornecido, é importante, se necessário, investir em:
E é importante, além dos produtos de qualidade, oferecer um bom serviço de atendimento ao cliente. Esse atendimento ajuda a melhorar a percepção que os clientes possuem do estabelecimento, o que, por sua vez, ajuda a gerar valor para o empreendimento.
Caso a sua padaria tenha carência de um atendimento assim, é importante providenciar. Isso ajudará, e muito, a melhorar essa percepção que os interessados também possuem da empresa e, por conseguinte, a percepção de valor.
Mas para realizar esse processo, antes é crucial fazer um levantamento sobre as condições da padaria. A seguir nós abordaremos mais sobre isso.
Mantenha a parte financeira organizada ao vender sua padaria
Para ter acesso as finanças da padaria, o interessado deve antes assinar um acordo de confidencialidade. Desse modo, não se trata de algo exposto para todos, contudo, cuidar de organizar as finanças também ajuda a gerar mais valor.
Mantenha os documentos referentes a parte financeira da padaria atualizados e organizados. Isso será importante para agilizar a transação, além, é claro, de aumentar o valor do empreendimento.
Quando o interessado tiver acesso aos dados do negócio, conferindo as finanças do mesmo, então ele entenderá melhor o preço anunciado e verá que é justo.
Conte com a ajuda do seu contador nessa etapa. O contador ajudará a garantir que tudo referente a parte financeira da padaria esteja devidamente em ordem. Claro que é possível você mesmo cuidar disso, mas ter essa ajuda seria de grande importância para fechar um bom negócio.
O que sempre recomendamos aqui na Quero Um Negócio é que você mantenha tudo organizado com meses de antecedência. Desse modo, se houver alguma questão para solucionar, então há como fazer isso o quanto antes, evitando comprometer o estabelecimento.
O acordo de confidencialidade também ajuda
Sabia que manter a venda sob sigilo é mais um passo importante para fechar um bom negócio? E aqui o acordo de confidencialidade será de suma importância.
Esse acordo é um documento que previne que dados e informações sensíveis de um negócio caiam nas mãos de terceiros. Por meio desse documento, o interessado em adquirir um empreendimento se compromete a não divulgar nada do que terá acesso sobre o negócio, sob risco de ser penalizado diante na lei.
Se informações e dados sigilosos sobre um empreendimento vazarem, então isso o afetaria de modo negativo.
De um lado, clientes teriam receio de fazer negócio com a empresa, do mesmo modo que a parceria com fornecedores também seria abalada. Do outro lado, funcionários teriam medo, acreditando que a empresa está à venda porque está falindo. E tudo isso causaria impactos negativos na imagem da empresa.
Um acordo desse tipo, então, protege a empresa e, com isso, mantém o valor que ela possui.
Mas esse acordo é um documento que deve ser elaborado por um advogado especializado. Esse advogado atuará ainda como um intermediador entre você e o interessado, descrevendo as cláusulas de ambas as partes.
Anuncie num local apropriado
Também te ajudará a gerar mais valor para o empreendimento anuncia-lo num local apropriado. E será ainda mais vantajoso fazer isso usando a internet, onde se pode ter acesso a interessados de vários locais, aumentando suas chances de fechar um bom negócio.
Nesse quesito, a Quero Um Negócio te ajuda oferecendo uma plataforma onde é possível, inclusive, segmentar seu anúncio. Anuncie para interessados de vários estados e municípios, segmente por categoria, tipo, preço, etc. e eleve suas chances de fechar uma transação vantajosa.
Nós ainda oferecemos para você um suporte especializado com nossos consultores. Conte com a ajuda de profissionais especializados para fazer seu anúncio para vender sua padaria chegar até compradores em potencial muito mais rápido.
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