Como tratar as informações confidenciais na venda de um salão de beleza?

Por Lucio em 20 de Dezembro de 2021
Como tratar as informações confidenciais na venda de um salão de beleza?

Vai comprar ou anunciar a venda de um salão de beleza? Sabia que as informações confidenciais devem ser tratadas sigilosamente?

No processo de compra e venda de qualquer negócio é importantíssimo manter as informações confidenciais seguras, pois assim a empresa não terá impactos negativos.

Mas como assim “impactos negativos?”, talvez você esteja agora se perguntando.

Já imaginou o que aconteceria com a Coca-Cola, por exemplo, se a sua receita de refrigerantes caísse nas mãos dos concorrentes? Seria desastroso, pois outra empresa poderia fazer um refrigerante igual.

De igual modo, se há um comprador interessado no seu salão, então mantenha tudo confidencial até a assinatura de um acordo. Falaremos mais sobre ele aqui. Mas o fato é que isso gera prejuízos para quem venderá e para quem comprará o negócio.

Se caírem dados e informações do seu salão nas mãos de concorrentes isso pode prejudicar as vendas.

 

Divulgar a empresa à venda também é perigoso

Mas além de ser perigoso divulgar documentos e outros, também pode ser prejudicial divulgar a empresa que está à venda.

Isso quer dizer que é importante manter o sigilo sobre qual marca está vendendo o salão.

O fato é que se um salão de beleza ou qualquer outro estabelecimento é posto à venda, o ideal é não divulgar no anúncio de qual salão se trata até que seja assinado um acordo de confidencialidade, onde o interessado garante, sujeito as penalidades da lei, que não divulgará dados e informações sobre o negócio.

Evite também inserir fotos que sugiram qual a empresa que está à venda.

Mas por que isso é tão importante?

É por que se cair no ouvido de clientes e funcionários que o seu salão está à venda isso pode gerar alvoro.

Os clientes pensarão que o salão está passando por dificuldade financeiras, podem ficar receosos quanto ao novo dono, etc., por outro lado, os funcionários poderão pensar que o negócio está falindo e temer perderem o emprego, por exemplo.

Todos esses fatores podem gerar impactos negativos no desempenho do estabelecimento. Inclusive, a venda de um salão de beleza pode se tornar mais complicada.

Desse modo, se você vai comprar ou vender um salão de beleza pode sofrer com um estabelecimento obtendo menos do que poderia apenas por causa desse vazamento de informações confidenciais. É muito importante cuidar bem das informações confidenciais do negócio.

 

E o que seria o acordo de confidencialidade na venda de um salão de beleza?

Visto que revelar os segredos do seu salão pode acarretar em prejuízos financeiros e outros, há o acordo de confidencialidade.

Esse acordo é um documento, elaborado na presença de um advogado, onde ambas as partes firmam um compromisso.

Também conhecido por NDA (do inglês “Non Disclosure Agreement”), o acordo é um documento com validade jurídica. E ele pode tanto ser usado por duas partes como por mais partes quando se deseja manter informações sob sigilo.

A função do NDA, por tanto, é impedir que pessoas que tenham acesso a documentos e outras informações da sua empresa compartilhem isso com outras pessoas ou empresas, o que causaria problemas como risco na competitividade do seu negócio.

Há penalidades discriminadas no acordo para quem descumprir o contrato. Geralmente são definidas multas em dinheiro para isso, o que ajuda a garantir a eficiência de tal documento.

Além disso, há ainda a determinação do pagamento de recursos de valor que é proporcional as perdas que a empresa teve com o descumprimento do contrato (o vazamento de informações sobre ela).

O acordo de confidencialidade, porém, não é usado somente em transações de compra e venda de empresas, mas também nas contratações de novos funcionários, nas avaliações de investimentos, em parcerias, contratações de prestadores de serviços terceirizados, etc.

Em suma, o NDA ajuda a garantir a proteção de informações que são críticas para uma empresa.

Você precisa mesmo desse documento? Sim, e muito. Se quiser garantir a confidencialidade ao longo de toda a negociação, então é extremamente importante dispor desse acordo.

 

Como tratar as informações confidenciais na venda de um salão de beleza? Dicas para quem pretende investir

Primeiramente, se você é quem pretende adquirir o solão, então deve manter as informações que tiver acesso apenas entre você, o vendedor, o advogado e o consultor de negócios (se dispor da ajuda de um).

Mantenha documentos como contratos, demonstrativos financeiros e outros do salão de beleza à venda que está analisando bem guardado, de preferência num local com chave.

Tenha em mente que se você descuidar e tais informações e dados vazarem terá que responder perante a lei pelas consequências que isso gerará para a empresa. E, ainda, se você realmente tem interesse no salão pode investir nele e depois ter prejuízos com redução das vendas ou demissões.

O dono do salão te apresentará um documento para se certificar de que você não divulgará as informações da empresa.

Esse documento é o que mencionamos aqui: o acordo e confidencialidade.

Assinar esse documento é importante para preservar a imagem do salão, garantindo também que você invista em algo lucrativo.

Mas é importante que você assine o acordo e confidencialidade apenas na presença do seu advogado e leia tudo antes.

 

Como tratar as informações confidenciais na venda de um salão de beleza? Dicas para quem for vender

Se você pretende vender um salão de beleza, nunca passe informações confidenciais sem antes fazer o interessado assinar o NDA. É por meio desse documento assinado que você garante que as informações mais sigilosas sobre sua empresa não vazarão.

A elaboração desse documento é através de um advogado.

Um acordo de confidencialidade conta com vários termos jurídicos e muitas cláusulas, além do que esse é, como dissemos, um documento com validade jurídica.

O documento é uma forma de garantir a segurança do seu salão e a sua tranquilidade. Um dos resultados do vazamento das informações sobre ele poderia ser a queda nas vendas.

Desse modo, se você anunciar a venda de um salão de beleza em plataformas online como a da Quero Um Negócio, não insira dados mais sigilosas e nem deixe que os interessados saibam num primeiro momento qual é a empresa à venda. Com um contato presencial e mais discreto, com o NDA, apresente-as.

Insira as informações básicas sobre o negócio como lucro anual e mensal, número de funcionários, fotos da parte interna do estabelecimento, entre outras. O recomendado seria contar com a ajuda de um consultor de negócios para te orientar melhor no processo.

 

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