Como tratar as informações confidenciais na venda da empresa

Por Urias em 06 de Setembro de 2021
Como tratar as informações confidenciais na venda da empresa

O sigilo quanto as informações confidenciais é algo extremamente importante para a venda da empresa.

Se você criar um anúncio online, por exemplo, onde põe à venda seu negócio, jamais deve inserir ali informações mais aprofundadas como quem são seus fornecedores, os projetos futuros, negociações, etc. Tudo isso fica para ser informado apenas depois de assinar um acordo de confidencialidade com o potencial comprador. 

Caso alguma informação confidencial sobre a empresa vaze, isso pode ser extremamente prejudicial para ela.

Imagine se seus funcionários ficam sabendo sobre a venda e isso gera problemas nesse quesito? Ou se os clientes saibam disso e pensem que o negócio está falindo, deixando de adquirirem seus produtos ou serviços?

No caso dos funcionários, eles podem não querer continuar trabalhando no negócio ou mesmo causarem algum tipo de complicação durante a transferência do mesmo.

Já no caso dos clientes, eles podem também se sentir inseguros ao saberem que haverá outra pessoa no comando e atuando com suas informações, por exemplo.

Mas imagine também se dados cruciais vazem e cheguem até os seus concorrentes? Seria um tremendo prejuízo financeiro. Imagine, por exemplo, o McDonald’s tendo a sua receita vazada?

São muitas situações que podem se ocasionar e que não farão bem para a saúde do negócio.

É por isso que as empresas precisam proteger suas informações confidenciais como receitas, tecnologia, informações comerciais, entre outras. No processo de venda da empresa, cuidar disso é crucial.

Então como essas informações devem ser tratadas na venda da empresa?

Claro que o potencial comprador precisará ter acesso às informações confidências sobre a empresa, mas isso acontece somente depois dele ter assinado o documento denominado de acordo de confidencialidade.

Tomemos como exemplo a seguinte situação:

Você pretende vender sua clínica oftalmológica, organiza todas as informações, depois cria um anúncio na plataforma da Quero Um Negócio.

Em seguida recebe os primeiros contatos.

O que fazer agora?

Primeiro de tudo, não passe por mensagem informações confidenciais sobre seu negócio. Isso é algo que jamais deve ser feito na venda da empresa.

Explique para o comprador que tais informações podem sim ser passadas, mas apenas presencialmente e depois dele ter assinado o acordo onde se compromete a não divulgar as informações sobre as quais terá acesso.

Recomendamos que você nunca envie documentos ou quaisquer outros dados sobre a empresa à venda por e-mail para o cliente, pois assim você não teria nenhum tipo de garantia sobre como essas informações serão utilizadas.

Reúna-se com o potencial comprador e um advogado especializado para elaborar o documento. Esse advogado trabalhará para que o acordo estabeleça direitos e obrigações para os dois lados.

Agora sim será possível conceder acesso para o interessado aos dados e informações sigilosos do negócio.

Um exemplo de como manter informações confidenciais seguras é importante no processo de venda da empresa

Nós citamos aqui o exemplo do McDonald’s, mas pode ser o seu restaurante, por exemplo.

Se você estivesse vendendo um restaurante ou lanchonete, então um interessado entrasse em contato querendo saber mais sobre o negócio e você passasse todas as informações sigilosas sem nenhum acordo, o que poderia acontecer?

Poderia acontecer desse interessado abrir depois um negócio copiando o seu modelo de negócio. Ou ele poderia também copiar as suas receitas de lanches.

O mesmo poderia acontecer no caso de indústria ou franquias à venda, o que seria ainda mais prejudicial, tendo em vista que a franquia é um negócio que não é totalmente seu. 

Imagine se, por acaso, alguma informação sigilosa sobre algum produto da franquia vazasse? O franqueador pode ter problemas e você pode até mesmo ter que responder a um processo legal.

É claro que você não deseja que isso aconteça, não é mesmo?

Mas é para te proteger dessas e de outras situações que o acordo de confidencialidade existe. Esse documento também é conhecido pela sigla de NDA e é extremamente importante para evitar que sejam compartilhadas informações sobre seu negócio.

Outros passos importantes para manter o sigilo na venda da empresa

Listamos a seguir outras dicas que são importantes para cuidar dos dados e informações confidenciais.

Contar com a ajuda de um consultor de negócios

Esse profissional pode te ajudar a identificar se um interessado é um comprador em potencial ou apenas um especulador ou curioso. Há economia de tempo e, claro, evita-se deixar os dados caírem em mãos erradas, ainda que se assine um acordo.

Organizar todos os dados e informações com meses de antecedência

Mas do que adianta elaborar um contrato/acordo de confidencialidade para a venda da empresa se você não entende sobre as informações e dados que o seu negócio gera todos os dias?

Com essa organização de informações, então, terá tudo o que precisa e poderá organizar também por material que seja confidencial ou não para a venda da empresa.

Tome cuidado com as foto que tirar do negócio

Evite fotos que exponham demais seu empresa. Dê atenção especial para fotos mais da parte interna da empresa. Isso é muito importante para evitar que vazem dados sobre a venda do negócio e que isso gere impactos negativos.

Trate o que precisa ser tratado com os sócios

Mantenha os sócios cientes do que ocorre e evite que eles vazem informações sobre a empresa também. 

Entre outras coisas.

Um pouco sobre o NDA, o contrato de confidencialidade 

O NDA, do inglês Non Disclosure Agreement (Acordo de Não Divulgação) determina ainda o pagamento de uma multa caso seja descumprido o que está ali.

Um advogado especializado nesse tipo de transação (compra e venda de empresas) é quem deve elaborar esse documento.

Mas o NDA não apenas é feito entre você e um comprador pessoa física, mas também no caso de outra empresa querer adquirir seu negócio.

Já sobre as penalidades que são discriminadas nesse contrato/acordo, elas ajudam a garantir sua eficiência.

Em resumo, um NDA precisa dispor dos seguintes elementos:

- Descrever as partes envolvidas;

- Descrever o objeto da proteção por meio do documento;

- Informar a finalidade do uso das informações que o comprador em potencial terá acesso;

- Apontar também como as informações e dados sobre o negócio serão fornecidos;

- Definir em qual foro o acordo será submetido se por acaso ocorrer algum tipo de problema jurídico entre as partes envolvidas;

- E, claro, descrever quais as penalidades no caso de descumprimento do acordo.

Mas essas são apenas as informações básicas que devem constar no documento. Saber isso é importante para que você entenda como é o processo para a elaboração do acordo.

No entanto, cabe ao advogado que contratar elaborar o documento. Cada situação e negócio tem suas particularidades e o advogado saberá como cuidar bem de cada detalhe. Ele também estabelecerá um documento que realmente garantira a segurança na hora da venda da empresa.

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