Como saber o valor de venda de uma empresa antes de anunciar?

Por Urias em 10 de Agosto de 2021
Como saber o valor de venda de uma empresa antes de anunciar?

Existem vários métodos para definir o valor de venda de uma empresa. E esses métodos garantem que você a anuncie por um preço que não lhe gere prejuízos e nem afaste os potenciais compradores.

O fato é que você construiu seu negócio com muito esforço, dedicação e investimentos, mas agora pensa em ir além e quer vendê-lo para mudar de ramo de atuação ou mesmo se aposentar, por exemplo.

Mas na hora de vender um negócio é necessário ter como foco o equilíbrio.

Esse equilíbrio garante que o preço definido esteja de acordo com o valor de mercado para o tipo de negócio e suas características. Mas na hora da análise são levados em consideração diferentes aspectos como porte da empresa, carteira de clientes, fluxo de caixa, localização, posicionamento da marca, etc.

Calcular o valor de venda é essencial para conseguir negociar melhor com os possíveis interessados. Mas é algo que deve ser feito com cuidado.

Hoje aqui queremos apresentar algumas técnicas usadas pelos especialistas para saberem o valor ideal de venda de um negócio.

Venda total ou parcial?

Mas antes de seguirmos para a apresentação dos métodos, cabe definir também se pretende vender a empresa como um todo ou apenas cotas de participação.

Pode ser que você apenas queira reduzir sua participação do negócio e injetar recursos com a venda de cotas.

É importante saber disso para, por exemplo, conseguir definir qual o valor justo que o novo sócio deverá dispor para fazer parte do negócio.

Pense bem nisso antes de prosseguir.

Algo importante para saber sobre a definição de valor de venda de uma empresa

Cabe também esclarecermos que não é possível ter um valor exato para a venda usando esses métodos aqui. O que teremos aqui é um valor estimado, o mais próximo possível.

Mas se sua empresa for de capital aberto, então o valor de mercado pode ser calculado multiplicando o valor da ação pela quantidade de ações.

Por fim, devemos também esclarecer que há mais de um método de avaliação para se chegar a um valor. E, sobre isso, pode ser que se usem mais de um deles e esses apresentem valores distintos. É por isso que sempre recomendamos que você conte com a ajuda de um especialista em negócios.

Percepção de valor

É importante começar percebendo o valor que sua empresa possui. E por valor não queremos dizer “preço”, mas sim no potencial que ela tem.

Como o mercado vê o seu negócio? Ele se destaca dos concorrentes? Qual o porte da sua empresa? Há potencial para crescimento e desenvolvimento? Essas são apenas algumas das perguntas que precisam ser respondidas.

Os compradores querem ver números sim, mas eles também querem enxergar valor no negócio, saber se vale a pena e seguirá assim daqui a uns 3, 4, 5 anos.

Tudo isso te ajudará a chegar num valor que é o ideal para a venda da empresa. Conte com a ajuda de um consultor de negócios nessa etapa.

O que é valuation e como ele se aplica para a venda de uma empresa?

Para que você entenda melhor o processo, é necessário entender alguns termos importantes. Um dos primeiros termos que precisamos definir é o “valuation”.

Valuation trata-se de uma expressão usada para descrever a avaliação financeira e econômica de uma empresa. O termo provém do inglês e traduzido fica "avaliação".

Esse processo de avaliação é realizado por um consultor de negócios com conhecimentos e habilidades em economia e finanças ou mesmo por um economista.

Uma coisa importante sobre o valuation é que esse método gera um valor estimado.

Mas como assim?

Usando o valuation será possível chegar num preço para venda da empresa que se enquadre com que é praticado no mercado. Mas no caso de empresas de capital aberto, então o valor chega a ficar bem próximo do valor de mercado.

Como saber o venda de uma empresa: os métodos de avaliação

É importante esclarecer que você não deve fazer algo que não entenda. Se não tiver experiência com a avaliação do valor de venda de uma empresa, então deixe que um profissional te ajude com isso.

Mas antes de apresentarmos os outros métodos de definição de preço, algumas recomendações:

- Organize todos os documentos do negócios;

- Forneça ao especialista dados e informações sobre o histórico financeiro da empresa;

- Esteja sempre atuando lado a lado com o profissional, sabendo cada etapa que ele realiza;

- Não avalie a empresa somente pelo que ela é agora, mas pelo que será no futuro.

Dito isso, conheça alguns métodos usados para saber quanto vale uma empresa.

Fluxo de caixa descontado

Um dos métodos mais comuns para definir o valor de venda de uma empresa é por meio do fluxo de caixa descontado.

Basicamente, esse método faz uma projeção do quanto o negócio conseguiria gerar de fluxo de caixa nominal, nos próximos anos, trazendo isso até o presente e fazendo um percentual de desconto (segundo os riscos inerentes em cada negócio).

No entanto, as variáveis utilizadas nesse método são subjetivas, o que torna o valor resultante um tanto incerto. É por isso que apenas um consultor de negócios ou economista pode fazer isso.

Questões como "qual o valor da taxa livre de risco do seu negócio?" ou "como atuará o custo de oportunidade daqui em diante?" só podem ser respondidas por um especialista.

 

Múltiplos de mercado

Outro método para avaliação do quanto vale uma empresa são os “múltiplos de mercado”.

Aqui faz-se um comparativo entre o desempenho econômico da empresa à venda com outras que estejam no mesmo setor.

Nesse método usam-se meios como o P/L (Preço/Lucro) e EV/EBITDA (Enterprise Value/EBITDA) para o cálculo.

Esse método garante uma alta praticidade para realizar o comparativo entre duas empresas.

O EBITDA é uma sigla em inglês para "earnings before interest, taxes, depreciation and amortization". No português fica "lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização" (LAJIDA).

Então poderíamos usar um cálculo como: multiplicar o EV/EBITDA de uma empresa de capital aberto pelo EBITDA e teria o valuation da sua empresa.

Valor patrimonial

Mais um método para chegar ao valuation é o "valor patrimonial". Podemos dizer que esse é um dos mais simples que há.

Esse método é comumente usado para empresas que declararam falência ou que não estejam mais operando. Aqui se mede o valor líquido que foi gerado pela empresa desde que fora fundada, extraindo o passivo do ativo.

Porém, muitos não costumam usar esse método porque ele não considera o potencial de crescimento da empresa e nem a sua capacidade de seguir funcionando.

Mas é muito importante esclarecer aqui que não se usa apenas um desses métodos. É comum o uso de mais de um deles para se chegar a um valor adequado para a venda de uma empresa. Desse modo é possível ter algo mais assertivo.

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