Como preparar minha hamburgueria para venda?

Por Urias em 19 de Julho de 2022
Como preparar minha hamburgueria para venda?

Como é o processo para colocar uma hamburgueria para venda? Aqui nós elencamos os passos necessários.

Diariamente negócios são abertos, outros encerram suas atividades por variados motivos e há também aqueles que são repassados, ou seja, vendidos para outros que queiram empreender na área.

Algumas pessoas acreditam que esse processo de venda de negócios se configure num atestado de falência, mas não é bem assim. Muitos empresários vivem de construir e vender empresas, tendo com isso excelentes ganhos e crescimento.

Mas o processo de venda de uma empresa exige não poucas etapas para conseguir fechar uma boa negociação. E além de etapas sobre preparação do negócio para fazer uma boa apresentação aos potenciais compradores e para facilitar o processo, há também etapas que ajudarão a gerar valor para ela.

Neste artigo, trouxemos informações que serão de grande ajuda para quem planeja vender um negócio desse tipo e não sabe por onde começar.

 

O fim da restrição do processo de compra e venda

Antigamente, o processo de compra e venda de empresas era algo restrito às grandes empresas. Hoje em dia, no entanto, médias e pequenas empresas já usufruem dos benefícios desse tipo de negociação.

Mas, apesar disso, ainda existem poucas pessoas que conhecem a opção de empreender adquirindo um negócio. Mas é para quebrar essas barreiras e trazer luz ao fim do túnel que existe a plataforma de compra e venda de negócios.

Num ambiente assim, propício para negociações que envolvem comprar ou vender uma empresa, aqueles que buscam empreender sem começar do zero encontram muitas oportunidades, já os que querem vender um negócio podem estar em contato com muitas pessoas qualificadas.

É muito mais fácil ser encontrado por potenciais compradores usando uma plataforma específica assim.

Mas para usar uma plataforma assim é importante que você evite colocar o nome do negócio. Não é algo obrigatório e nem uma regra, mas é uma recomendação importante, pois com isso você evita expor a hamburgueria e ter impactos negativos com isso.

“Como assim impactos negativos?”, talvez tenha se perguntado agora.

O fato é que anunciar no mercado que seu negócio está à venda pode gerar uma repercussão negativa para ele. Alguns podem acreditar que a hamburgueria esteja passando por problemas financeiros e isso pode afastar investidores, assustar funcionários e até afastar clientes.

Nas próximas linhas temos mais orientações para você que quer aprender como preparar uma hamburgueria para venda.

 

Hamburgueria para venda: entenda como tudo funciona

Antes de falarmos sobre qualquer coisa referente a preparação da sua hamburgueria para anuncia-la à venda, é importante que você entenda como esse processo todo funciona.

Se você já vendeu um negócio alguma vez, então não precisará acompanhar esse tópico, podendo pular para o próximo e ir direto para o que precisa agora. Mas se essa é a sua primeira vez fazendo isso, é extremamente importante entender como tudo funciona no processo de compra e venda de negócios.

Começaremos falando sobre o básico: os envolvidos.

De um lado estará aquele empresário ou futuro empresário que deseja adquirir uma hamburgueria (ou qualquer outro tipo de negócio). Geralmente, essa pessoa busca um negócio pronto para empreender sem precisar começar do zero ou porque quer expandir as operações da sua empresa (fusão).

E do outro lado está você, aquela pessoa que deseja vender a sua hamburgueria porque quer se aposentar, mudar de ramo de atuação, injetar recursos nela ao vender cotas (partes da empresa) ou outro motivo.

Mas nesse processo todo ainda se fazem necessárias duas figuras: um consultor de negócios (ou contador) e um advogado. Eles te auxiliaram ao longo de todo o processo para que a transação aconteça de modo adequado. Falaremos mais ainda aqui sobre a importância desses dois.

Pode parecer algo simples à primeira vista, mas dentro disso há muito o que se fazer, existem muitas etapas. Há, nesse processo, toda uma preparação por ambas as partes, há etapas de pesquisa, análise, conversa por telefone e e-mail, depois uma conversa presencialmente, visita ao estabelecimento, etc.

A seguir mostraremos essas etapas e como você deve atuar em cada uma delas para fechar um bom negócio.

 

Por que você quer anunciar sua hamburgueria para venda?

Entender por que quer vender um negócio é uma das etapas mais importantes para uma boa negociação. É a partir disso que você conseguirá definir as demais etapas.

Além disso, sabendo por que quer vender uma hamburgueria, você pode preparar um bom argumento para o comprador. Por isso, antes de qualquer coisa, entenda por que quer vender seu negócio e construa um argumento de venda, além de organizar as demais etapas ao longo disso.

Talvez queira investir num novo negócio ou num negócio existente, ou pode ser que você esteja enfrentando alguma condição de saúde que te impeça de seguir com a hamburgueria ou, ainda, tenha tido problemas com sócios e a melhor saída foi optar pela venda.

 

Entenda o seu mercado

Talvez você esteja pensando agora “claro que eu entendo sobre esse mercado”, mas será mesmo? Você sabe o potencial que o mercado em que atua tem?

É por meio disso também que você conseguirá entender os potenciais compradores, que querem também atuar nesse mercado. Além disso, com dados e informações sobre o mercado você consegue criar uma proposta mais atraente para anunciar sua hamburgueria para venda.

Quando falamos em entender sobre o mercado, nos referimos a fazer uma pesquisa realmente aprofundada. Entenda que o processo de venda de um negócio exige que tudo seja feito com bastante atenção aos detalhes, obtendo dados e informações precisos e completos.

 

Organize o negócio antes de anunciá-lo para venda

Uma empresa não pode ser vendida de um dia para o outro, sem que haja uma preparação.

Nessa preparação cabe organizar a parte financeira, verificar se existem pendências e tratar disso, treinar seus funcionários para que consigam executar bem suas tarefas sem sua presença, entre outras coisas.

A preparação, ao contrário do que muitos acreditam, começa com muitos meses de antecedência.

Há quem comece a preparar uma empresa para venda cerca de 12 ou 18 meses antes. Isso garante que haja tempo para organizar tudo e ainda identificar problemas que possam atrapalhar a negociação.

É crucial ter um especialista te orientando nesse processo, tal como o seu contador de confiança ou um consultor. Esse especialista te ajudará a deixar as finanças do negócio em dia.

Além do mais, quando você organiza a sua hamburgueria com meses de antecedência, já estará preparado para receber negociações a qualquer momento. Nunca se sabe quando surgirá uma boa proposta.

 

Avaliação da empresa

É indispensável que seja feita uma avaliação da empresa antes de colocá-la para venda.

A avaliação, que é conhecida também como “valuation”, é uma necessidade não somente para quem pretende vender uma hamburgueria, senão também para aqueles que querem vender cotas da empresa, anunciar ações no mercado e fazer a divisão de um negócio.

Essa é uma informação estratégica que pode garantir, até mesmo, um preço de venda melhor. O preço de venda da sua hamburgueria pode ser totalmente diferente do que você estimou e isso será comprovado com dados concretos.

Para essa avaliação, você precisa contratar um especialista, ele analisará diferentes dados e informações sobre o negócio, fará comparativos, analisará o mercado, entre outras coisas.

Busque sempre empresas ou consultores especializados nesse tipo de negociação para ter informações precisas. Com uma avaliação feita por um profissional assim você terá também mais chances de fechar um bom negócio, pois o comprador verá que há credibilidade na informação transmitida.

 

Usando o "valuation" (EBITDA) para saber quanto vale sua hamburgueria

 

EBITDA é uma sigla para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization ("lucro antes dos juros, impostos sobre o lucro", na tradução em portugês, ou apena "LAJIDA"). Ele trata-se de um indicador que é usado internacionalmente para medir o desempenho operacional dos negócios.

Você pode saber quanto vale sua empresa usando esse método. Ele usa o princípio da comparação, comparando o EBITDA de outras empresas, que tenham as características operacionais similares a sua, com o EBITDA da sua empresa.

O método de EBITDA parte da premissa de que há múltiplos semelhantes entre duas empresas que possuem as mesmas características operacionais.

 

É importante aprender a desapegar

Se você sente medo apenas em pensar sobre vender o seu negócio, esse é um ponto que deve ser avaliado. É compreensível que você, que se dedicou por anos ao negócio, sinta arrepios com essa ideia. Por isso que deve praticar o desapego.

Mas se você quer vender o negócio e não deseja deixa-lo, há ainda como fechar um acordo com o comprador. Nesse caso, você passaria a empresa para ele, mas poderia permanecer ali, atuando em alguma área ou mesmo compartilhando a gestão desse negócio.

Veja qual das duas possibilidades seria melhor para o seu caso e também para o negócio e para o comprador. Todos precisam sai ganhando nesse tipo de negociação.

 

Em que momento anunciar uma hamburgueria para venda?

Se você pretende vender a hamburgueria por problemas com sócios ou mesmo questões financeiras, a venda deve acontecer quando você julgar melhor para solucionar esse impasse.

Mas, por outro lado, se você pretende anunciar sua hamburgueria para venda devido a mudança de localização, de ramo, aposentadora, etc., deve aguardar o momento certo para isso.

Se puder aguardar mais, é possível até mesmo melhorar o preço de venda. Mas isso, claro, analisando o mercado e outras coisas.

Talvez haja alguma mudança que a empresa tenha que passar para você conseguir um preço de venda melhor.

Há muitas outras coisas que devem ser consideradas para saber o momento ideal para vender um negócio. E aqui um consultor de negócios é uma ajuda essencial, pois esse especialista possui experiência e conhecimentos em economia, finanças, mercado e outras áreas relacionadas.

 

E por falar em ajuda de especialistas...

Ao longo do artigo, falamos sobre a importância de ter especialistas te auxiliando nesse processo. Citamos o consultor de negócios e também o advogado, mas agora falaremos mais sobre a atuação deles no processo de venda de um negócio.

No caso do consultor de negócios, ele trabalhará para conseguir que você venda a sua hamburgueria pelo melhor preço. Ele é quem fará o processo de valuation para você, conseguindo até mesmo melhorar o preço de venda. É uma ajuda essencial para quem pretende vender um negócio.

Por outro lado, o advogado te auxiliará nas questões jurídicas, tais como: lidar com contratos, tratar de processos que existam contra o negócio, problemas com funcionários, fornecedores e clientes, etc. Tudo isso é papel do advogado e tê-lo ao seu lado é extremamente necessário.

Tentar você mesmo anunciar hamburgueria para venda e lidar com a negociação é um gravíssimo erro, pois, se não estiver habituado com esse tipo de negociação, poderá ter prejuízos com a venda e até outros problemas, mesmo após a concretização da venda.

Com a ajuda desses dois profissionais você não apenas recebe um direcionamento adequado quanto aos passos para anunciar e negociar sua hamburgueria à venda, mas também tem acesso à informações valiosas para evitar prejuízos e problemas durante ou após a negociação.

 

Onde anunciar sua hamburgueria para venda?

Falamos sobre os preparativos, falamos sobre figuras importantes e falamos até mesmo sobre desapego, acordos e a hora certa de vender seu negócio. Mas e sobre o local adequado para isso?

Lá para o começo do artigo, citamos que a venda é mais assertiva quando você anuncia em plataformas específicas, lembra? E se você quer anunciar uma hamburgueria à venda, a Quero Um Negócio tem o que é preciso para te ajudar a chegar até quem realmente importa.

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