Para que a venda da empresa seja concluída com êxito, são necessários alguns passos. E entre esses passos está a definição do preço de venda adequado.
Quando você sabe como fazer a definição do quanto vale a sua empresa, as chances de ter êxito nas negociações aumenta. E no artigo de hoje a Quero Um Negócio traz orientações de suma importância para que você consiga obter o melhor preço para a venda da empresa.
As dicas que elencamos a seguir servirão para processos de compra e venda de empresas de variados portes e atuantes em distintos setores.
O que leva um empresário a realizar a venda a empresa
Começar um negócio é um desafio, porém quando as coisas passam a dar certo e se chega até um patamar elevado, você vê que todo o esforço valeu a pena.
Mas como todos os que possuem um instinto empreendedor, você decidiu que quer explorar novos caminhos, investir em um novo setor ou talvez apenas queira se aposentar depois de tantos anos dando o máximo de si pela empresa.
Os motivos para a venda de uma empresa são dos mais variados e ter isso definido é um dos passos fundamentais nesse processo de compra e venda de negócios.
Mas por que isso seria importante para o processo? Não seria algo que diz respeito apenas a você e seus objetivos?
Na realidade não.
Pense: se você fosse investir num empreendimento pronto agora, não iria querer saber por qual razão o dono decidiu colocar esse negócio à venda?
Se é um negócio assim tão bom, tão lucrativo, por que ele está à venda? O que o que levou o dono ou sócios a tomarem essa decisão? Saber responder isso será de suma importância para prosseguir nesse processo e obter o melhor valor para venda da empresa.
Mas há outro ponto a discutir aqui sobre isso: a argumentação sobre o motivo da venda. Tão importante quanto saber definir para um interessado por que está vendendo a empresa e saber criar bons argumentos para o convencer de que a compra seria um negócio.
Por que não definir o preço segundo o que penso ser justo?
A venda de um negócio exige profissionalismo do começo ao fim. Desse modo, a definição do preço de venda é algo que se faz por meio do valuation, um processo que é recomendado que um profissional terceirizado o faça.
Do mesmo modo que os produtos ou serviços que a sua empresa comercializa foram precificados com base em dados e fazendo os devidos cálculos, o preço de venda do negócio também precisa passar por algo assim.
O valuation usa distintas metodologias para chegar a um preço que seja adequado ao mercado. Para isso se consideram aspectos como fluxo de caixa, o patrimônio do negócio, entre outros.
Uma dica é sempre usar mais de um dos métodos de valuation para ter um resultado com mais precisão.
Ao fazer a definição de preço assim você evitará que o valor anunciado esteja muito acima do que a empresa vale, o que te faria perder uma oportunidade de venda. Mas isso ainda soluciona outro problema: vender por um preço abaixo do que ela vale no mercado e ter prejuízos.
Contrate um bom profissional para que realize esse processo para você e consiga um bom preço pela empresa. Além do mais, tendo um especialista para realizar isso, você terá mais tempo para cuidar de outros assuntos importantes para o negócio.
O que considerar quando definir o preço de venda
Como citamos, na hora de definir por quanto vender a sua empresa há que se considerar elementos como fluxo de caixa, patrimônio e outros.
Será necessário que você antes cuide das finanças do negócio, pois somente assim poderá fazer um levantamento das despesas e receitas, dívidas e outras questões.
Caso a sua empresa esteja com a parte financeira desorganizada, reveja isso antes de prosseguir. Reúna-se com o contador que atua para a empresa e trate disso antes mesmo de anunciar o negócio para venda.
Não será agradável, por exemplo, anunciar a empresa e depois de fazer o levantamento identificar que devido a um processo trabalhista o preço de venda anunciado seria menor ou que haverá problemas para solucionar a respeito disso.
Já sobre a parte do fluxo de caixa, a organização dele é algo que deve ser feito desde sempre. Se você atuar assim, então haverá pouco o que solucionar ou providenciar quando realizar o anúncio da venda da empresa.
Faça um levantamento ainda sobre os ativos e passivos da empresa. Sobre os ativos, identifique tanto o que há em caixa como também os equipamentos, máquinas e outros.
Como é definido o preço de venda da empresa
Chegamos agora na parte onde falaremos sobre o processo para dar um preço para um negócio à venda.
Até o momento mencionamos alguns passos, contudo não nos aprofundamos neles. Mas agora traremos algo mais detalhado e também trouxemos um exemplo para que haja um melhor entendimento.
O preço de venda é definido usando um processo conhecido como valuation. E talvez você já tenha ouvido falar sobre ele.
Esse valuation se trata de cálculos que levam em consideração elementos como: fluxo de caixa da empresa, os bens que ela possui (patrimônios), a situação do mercado, entre outras coisas.
Mas veja que não existe apenas uma forma de cálculo. No valuation, que além de ser usado para definir o preço de venda de uma empresa é ainda usado para definir o preço de venda de ações de um negócio, há como usar métodos como múltiplos de mercado, valor patrimonial e fluxo de caixa descontado.
Cada um desses métodos citados é ideal para um contexto na hora de calcular o preço de venda da empresa.
Usando o valuation por meio do fluxo de caixa descontado
No caso de usar a opção do fluxo de caixa descontado, consideram-se receitas e despesas da empresa. Esse é usado para calcular o quanto de riqueza a empresa é capaz de gerar futuramente.
Então o primeiro passo para fazer uso dessa metodologia é realizar projeções de fluxo de caixa, levando em conta a taxa de crescimento do negócio. o passo seguinte é aplicar a taxa de desconto, que seria o capital a ser investido para que ocorresse o crescimento projetado.
É necessário que a projeção (de custos e receitas) seja realizada para um período de tempo futuro. E é importante determinar a taxa de desconto necessária para trazer essa projeção ao presente. Veja como fica isso de modo mais estruturado:
- Levantamento de dados sobre a empresa, a fim de saber sobre o seu desempenho histórico. Aqui se consideram demonstrativos financeiros, dados operacionais e de gestão, comerciais, contábeis e outros;
- Estimar o fluxo de caixa: saber o valor da empresa com base no que ela seria capaz de produzir no futuro;
- Determinar a taxa de desconto: basicamente, a taxa mínima que se necessita (o menor investimento) para que haja retorno no negócio, representando ainda o risco desse processo. Quanto maior for o risco do negócio, então maior será esse custo do capita;
- Por fim, tendo realizado todas as etapas anteriores, se pode calcular quanto vale uma empresa. É necessário usar a fórmula do fluxo de caixa descontado para isso. E para isso são considerados elementos como: períodos projetados, taxa de crescimento, taxa de crescimento da perpetuidade, etc.
Esse método pode ser usado para fusões e aquisições de negócios de diferentes setores e portes.
É possível melhorar o preço para a venda da empresa
Mas você sabia que mesmo se for realizado o valuation e o preço resultante for um há como melhorá-lo?
Para conseguir isso o foco é melhorar a percepção de valor que os possíveis compradores terão da sua empresa. E existem algumas ações que podem ser tomadas para isso. Listamos a seguir algumas dicas para te ajudar a obter o melhor valor para venda da empresa.
Melhorando o marketing do negócio
Quando sua empresa conta com um bom marketing isso ajuda a melhorar a sua imagem. E com uma imagem positiva o empreendimento pode encontrar melhores oportunidades para a venda.
Aqui o uso tanto o marketing tradicional quanto do marketing pela internet é importante. Quando mais a sua empresa aparecer, então mais valor será agregado para ela.
Se você não tem pressa para se desfazer do negócio e pode investir um pouco mais para conseguir melhorar a visibilidade dele, vale a pena fazer isso e melhorar o preço de venda.
Investindo na capacitação dos profissionais
Já abordamos em outras ocasiões aqui no blog da Quero Um Negócio como é importante tornar os profissionais de uma empresa em indivíduos independentes e proativos.
Quando a sua empresa conta com pessoas assim, além de melhorar os resultados dela, claro, ainda melhora o modo como a mesma é vista pelos interessados em sua compra.
Se aquele que pensa em comprar sua empresa verificar que o negócio depende muito de você para funcionar bem, isso pode gerar preocupação, já que seria algo que representaria um problema caso ele adquirisse esse negócio.
O que você pode fazer quanto a isso é proporcionar treinamentos para que sua equipe seja capaz de, da melhor forma, solucionar problemas quando você não estiver presente.
Capacite seus funcionários para que eles possam oferecer um atendimento especializado e com qualidade.
Ampliando o negócio
Talvez você esteja pensando agora “por que eu faria isso se o foco é na venda da empresa, ou seja, se quero me desfazer dela”?
Como citado anteriormente, tudo o que ajuda a melhorar sua empresa é algo que pode melhorar o preço de venda dela.
Se você pode fazer uma ampliação que é necessária, realizando os devidos cálculos para não ter que desembolsar uma quantia muito elevada (afinal de contas, você não quer isso), pode valer a pena essa ação.
Quem já possui o hábito de comprar e vender negócios deve saber que esse é um processo importante para melhorar a empresa e conseguir vendê-la por um preço melhor, especialmente se o negócio possui algum problema que possa reduzir seu valor.
Mantenha tudo organizado
Ter tudo à mão quando negociar a sua empresa é também outra ação que ajudará a melhorar o modo como os interessados veem seu negócio.
É importante ter a ajuda do seu contador para colocar tudo referente a empresa em ordem. Assim, quando surgir um interessado e ele quiser saber mais sobre a empresa, será fácil oferecer para elas mais informações.
Dentre os documentos que você precisará providenciar e organizar estão:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração de fluxo de caixa;
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) dos últimos 3 anos;
- Contrato Social (cópia);
- Declaração de imposto de renda PJ;
- Lista de mobiliário e equipamentos, devendo informar também o valor de cada um.
Ter esses documentos organizados ainda ajudará na hora de definir o preço de venda usando, por exemplo, o fluxo de caixa descontado.
Ter suporte especializado para a venda da empresa
Vender uma empresa pelo melhor preço exige também que se tenha ao lado um profissional para o orientar da melhor forma. A venda por conta própria pode tornar o processo mais demorado, mas ter a ajuda de um profissional como um consultor de negócios pode facilitar (e muito) o processo.
Mas contratar um consultor não quer dizer que você entregará tudo nas mãos dele. É necessário trabalhar lado a lado com o profissional, fornecendo as informações e dados necessários a respeito da empresa.
Escute o comprador
Fala-se muito sobre a empresa, sobre o vendedor, mas e quanto ao comprador? Você sabia que escutar aqueles que tem interesse em adquirir o seu negócio pode ser benéfico também para melhorar o preço de venda?
Além do que, essa ação pode tranquilizar o interessado e até mesmo construir uma relação de segurança. Desse modo, será mais simples criar bons argumentos para que esse interessado se convença de que investir na sua empresa é a melhor escolha.
Nesse momento, se colocar no lugar do comprador será importante também. Se lembre de que em algum momento você esteve ou mesmo estará nessa posição (caso planeje adquirir outro negócio ao vender esse).
Alguns erros que podem fazer com que o preço de venda da empresa se reduza
Sabia que existem ações e atitudes que você pode tomar que reduziriam o preço da empresa?
Caso você não identifique e corrija isso o quanto antes, além de ter que vender a empresa abaixo do valor de mercado, ainda poderá ter problemas durante e mesmo após a negociação.
Um dos primeiros erros é não realizar um acordo de confidencialidade na hora de passar mais informações da empresa para um possível comprador.
Esse acordo é um documento onde o interessado assina para obter mais informações sobre o negócio e se compromete a não divulgar o que lhe for passado.
Mas por que ele é importante para evitar um dos erros ao anunciar um negócio à venda? É porque se os dados da empresa vazarem isso traria muitos problemas para ela.
Imagine que funcionários, clientes e parceiros, por exemplo, fiquem sabendo desse vazamento de dados sigilosos? Eles temeriam e parcerias poderiam acabar, demissões surgiriam, se perderiam vendas, etc. Tudo isso causaria danos imensos para o desempenho do negócio.
Outro erro é também anunciar a empresa sem antes ter realizado o valuation para definir o preço de venda adequado.
Não escolher o momento certo para a venda é mais um erro (bastante comum, por sinal). Talvez você acabe esperando demais ou venda antes da hora ideal.
Muitos empresários acabam não dando atenção para isso e vendem a empresa em momentos onde seu preço seria menos atrativo. É necessário, contudo, analisar não apenas a situação da empresa, mas levar em conta fatores da economia e as tendencias de mercado, por exemplo.
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