A venda de uma clínica de estética é um processo com muitas etapas importantes para serem consideradas.
Há que se preocupar com a parte financeira, organização de documentos, elaboração de uma proposta de vendas, saber qual o momento do negócio diante do mercado etc.
A venda é uma oportunidade que você possui caso não queira prosseguir com a clínica de estética por diferentes motivos. E por falar neles, é importante definir porque deseja vender a empresa.
Mas essas e outras etapas que fazem parte do processo de venda de uma clínica de estética serão abordadas nas próximas linhas.
A venda de empresas no Brasil
Quando um empresário deseja se aposentar, quer mudar de ramo, enfrenta problemas de saúde ou mesmo não possui sucessores, a venda da empresa é uma alternativa.
Essa prática é bastante comum em países como os Estados Unidos e no Brasil ela tem sido cada vez mais usual também. O processo é algo legal.
O fato é que essa opção proporciona uma solução para você, no entanto é importante que seja feita da forma correta. Há casos em que o negócio é anunciado por um preço abaixo ou acima do que vale ou faltam informações para anunciar e responder aos potenciais compradores.
Dados precisos, processos bem definidos, funcionários treinados, se há dívidas elas devem ser solucionadas ou especificadas na proposta de venda, enfim, prepare tudo antes de anunciar a venda do negócio.
Tudo isso ainda ajuda na hora de contar a história da sua empresa, tornando a proposta ainda mais atrativa.
Como deve ser a preparação para a venda de uma clínica de estética?
Reunimos alguns passos que são muito importantes ao anunciar sua clínica de estética à venda. Considere-os na hora de elaborar sua proposta de venda.
A partir de agora você conhecerá como funciona esse tipo de negociação, podendo esclarecer muitas dúvidas.
Defina por que quer vender sua clínica de estética
Antes de negociar é crucial definir a razão de querer vender sua empresa. O potencial comprador provavelmente quer saber por que aquele negócio aparentemente tão atrativo está sendo vendido.
Tenha como justificar a venda e descreva esse motivo de modo que convença o interessado.
Organização de documentos
A relação exata dos documentos que deve organizar é possível saber com a ajuda de um consultor de negócios. Mas, basicamente, você deve providenciar e ter atualizados: demonstrativos financeiros, contratos com fornecedores e funcionários, contrato de aluguel, certidões negativas, etc.
Com a ajuda desses documentos organizados você ainda tem mais facilidade para elaborar a proposta de venda.
Investigue os potenciais compradores
É importante também conhecer aqueles que querem comprar a sua empresa. É essencial saber sobre a experiência que eles possuem com esse tipo de negócio, sobre sua capacidade de tomada de decisão, etc. Conheça a quem você está prestes a entregar o trabalho de anos e algo que foi seu sonho.
Tenha a ajuda de quem possui experiência com esse tipo de negociação
Para conseguir anunciar e vender sua empresa é necessário dispor de conhecimento sobre o mercado, sobre finanças, economia, etc. E em tudo isso um consultor de negócios possui experiência, podendo te ajudar no processo.
O consultor pode ajudar também definir o melhor preço para venda da sua clínica de estética e a identificar as melhores oportunidades. É necessário que esse consultor tenha experiência com fusões e aquisições, pois assim ele te indicará os melhores caminhos.
Ter a ajuda de um consultor pode também te ajudar a evitar os curiosos e especuladores que podem te fazer perder tempo.
Sigilo na prospecção
Buscar compradores para sua empresa é algo que deve ser feito em sigilo. Isso é de extrema importância para evitar que informações sobre o seu estabelecimento caiam nas mãos de concorrentes.
Informações vazadas podem também chegar até compradores e clientes distorcidas, fazendo com que eles pensem que sua clínica de estética passa por problemas financeiros e, por isso, está à venda.
Isso é algo tão sério que poderia até mesmo levar a desvalorização ao anunciar a venda de uma clínica de estética.
Para que a negociação seja mantida em sigilo o acordo de confidencialidade existe. É importante elaborar esse documento e que o interessado em saber mais sobre o estabelecimento o assine, garantindo que manterá tudo no confidencial.
Outra coisa importante sobre o sigilo é tomar cuidado com as fotos que sobe em plataformas de compra e venda de negócios. Nesse caso, evite fotos que mostrem a fachada do estabelecimento.
A venda não é algo rápido
Mesmo que você encontre um bom comprador, alguém que assumirá o negócio e seguirá cuidando dele como você fazia, a concretização da venda e a transição levam um certo tempo. Esteja ciente de que a pressa quanto a isso pode prejudicar um bom negócio.
O momento certo para a venda
Mais uma coisa que é importante para a venda de uma clínica de estética é o timing ideal. Saber quando é a hora certa de anunciar e vender a sua empresa pode te proporcionar muito mais benefícios.
Será que o mercado está favorável para a venda? Há algo que pode ser melhorado na empresa? Considere esses e outros pontos.
Por quanto anunciar a venda de uma clínica de estética?
O preço de venda não é algo definido sem um fundamento. Para isso devem ser considerados alguns elementos e isso é o que o valuation faz.
Basicamente, o valuation é um processo que utiliza distintos métodos para chegar a um preço adequado, é o saber “quanto vale uma empresa”.
Há métodos utilizados para esse cálculo que podem, até mesmo, analisar o quão lucrativo será o negócio daqui a alguns anos. E isso pode ser usado para deixar a sua proposta de venda ainda mais atraente para o potencial comprador.
Cada negociação é algo único, por isso que competência e experiência são fundamentais nessa hora. E quem pode realizar esse processo muito bem é um consultor.
O contrato para a venda de uma clínica de estética
Chegando a etapa de fechamento da negociação, há a realização do contrato para a venda. E aqui a atenção deve ser redobrada.
Lembra que falamos da importância de organizar todos os documentos? Pois bem, isso é fundamental também para quando for a hora de elaborar o contrato e a coisa não se prolongue mais.
Reiteramos que o processo de venda é algo demorado, por isso ter tudo preparado antes te ajudará a economizar tempo.
Esteja preparado também para o caso de mudanças internas ou externas. Imprevistos podem acontecer e isso pode afetar a negociação. Um exemplo seria o aumento do dólar ou a queda dele poderia impactar no preço de venda do negócio.
Por fim, quando formalizar o contrato discrimine a forma de pagamento, regras para a negociação, dívidas que a empresa possua, etc. Cada etapa precisa ser feita de maneira minuciosa a fim de evitar erros ou deixar coisas passarem.
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