Como funciona a venda de um E- commerce?

Por Urias em 16 de Novembro de 2021
Como funciona a venda de um E- commerce?

O e-commerce nunca ficou tão presente na vida das pessoas como agora. De forma
gradativa ele começou a ganhar espaço e, depois de 2020 veio com força total. 

Ainda até pouco tempo atrás, era comum ver pessoas resistindo às compras online
por falta de segurança na transação. No entanto, a venda de um e-commerce flui de
maneira bem intuitiva para o consumidor. Essa maneira de vender funciona no lema
do quanto mais simples melhor.  

Depois das mudanças de hábitos que sofremos nos últimos tempos, os consumidores
ficaram mais exigentes em relação à entrega de produtos. Por isso, muito
empreendedor se vê desafiado a prestar um bom atendimento do início ao fim do
processo para não perder vendas. Mas, afinal, como funciona a venda de um e-
commerce?
E-commerce não é loja virtual
A confusão acontece quando se fala em vender pela internet. Quem pensa em fazer
parte desse tipo de negócio não precisa abrir uma loja virtual. 

Precisamos entender que a loja virtual é uma opção e não precisa ser especialista em
programação para isso. Muitas plataformas de loja virtual já tem tudo montado para
você ir cadastrando seus produtos. Ou seja, todo layout, opção de frete e categorias já
estão prontos para você só configurar.

Mas, se você não quiser usar essa modalidade de vendas, tem também os
marketplaces. 
Como exemplo tem as grandes empresas Amazon, Americanas, Submarino, Magazine
Luiza e outros. Esses sites vendem produtos de diversos fornecedores diferentes.

A grande função desses players é fazer a ponte entre o fornecedor e o cliente. Já as
redes sociais também investiram bastante nisso. Hoje você pode contar com
Instagram Shopping e Facebook Shopping. O Google também deixou de ser só uma
rede de pesquisa para funcionar também como marketplace, o Google Shopping.

Mas as vendas estão por todo lugar da internet. Você pode contar com plataformas de
compras e vendas online,
E-commerce com estoque e sem estoque

É até estranho, mas para ter um e-commerce não precisa ter produtos. Essa é a
grande vantagem do dropshipping.  O empreendedor tem o papel de trazer tráfego
para aquele site ou plataforma a fim de fazer vendas.
Neste esquema, ele recebe o pagamento do cliente através da plataforma que pode
ser uma loja virtual e, com o próprio dinheiro, paga o fornecedor para que a
encomenda seja enviada para o cliente final.

No caso da venda de um e-commerce com estoque é preciso pensar no espaço para
armazenar mercadorias e também na entrega pelos correios ou transportadoras.

Na questão do frete, à medida que o vendedor vai criando volume de envios, ele pode
ter o preço do frete reduzido. Isso é muito importante para melhorar o preço do
produto.
Invista em bons fornecedores
Você precisa encontrar bons fornecedores de tempos em tempos. Muitas vezes, os
comerciantes acham algum fornecedor e continuam com ele por muito tempo. Porém,
não é aconselhável ficar refém de um parceiro de negócios apenas.

Neste caso, procure periodicamente boas referências para que seu negócio não fique
parado por falta de produto.

É importante também pontuar alguns tópicos como:

 Prazo de entrega 
 Custo do produto
 Entrega de nota fiscal
 Produtos de qualidade
 Comunicação fácil

Se o seu fornecedor não atender a estes pré-requisitos, então é melhor nem fechar
parceria. Com o tempo, os desgastes vão surgir e vai ficar mais difícil não deixar
transparecer isso para o cliente.

Aqui na Quero Um Negócio você encontra anunciantes para compra e venda de
negócios. Entre na plataforma e veja tudo para começar na venda de e-commerce.

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