Para ter êxito na venda de empresas de controle de acesso, é necessário entender as suas nuances.
O controle de acesso é um importante um sistema para segurança que permite a uma empresa ou condomínio residencial controlar o acesso de pessoas em datas e horas específicas. O objetivo do controle de acesso é reduzir os riscos dos acessos não autorizados.
As medidas para controlar o acesso integram também os programas relativos à conformidade de segurança, visando garantir que a tecnologia de segurança e as políticas de controle de acesso vigorem para a proteção também de informações confidenciais, a exemplo de dados de clientes e funcionários.
O controle de acesso ainda ajuda a compreender como o local é usado, ao reestrear entradas e saídas de determinadas salas e locais. E tudo isso melhora a melhora a segurança geral num local.
A segurança é hoje um fator essencial, um recurso de extrema importância. Inclusive, as pessoas que buscam um condomínio residencial ou comercial têm esse como um dos elementos ais importantes a considerar na hora da decisão.
Desse modo, cresce a demanda por esse tipo de serviço, o que faz crescer também a busca por negócios prontos à venda nesse setor. E com isso suas chances de fechar uma boa transação se elevam.
Venda de empresas de controle de acesso: a importância das empresas desse setor
As empresas de controle de acesso são importantes nos dias atuais por diversos motivos. Primeiramente, a segurança é uma prioridade para condomínios de todos os tamanhos e negócios de diferentes setores.
Se uma empresa possui colaboradores terceirizados, ou mesmo equipamentos caros e dados confidenciais, resguardar os ativos dela por meio de um sistema de controle de acesso ajudará a evitar futuras dores de cabeça.
Além disso, devido a pandemia da Covid-19, cresceu a necessidade por medidas de prevenção e redução da propagação de diferentes tipos de microrganismos transmissores de doenças.
No caso das empresas, essa preocupação é constante devido à elevada exposição dos colaboradores em áreas e equipamentos comuns.
E assim, manter o controle de acesso nas empresas se tornou uma das medidas adotadas em prol de garantir a saúde dos funcionários, uma vez que tal controle poderá ser feito através sem contato.
Sua empresa pode ser vendida por ume excelente preço. E a seguir, temos uma série de orientações para potencializar a venda de empresas de controle de acesso.
Preparação para a venda
A preparação é um dos passos mais importantes numa negociação. E antes mesmo de anunciar a empresa à venda, é fundamental se preparar. Isso envolve considerar todos os lados envolvidos com base em: interesses, alternativas e critérios.
É preciso estruturar certas possibilidades e compreender o que te separa do acordo perfeito com um negócio à venda.
A preparação ajuda a identificar as necessidades e desejos de todas as partes, bem como a achar soluções que supram essas necessidades.
Mas com a preparação também se consegue estabelecer um plano de ação e determinar objetivos claros na negociação. Com isso, se pode focar nos resultados desejados e trabalhar para conquistá-los.
Quando se preparar para a negociação, considere todos os lados envolvidos. Isso incluirá a compreensão dos interesses das partes, detectar alternativas, definir critérios claros e também determinar as partes envolvidas.
Fazendo isso, você identificará as áreas onde há concordância e discordância entre as partes. E assim poderá então encontrar soluções que atendam às necessidades do comprador e as suas também.
Nessa preparação, mantenha os documentos atualizados e acessíveis. Isso compreende as demonstrações financeiras recentes, os contratos com clientes e com funcionários, informações sobre a equipe, documentos sobre propriedade intelectual e outros relevantes.
Quanto mais organizada for a documentação, então maior será a confiança que o comprador terá. Desse modo, haveria termos mais favoráveis nas negociações.
Mas é muito importante ainda contar aqui com um contador de confiança para preparar tudo isso, assim ficará fácil ainda na hora de executar os demais passos desse processo de venda.
Venda de empresas de controle de acesso: seja transparente e aberto a negociações
Empatia e confiança são elementos importantíssimo nessa negociação, sabia disso? Mesmo que seja um requisito mínimo deixar de lado as emoções quando se trata de vender uma empresa, saiba que negociar é um ato social.
Sendo um ato social, esse processo necessitará de empatia e confiança para que funcione bem.
O primeiro passo então será estabelecer uma conexão com o comprador e entender como ele pensa, sua visão, interesses e possíveis preocupações.
Alcançar uma boa transação de compra e venda de empresas de controle de acesso sé é possível se colocando genuinamente à disposição para ouvir. Logo, apenas ter um discurso pronto e esperar sua vez de falar não será suficiente.
Quando o interessado em comprar sua empresa sente que é ouvido, abre-se um espaço para a persuasão. E assim a negociação pode então ser mais proveitosa ainda.
A empatia o ajuda a se colocar no lugar do outro, entender as necessidades e preocupações, conseguindo então demonstrar um interesse real pelas suas perspectivas.
Quando um comprador sente que é ouvido e valorizado, a confiança se fortalece.
E aqui a empatia ajuda muito nesse processo de construção da confiança. Ela é a capacidade de compreender o que uma pessoa que busca por um negócio pronto no setor de segurança necessita e apresentar uma proposta atrativa para esse potencial comprador, aumentando as chances de fechar o negócio.
Com isso, suas chances de fechar o melhor acordo na venda de empresas de controle de acesso serão maiores.
Avaliação precisa do valor da empresa
O primeiro passo é fazer uma avaliação precisa sobre o valor da empresa de controle de acesso. Isso compreende considerar não somente os ativos tangíveis, como equipamentos e propriedades, mas seus ativos intangíveis: reputação da marca, carteira de clientes, tecnologias patenteadas, etc.
Consultar um especialista de avaliação de empresas será importante para se ter uma estimativa realista.
Mas há como fazer você mesmo o chamado valuation também.
O que seria o valuation? Essa é uma dúvida de quem nunca passou pelo processo de venda de uma empresa ou nunca colocou ações da mesma no mercado, por exemplo. E a seguir trouxemos uma explicação simples e direta para te ajudar a entender sobre o valuation.
Valuation é um termo em inglês usado para representar a avaliação econômico-financeira da empresa. O aconselhado é que tal avaliação seja feita por um economista ou um especialista em finanças, pois um profissional assim teria extenso entendimento sobre contabilidade.
É preciso entender que a ideia de que há um preço exato para uma empresa é um mito. Não há como definir exatamente o valor de um empreendimento. Mas há como chegar até um preço estimado diante do mercado para ela.
Valuation e empresas de capital aberto
Mas antes de falarmos sobre o preço de um negócio, é importante entender o que é capital aberto. Uma empresa de capital aberto é basicamente aquela que vende ações (títulos representando partes dela) no mercado. E para essas empresas o cálculo do valuation é mais simples.
Para as empresas de capital aberto, o valuation fica próximo do valor de mercado da companhia.
Mas como se obtém esse preço?
Para isso basta multiplicar o número de ações que a empresa possui por seu preço à vista no mercado.
Mas e nos outros casos? Aí entram os métodos de avaliação.
Métodos de valuation
Fluxo de caixa descontado, valor patrimonial e múltiplos de mercado, esses são os três principais métodos de valuation usados para definir o preço de um negócio à venda. E tais métodos levam em conta o histórico da empresa, seus ativos, passivos, custos, entre outras questões.
O fluxo de caixa descontado, por exemplo, usa projeções de lucro e riscos relacionados para definir o preço de um negócio, apresentando, geralmente, resultados decrescentes ao longo do tempo.
Geralmente, o tempo mínimo levado em conta para tais projeções do fluxo de caixa é de 5 anos. E o intervalo de tempo máximo é de 10 anos, o que possibilita uma avaliação eficiente através desse método.
Já o método de valuation por múltiplos trabalha proporcionando projeções de acordo com comparações relativas. O mesmo observa diversos indicadores ligados a um setor em particular do mercado e realiza uma comparação entre a empresa e os principais concorrentes dela.
Enquanto no método de valor patrimonial o que se observa é uma análise do patrimônio geral da empresa. E nisso levam-se em conta imóveis, maquinário, dívidas, estoque, equipamentos de escritório e outros elementos.
Mesmo sendo uma conta simples e com base em uma visão completa da empresa, ela dependerá do acesso aos balanços patrimoniais e da organização interna, logo, mantenha a contabilidade em ordem.
Venda de empresas de controle de acesso: identificação de compradores potenciais
O que também ajuda a fechar o melhor negócio com a venda de empresas de controle de acesso é detectar os compradores em potencial. Avalie se esses compradores se encontram alinhados com os valores e objetivos da empresa.
Ir em busca de investidores estratégicos ou de empresas do mesmo setor que desejem realizar fusões e aquisições seriam uma decisão eficaz. Esses possíveis compradores valorizam os ativos da empresa de controle de acesso.
Mas como identificar compradores assim?
Para isso há como usar uma plataforma específica de compra e venda de empresas, como a Quero Um Negócio, e também contar com um corretor de negócios, que é alguém que o ajudará a qualificar investidores/compradores e, assim, fechar um bom negócio.
Manter o sigilo é outro ponto importante
A confidencialidade é vital nesse tipo de negociação. Ela ajuda a evitar qualquer impacto negativo na empresa durante o processo de venda.
Entende-se por confidencialidade manter todos os dados e informações da empresa sob sigilo. Desse modo, o potencial comprador não poderá divulgar o material sobre a empresa que terá acesso para terceiros.
Se no processo de venda de empresas de controle de acesso as informações sobre o seu empreendimento vazarem, então isso acarretaria em problemas como:
Caso um funcionário fique sabendo antecipadamente da venda, esse poderia se sentir receoso e querer encerrar seu contrato de trabalho;
Já os clientes que soubessem assim da intenção de venda também se sentiriam temerosos, julgando que o negócio não vai bem. E como consequência, eles optariam por encerrar o contrato que possuem.
Há muitos outros impactos negativos que deixar a notícia vazar assim pode causar. Por isso o sigilo é fundamental na hora de vender um negócio.
Mas como garantir isso? Por meio do acordo de confidencialidade. Esse, que é um tipo de contrato, ajuda a garantir que as informações sensíveis de um negócio à venda não vazem.
O acordo entre vendedor e comprador
Durante as negociações, foque em garantir condições favoráveis para ambos os lados. Isso incluiria o modo de pagamento, cláusulas de não concorrência, responsabilidades após a venda e demais termos contratuais.
Um equilíbrio é essencial para que você e o comprador estejam satisfeitas com o acordo. Nesse momento, seria importante ter a intermediação de um corretor de negócios. Desse modo você conseguiria fechar um bom negócio.
Assessoria profissional
Continuamos a bater na mesma tecla: ter apoio profissional é muito importante na hora de vender uma empresa.
Contratar profissionais como consultores financeiros, consultores de negócios, advogados especializados, etc., será crucial. Assim você é orientado devidamente ao longo do processo.
Esses profissionais conseguem te ajudar a prevenir a queda em armadilhas legais, mas ainda são capazes de proporcionar otimização da estrutura fiscal da transação e fornecer conselhos estratégicos para que você maximize o preço da venda.
Com a ajuda de um contador, inclusive, há como realizar um planejamento tributário e otimizar os resultados financeiros.
Realizar um planejamento tributário estratégico minimizaria a carga fiscal que recairia nos ganhos com a venda da empresa. Consultar um contador especialista nisso é aconselhável para assegurar o devido gerenciamento das implicações fiscais.
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