Você tem o seu comércio funcionando em uma boa localidade, mas, por algum motivo, decide sair dali. Vamos levar em consideração que o ponto comercial abrange vários itens que compõem o fundo de comércio.
Acima de tudo, antes de realizar a venda de um ponto comercial, é preciso mensurar o que são os bens corpóreos e os incorpóreos.
Parece que essa classificação facilita o entendimento, já que estamos falando do que é tangível e do que não é. Vamos a uns exemplos:
Os bens corpóreos são: mobiliário, equipamentos, estoque.
Bens incorpóreos: razão social, marca, nome fantasia etc.
Depois de entender esses dois pontos, fica mais claro ver que a venda precisa levar em consideração esses itens. Outra questão é saber se o ponto comercial alugado pode ser vendido. A resposta é sim. Então, se você quer saber mais, veja algumas dicas de como contabilizar.
Por que você pode vender o ponto comercial?
A grande vantagem de comprar um ponto comercial é não ter que começar do zero. Geralmente, o que desanima o empresário é ter de fazer nova clientela,
Para esclarecer melhor, imagine que você vai começar um negócio em local que ainda não tem comércio estabelecido. Lentamente, haverá interessados na sua loja, já que as pessoas ainda não estão habituadas a comprar nesse local.
Diferente de quando já começa o negócio em uma boa localização. A característica de um bom ponto comercial é onde há um trânsito maior de pessoas, cafeterias, lanchonetes entre outras lojas. Assim o comércio ganha mais valor, já que os clientes estão circulando pela localidade.
Como vender o ponto comercial?
Acima de tudo, é importante falar com o locador sobre interesse pela venda do ponto comercial. Caso não haja aprovação pelo mesmo, a venda pode ser suspensa.
Caso você seja o locatário e queira repassar o ponto antes do contrato vencer, não precisa pagar multa para colocar alguém no lugar.
Outra coisa a se levar em consideração é saber qual o destino do estoque. Dependendo do negócio do novo proprietário, o estoque pode ser desnecessário para ele.
Mostre os benefícios do ponto comercial
Antes de colocar à venda o seu ponto comercial alugado, faça um levantamento dos benefícios. Coloque na lista estacionamento, localização do ponto, todas as benfeitorias e outros fatores físicos importantes.
Por outro lado, informe também valores subjetivos. Um exemplo disso é mostrar a relevância do seu negócio para trazer clientes ao local. Sem dúvida, o negócio que você empreendeu na área mudou a cultura da região.
Passo a passo para venda do ponto comercial
Seguir as diretrizes para fazer uma venda legal é imprescindível. Nada como fazer as coisas de forma transparente e amparadas por lei.
Siga estas três etapas:
Averbação pela Junta Comercial local;
Procure pela publicação no Diário Oficial;
Expedição de notificação judicial; (Espera de 30 dias para ver se há oposição de credores)
Todo esse processo assegura que o estabelecimento não seja vendido com débitos a serem quitados. Por isso, exige-se a ciência pública de que está sendo feito trespasse.
Caso algum credor se pronuncie sobre alguma pendência financeira, o trepasse não será feito a menos que a dívida seja quitada.
Como contabilizar a venda do ponto comercial?
Em suma, todas essas informações são úteis antes de você colocar o ponto à venda. Para que você consiga um preço justo para o seu ponto comercial, procure avaliar com a imobiliária.
Certamente, eles vão fazer uma avaliação de bens materiais e imateriais, somando com projeção de crescimento ao valor do bem. Isso vai te levar a uma negociação mais segura.
Quer vender ou comprar um ponto comercial? Então veja a plataforma da Quero Um Negócio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!