Nem sempre é possível continuar em ascensão no ramo dos negócios. Certamente, o empresário não deseja, um dia, declarar que está com dificuldades financeiras. Mas o que é triste para uns pode ser alegria para outros.
Nessas horas vem a questão: Será que vale a pena comprar empresas falidas? Antes
de tudo, continue neste artigo e acompanhe nossas 8 dicas.
1. Empresas em recuperação judicial, vale a pena?
As empresas que não têm condições de se manterem ativas, entram no plano de recuperação judicial. Porém, só é possível dar continuidade a esse processo quando ela apresenta um plano viável para pagar seus credores.
Nesse momento, todos os seus bens são penhorados até que a dívida seja paga. E é aí que o risco ocorre, pois nem sempre a empresa vai arcar com os custos.
2. O risco da inadimplência
No caso de uma empresa falida, a inadimplência é algo quase certo e que o novo proprietário precisa lidar.
Embora o valor seja mais baixo em relação às demais, é preciso analisar se há tributos que não foram quitados. Depois disso, verificar se houve fraudes ou sonegação faz parte de uma análise mais profunda.
3. Faça a Due Diligence
Antes de dar um passo ao desconhecido e investir o seu capital em uma empresa, procure fazer o Due Diligence. Esse levantamento não vai trazer só fatores financeiros, mas também sobre todos os dados daquela empresa.
Sendo assim, é possível organizar pontos fracos e fortes, riscos e ameaças daquele negócio.
4. A vantagem de ter algo estabelecido
Para quem não quer ter que começar do zero, comprar empresas falidas pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Logo, ter já uma lista de fornecedores, clientela, infraestrutura, funcionários treinados, animam qualquer um.
5. As impressões da antiga empresa
Comprar uma empresa falida impressiona por ter praticamente tudo pronto para recomeçar. Por outro lado, as marcas negativas da outra gestão podem atrapalhar.
Para ilustrar, imagine se a empresa anterior não pagava em dia seus fornecedores. Inevitavelmente isso pode prejudicar novas transações ainda que mude o dono.
6. Não feche negócio sem avaliar isso
Antes que você se arrependa lá na frente, procure se certificar de que tudo está em ordem. Para isso, veja se a empresa possui ações judiciais, processos trabalhistas, dívidas bancárias.
Tenha em mente que, se você se sentir em desvantagem antes de concretizar a compra da empresa falida, você pode negociar.
7. Compre no tempo certo
Entender qual o melhor momento para comprar a empresa é fundamental. Se você procurar fazer negócio no momento em que a empresa ainda está em atividade, é possível extrair bom retorno.
Em outras palavras, buscar ter sabedoria na hora de adquirir vai fazer com o que o negócio ganhe fôlego e recupere a queda.
Esteja atento para as novas responsabilidades para não falhar com contratos e nem com outras responsabilidades financeiras.
8. Comprar empresa falida pode ser bom?
Primeiramente, precisamos ver o cenário quando a compra é de uma empresa falida. Tenho em mãos o motivo da falta de sucesso, fica mais fácil dar outro direcionamento.
Outra vantagem é já ter um time de funcionários formado. Além de garantir que não haverá demissão em massa, o preparo ajuda o negócio a continuar o funcionamento.
Nessa etapa, fica ainda mais fácil sentir um novo vigor da equipe ao pensar que uma nova direção irá assumir a empresa. Pois além de manter o emprego, a possibilidade de crescimento é ainda maior.
Está em busca de um negócio? Então confira aqui na plataforma da Quero Um Negócio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!