Calcular o valor de um escritório de contabilidade à venda é uma etapa importantíssima na hora da venda. E para facilitar isso existe o valuation.
O valuation é um processo usado em praticamente todo o mundo quando se deseja saber quanto vale um negócio. Por meio dele chega-se a um preço estimado da empresa, sendo que esse processo é feito de modo sistematizado e tendo foco num modelo quantitativo.
Como o valuation funciona para definir o valor de um escritório de contabilidade à venda?
Primeiro de tudo, é importante entender o que é valuation. O termo “valuation” é do inglês e significa “valor. E usa-se esse para chegar a um preço estimado do negócio, seja com o objetivo de vender ou mesmo de conseguir investidores, assim como para obter empréstimo em bancos.
Se você busca capital para expandir o seu negócio e assim gerar mais valor para ele, então o valuation pode te ajudar também. Como os investidores querem saber se vale a pena o investimento na sua empresa, esse processo é de grande importância.
Outro ponto importante aqui é que o valuation ajuda na tomada de decisões importantes para a empresa. Ao ter consciência de quanto vale sua empresa, então será possível escolher os melhores recursos, estratégias e ações.
Mas aqui neste artigo o foco é no uso desse processo para chegar-se a um valor ideal para a venda do negócio.
Empresas de pequeno, médio e grande porte usam esse mesmo processo para saber o seu valor.
Outra coisa importante sobre o valuation é que ele usa diferentes métodos para o cálculo. Mas falaremos, mas a diante sobre esses métodos.
Mas é importante saber de uma coisa: se o seu negócio está começando agora então será um pouco mais difícil realizar esse cálculo, devido à falta de históricos em números. O valuation precisa de dados concretos para um cálculo mais preciso.
Conheça os diferentes tipos de valuation
O que poucas pessoas sabem sobre esse processo para calcular o preço de venda de um negócio é que ele possui dois tipos: o pré-valuation e o pós-valuation.
Enquanto o pré-valuation é o processo onde se calcula o quanto vale uma empresa antes dela receber recursos ou antes de fazer a fusão com outra empresa, o pós-valuation é quando o valor é somado ao que sócios e investidores aplicaram ao negócio, assim como bancos (empréstimos).
Conhecer esses dois tipos é importante, ainda que não seja você quem fará o cálculo.
Os métodos utilizados para calcular o valor de um escritório de contabilidade à venda
Como dito, são utilizados diferentes métodos no valuation para saber quanto vale seu escritório de contabilidade.
Vamos conhecer agora esses métodos de cálculo.
Múltiplos de mercado
Caso o seu escritório de contabilidade seja novo, ainda não tendo lucros, é possível realizar o cálculo por meio dos múltiplos de mercado. O que se faz aqui é um comparativo entre a sua empresa e outras empresas que sejam similares a sua.
Mas como assim?
Essas empresas precisam estar no mesmo setor que a sua empresa. Para o cálculo considera-se o desempenho financeiro e econômico de outras empresas em relação a sua, ou seja, tudo é fundamentado num valor relativo.
Muitos utilizam esse método devido a sua simplicidade para a aplicação. Outra coisa importante sobre ele é que os principais indicadores é o conhecido como Ebtida, o qual mostra os lucros que um negócio teve antes de descontadas as taxas de juro.
Fluxo de caixa descontado
Esse método é utilizado, geralmente, em negócios que tenham entre 3 a 5 anos em atividade, pois esses já contam com um histórico financeiro.
Como o nome já sugere, nesse método de cálculo o foco é a renda que possui o negócio.
E esse é um dos mais utilizados de todos os métodos para saber quanto vale uma empresa.
Basicamente, o fluxo de caixa descontado baseia-se nos resultados futuros que o negócio oferecerá para o dono. Calculam-se os valores de entrada e saída do escritório dos últimos cinco anos e realiza-se uma projeção.
Importante: esse método exige que o fluxo de caixa do negócio esteja devidamente organizado. Então tenha a ajuda do contador para manter tudo em ordem.
Valor patrimonial
Por fim, há o uso do método “valor patrimonial”. Tal método é indicado para os negócios que possuam um certo valor em ativos como equipamentos, máquinas e outros. E o foco aqui é, como já sugere o nome, o capital que o negócio possui.
O uso do valor patrimonial é voltado, por exemplo, para indústrias ou mesmo clínicas médicas, pois esses tipos de negócios possuem máquinas de elevado valor. Mas para tal cálculo consideram-se tanto os bens tangíveis (máquinas, equipamentos, etc.) como também os bens intangíveis (dinheiro à receber).
Mas um porém de usar o "valor patrimonial" é que através dele pode-se apenas realizar cálculos do momento atual do escritório de contabilidade à venda, não conseguindo realizar projeções. E isso se deve ao fato de que o método foca apenas nos elementos que são materiais, não em itens como credibilidade da marca ou mesmo o valor que ela gera na vida das pessoas.
Quem é que pode realizar o cálculo para definir o preço de venda de uma empresa
Apesar de qualquer pessoa poder realizar esse cálculo, apenas um contador ou consultor de negócios o pode fazer adequadamente. Além disso, quando esse processo é feito por um desses profissionais se tem mais credibilidade para anunciar seu escritório de contabilidade à venda.
O que isso quer dizer?
Isso significa que quando você anuncia um negócio e pode comprovar que chegou no preço definido para venda com a ajuda de um consultor ou contador, então há mais chances de fechar negócio, já que o potencial comprador terá mais confiança, sendo que é a palavra de um especialista.
Além disso, é importante mencionar que o valuation é um processo analítico e é por isso que é crucial que seja feito por um especialista.
Importante: ainda que não seja você quem fará o valuation, conhecer os métodos utilizados será de grande importância para entender a situação do seu escritório de contabilidade diante do mercado a fim de realizar uma venda tática.
Independente de qual método de valuation for usado, saiba que nesse processo mede-se os itens que geram valor para um negócio, como essa empresa posiciona-se no mercado, o quão competitiva ela é, as expectativas financeiras dela, etc.
Nisso, para esse cálculo será necessário considerar o tamanho da empresa, seu fluxo de caixa, os produtos e serviços oferecidos, volume de vendas, carteira de clientes, entre outras coisas.
Onde anunciar seu escritório de contabilidade à venda?
Depois de conhecer melhor como a definição do valor de venda de um negócio funciona, saiba também que anunciar num local adequado é essencial para conseguir chegar até os potenciais compradores.
Na Quero Um Negócio você encontra um ambiente assim, propício para esse tipo de negociação, além de prático e seguro.
Em nossa plataforma, compradores e vendedores interessados em negócios encontram-se todos os dias. Temos mais de 8 mil anúncios e atendemos todo o Brasil.
Se você quer ter mais chances de encontrar um bom comprador para o seu escritório de contabilidade à venda, então acesse agora a nossa plataforma e veja como subir seu anúncio.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!