Calcular a venda de uma loja de cosméticos é um processo que requer o uso de diferentes métodos para avaliação.
Num dado momento você decide que quer seguir um novo rumo, resolvendo vender sua empresa ou quem sabe queira apenas incluir um sócio ou vender cotas dessa. O fato é que saber quanto vale sua empresa é essencial para esses e outros casos.
Para saber isso utiliza-se o chamado “valuation” que é um processo de análise do valor de uma empresa. E existem diferentes métodos de valuation para se chegar a um valor que é estimado sobre uma empresa.
Logo, é importante esclarecer que calcular o valor para a venda de uma loja de cosméticos te fará chegar num preço estimado, não sendo algo exato, porém sendo um preço que é bastante próximo do real. Com isso você terá uma base muito mais sólida.
A seguir contaremos mais sobre o uso desses métodos de valuation e como definir o preço para venda da sua loja.
Entendendo mais sobre o valuation
“Valuation” é um termo em inglês que tem por significado “avaliação de empresas”. Por meio desse processo sabe-se o valor real ou intrínseco de um negócio.
O valuation é uma ferramenta importantíssima para conseguir definir um preço adequado para sua empresa (ou cotas dela), permitindo negociações mais justas para ambas as partes (quem compra e quem vende).
Nesse processo trabalha-se com a percepção da posição que a empresa ocupa no mercado, sendo que ela também leva em consideração a previsão de retorno do investimento. Em outras palavras, por meio do valuation sabe-se quanto vale a empresa e o quanto de retorno ela dará.
Isso é crucial para que você anuncie seu estabelecimento por um bom preço e ainda mostre ao possível comprador sobre o retorno que ele terá depois de um certo tempo.
O valuation é importante também caso sua loja de cosméticos queira realizar fusões ou mesmo abrir o seu capital.
Os tipos de valuation para calcular a venda de uma loja de cosméticos
Como dito, usa-se o valuation para saber quanto vale uma empresa e para isso pode-se utilizar distintos métodos. Alguns dos métodos mais usados para isso são:
- Fluxo de caixa descontado (FCD);
- Múltiplos de mercado;
- Valor patrimonial.
A seguir explicaremos sobre cada um desses métodos para calcular o preço de venda de uma loja.
O Valuation ou “avaliação de negócios” serve então para determina o valor econômico de um negócio. E esse processo pode tanto ser feito pelo dono da loja, por quem a deseja adquirir ou, o mais indicado, por um consultor de negócios.
Quando esse cálculo é feito por um consultor de negócios pode-se apresentar um documento comprovando isso ao potencial comprador. Ou seja, há mais chances de vender o negócio pelo preço anunciado tendo como comprovar (por um documento feito por especialista) que isso é mesmo quanto vale a loja.
Explicação sobre os diferentes métodos de valuation
Veja agora como cada um desses métodos funciona e qual seria o melhor para saber o preço de venda ideal para a sua loja de cosméticos.
Fluxo de Caixa Descontado
O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é um dos métodos mais completos que existe para determinar o preço de venda uma loja. O que ele faz é realizar a projeção de riscos e de lucros, conseguindo chegar num valor estimado.
Esse método mostra até mesmo a capacidade que a empresa possui de gerar riquezas futuramente.
No uso dele é comum que a projeção tome como base os próximos cinco anos da empresa. Contudo esse tempo não é uma regra, podendo ser mais ou menos do que isso.
Mas atenção: o FCD é um método usado em empresas que já tenham um histórico (geralmente aquelas com ao menos 3 anos de existência). E isso é importante porque apenas assim será possível elaborar uma projeção confiável.
Recomenda-se para a realização desse cálculo que se elabore o fluxo de caixa da loja, faça o cálculo de um valor gerado no futuro considerando os riscos e também leve em conta possíveis custos.
Importante: para calcular o valor de uma empresa usando o Fluxo de Caixa Descontado é necessário analisar o fluxo de caixa dos anos anteriores (considerando o máximo possível de anos), sendo necessário considera receitas, despesas e também custos.
Valor Patrimonial Líquido
Mais um dos métodos de Valuation é o Valor Patrimonial Líquido. Esse realiza uma análise do patrimônio do negócio, considerando elementos como: equipamentos, dívidas, imóveis, etc. Mesmo que seja um método mais simples, cabe ter acesso aos balanços bem organizados da empresa.
O que isso quer dizer?
Isso quer dizer que é necessário que a contabilidade da sua loja de cosméticos precisa estar em dia.
Diferente do Fluxo de Caixa Descontado, com o Valor Patrimonial avalia-se apenas o presente do negócio. Em outras palavras, você fica sabendo quanto vale o negócio, mas não pode realizar projeções, uma vez que esse método considera apenas elementos materiais, concretos, os elementos contábeis.
Também conhecido como valuation de liquidação, basicamente, para realizar o cálculo por esse método utiliza-se o seguinte: soma-se os ativos circulantes com os ativos não circulantes e depois subtrai-se os passivos (circulantes e não circulantes) da empresa.
Múltiplos de Mercado
Finalmente, há o método de Múltiplos de Mercado para calcular a venda de uma loja de cosméticos.
Esse método trabalha com comparativos. Ele faz a comparação entre a empresa e os concorrentes dela. E aqui são levados em consideração indicadores específicos para o segmento. Com a ajuda de um consultor de negócio você fica sabendo mais sobre isso.
Um exemplo de indicador usado nesse método de cálculo é o Ebitda, esse apresenta os lucros que o negócio teve antes de descontar as taxas de juros. E devido a sua simplicidade, o “Múltiplos de Mercado” é um dos métodos mais utilizados.
Contudo, apesar de todas as vantagens existentes no uso dele, há alguns problemas.
Um dos problemas desse método é que o cálculo com ele só pode ser feito se a empresa concorrente, usada no comparativo, estiver no mesmo setor que a sua e utilizar o mesmo modelo de negócio. Assim, consideram-se apenas empresas que disponham de características similares.
Calcular a venda de uma loja de cosméticos: considerações finais
Como você pôde ver, existem diferentes métodos para saber quanto vale uma empresa. E o recomendado é sempre utilizar mais de um método para isso. Isso te ajudará a estar mais próximo do valor real da empresa.
Por exemplo: usando o Fluxo de Caixa Descontado e o Múltiplos de Mercado você terá resultados mais concretos. E isso te ajudará a vender sua empresa por um preço justo, sem prejuízos e sem espantar possíveis compradores.
Mas como isso é algo que exige prática e conhecimento avançados, indicamos contratar um consultor de negócios. Esse profissional fará o melhor que puder para chegar a um preço de venda adequado.
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