Aumentam as oportunidades de negócios no Brasil em tempos de crise
Mesmo após à crise instaurada pelo coronavírus, as oportunidades de negócios no Brasil tiveram um consideravelmente aumento.
Em momentos de recessão, cabe se reinventar, buscar novos caminhos. E isso vale tanto para empresários quanto para empreendedores que precisam implementar seu portfólio de produtos e serviços, expandir o negócio ou mesmo vender ou comprar uma empresa, ponto comercial, etc.
O fato é que tanto do lado de quem investe quanto do de quem coloca uma oportunidade de negócio no mercado há vantagens.
A crise foi responsável por fazer muitas pessoas iniciarem o "empreendedorismo por necessidade".
Novos hábitos de consumo surgiram ou foram intensificados (como é o caso do e-commerce). Logo, há tipos de empresas e negócios que ganharam maior destaque no mercado.
Mesmo que possa ser difícil enxergar alguma coisa positiva nesse cenário tão horrível, devemos saber que a galinha não tem capacidade de cruzar os céus, mas quando é realmente necessário ela faz um voo alto. Do mesmo modo, as mudanças, esforços e enxergar novas possibilidades são coisas necessárias.
Oportunidades de negócios no Brasil: tendências de mercado
No Brasil, apesar do retrocesso sofrido na economia, outras estradas foram abertas.
Não são poucas as pessoas que tem aproveitado as oportunidades de e-commerce ou de escola EAD à venda. Apenas para citar alguns exemplos.
E aqueles que antes atuavam com negócios presenciais como lojas, pet shops, etc., podem aproveitar a onda da praticidade proporcionada pela internet e levarem seus negócios para o meio online, caso ainda não o tenham feito.
Mas enquanto isso, profissionais como personal trainers, coach, etc., passaram a atuar através de plataformas online. Muitos deles já têm adotado os treinamentos online para reunirem seus alunos ali.
Também, houve um aumento pela procura de serviços de delivery. E isso tanto para alimentos quanto para outros tipos: serviços de entrega de compras em casa, delivery de produtos para animais de estimação (ração e outros), produtos de beleza, etc.
Outro tipo de negócio que mostrou crescimento foram os serviços e produtos pet. Pet shops viram seus números aumentarem expressivamente com a crise no Brasil. Com os donos mais tempo em casa, faz-se necessário mais mimos para os seus bichinhos.
E com mais tempo em casa, então houve um aumento nos hobbys. Mais pessoas querendo aprender a tocar um instrumento musical, por exemplo, e, com isso, aumentou-se a procura por violões, teclados, bateria, ukulele, etc.
Ainda, mais pessoas agora passaram a frequentar a cozinha, não apenas para consumirem, mas para preparem receitas. Assim, conteúdo e produtos com foco nessa atividade tiveram um aumento.
E com mais pessoas buscando um modo de investir, de terem o próprio negócio, houve aumento na procura de franquias. Aqui há uma oportunidade tanto para quem pretende investir numa franquia quanto para quem possui uma e a quer repassar. Muitas oportunidades de negócios que se mostraram.
Como identificar boas oportunidades de negócios para investir?
Se você planeja investir num negócio, não faça isso apenas pensando nos lucros que terá.
Não são poucos os empresários que adquirirem uma empresa pensando no faturamento, mas depois não tem mais cabeça para gerenciar o negócio. Pois não era uma área que os motivava, sobre a qual eles tinham afeição.
Lucro é algo bom? Sim, claro, é algo excelente. O lucro é um dos principais requisitos, mas não o requisito principal para investir num negócio.
É importante que você escolha uma área de atuação que tenha um pouco de afinidade e também que goste. Claro que não precisa ser sua paixão (se for, é bom), mas você se sentirá melhor se for algo que goste.
Imagine-se num negócio por 5 ou 10 anos: se sentirá bem estando ali? Atuando com isso por todo esse tempo?
A pandemia não apenas fez com que empresários se reinventassem, mas também com que pessoas comuns dessem um importante passo rumo ao seu próprio negócio. Elas descobriram essa oportunidade de adquirir uma empresa.
E algumas das vantagens dessa escolha são:
- Poder empreender com algo sólido, seguro e que é conhecido no mercado;
- Contar com clientes e até clientes fidelizados;
- Pesquisa de mercado e plano de negócios? Isso já foi feito pelo proprietário do negócio;
- Não terem mais que se preocupar com abertura e demais trâmites dessa etapa inicial;
- Etc.
O fato é que uma empresa pronta já está em funcionamento, basta aprender os processos ali e seguir como o antigo dono o fazia (ou implementar melhorias que acredite serem essenciais).
Outras oportunidades de negócios atrativas para se investir
Mesmo no pior cenário possível, existe um mercado em que as pessoas jamais deixam de consumir produtos: a alimentação.
Com, por exemplo, desemprego, aumento de preços, etc., a alimentação é a última coisa da lista a ser mexida. Logo, mercados, lanchonetes e também restaurantes à venda são opções a se levar em consideração. E nisso inclui-se também os que oferecem delivery.
Investir em negócios nesse mercado é sempre algo vantajoso, mas se forem observados alguns pontos como:
- Lucratividade do negócio;
- Relação entre receitas e despesas;
- Existência de dívidas referentes a empréstimos e financiamentos;
- Toda a documentação está em dia: CNPJ, alvarás, inscrição municipal e estadual, autorizações, licenças sanitárias e outros tipos de licenças, etc.;
- Qualidade dos produtos oferecidos;
- Escolha do ponto comercial;
- O que os clientes têm a dizer sobre o negócio e o que é oferecido;
- Entre outras coisas.
Transformando a crise em oportunidade
Demissões, retrocesso financeiro, instabilidade, será mesmo possível encontrar oportunidades de negócios nesse cenário?
Quem possui uma boa visão de negócio, sabe como analisar e entender os números referentes a demanda do público, consegue encontrar boas oportunidades para investir. Sem contar que essa pessoa consegue também saber se vale a pena ou não investir num negócio à venda.
Antes de tudo, quem pretende estar à frente de uma empresa precisa se preparar para isso. Um futuro empresário não deve apenas se preparar para atuar com o negócio, mas para ser um empresário.
Essa é uma nova fase em sua vida e você deve estar pronto.
Mas como fazer essa preparação?
Entenda um pouco sobre negócios, sobre finanças empresariais, sobre contabilidade, gestão e administração de empresas. Não é necessário ser um expert, mas ter um conhecimento ao menos básico.
Em segundo lugar, se for buscar por um negócio à venda, conte com a ajuda de um corretor. O corretor de negócios te ajuda a identificar boas oportunidades de empresas à venda.
Também, prepare-se financeiramente: tenha o valor necessário para investir no negócio que planeja. Organize-se previamente.
E mesmo que a empresa esteja em funcionamento, ainda assim é importante fazer uma pesquisa geral: analise concorrência, demonstrativos financeiros, desempenho dos funcionários, escolha do ponto comercial, documentações, etc.
Seguinte esses pontos, você será capaz de encontrar boas oportunidades de negócios.
Invista no seu futuro e liberdade: seja um empresário
Já conhece a Quero Um Negócio? Nossa plataforma atua em todo o Brasil levando quem vende até quem pretende comprar um negócio. Nós te ajudamos a tornar seu propósito em realidade.
Em nossa plataforma você pode pesquisar por negócios à venda em todo o país, por meio de um filtro de localização, valor e tipo de empresa. Acesse aqui e veja como encontrar a empresa, franquia ou ponto comercial que precisa.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!