Pretende anunciar sua academia de ginástica à venda? Esse é um processo que exigirá de você tempo, organização de documentos e outras coisas também cruciais.
A venda de um negócio necessita que sejam seguidas várias etapas. E temos aqui 5 dicas que te ajudarão a fechar uma boa negociação e, em seguida, poder concretizar seus objetivos nessa nossa fase, após a venda do negócio.
1 - Organize documentos e deixe tudo pronto
Deixar para organizar e atualizar documentos, assim como revisar equipamentos e outras coisas na hora de começar a negociar, além de te fazer perder muito tempo, também pode trazer à tona coisas que você não tinha conhecimento e que atrapalhariam na hora da negociação.
Mas além dos documentos referentes a parte constitucional da empresa, revise contratos com fornecedores, contrato de aluguel, com funcionários, etc. É extremamente necessário que todos esses documentos relacionados à academia estejam em dia.
Também é importante providenciar os seguintes documentos:
- Declarações de imposto, projeção de lucros para os próximos 3 ou 5 anos (muito importante para mostrar ao interessado o potencial que o negócio possui), comprovação de titularidade, marca, patente e de outras propriedades intelectuais, lista com os empréstimos que contratou, etc.
Fora isso, lembre-se ainda de providenciar:
- Lista de clientes;
- Lista de empregados (devendo haver data de admissão e salários);
- Planilhas com receitas e despesas;
- Licenças, autorizações, registros e alvarás de funcionamento;
- Certificados profissionais;
- Apólices de seguro;
- Descrições de serviços e os preços praticados na academia;
- Plano de negócio que você elaborou quando abriu a academia de ginástica;
- E também o plano de marketing e as amostras dos materiais utilizados nas campanhas;
Ainda, se certifique da situação dos equipamentos da sua academia de ginástica à venda. Caso algum deles precise de reparo, cuide disso ou, então, negocie com o comprador, concedendo um desconto relativo ao custo que ele terá com esse conserto ou aquisição de um novo equipamento.
Veja essa organização como o “deixar uma casa apresentável”. Alguém que quisesse comprar uma casa ou apartamento não se animaria com o local se ele estivesse desorganizado: com paredes rachadas e/ou precisando de pintura, o telhado com vazamento, etc.
2 - Planeje-se com muita antecedência
O planejamento é um dos pilares do sucesso de qualquer coisa que você fizer na sua vida. E no caso de anunciar uma academia de ginástica à venda, se planejar é algo extremamente fundamental para todo o processo.
Com esse planejamento você poderá maximizar o valor que pode conseguir com a venda da academia. O planejamento deve ser feito o mais cedo possível, a fim de que se possa tomar medidas adequadas para a venda ser exitosa.
O ideal é começar isso entre 6 e 12 meses antes de anunciar a venda do negócio. Desse modo haverá tempo suficiente para organizar as coisas e para tratar de questões que precisem de sua intervenção o quanto antes.
Mais uma vantagem desse planejamento é que você pode obter informações úteis, que te ajudarão a implementar melhorias na academia, algo que gerará mais valor para ela.
3 - Saiba onde anunciar e encontrar compradores em potencial
Há quem indique anunciar uma empresa à venda em grupos do Facebook e em classificados online, mas essas duas opções têm alguns problemas:
- Anunciar em grupos do Facebook pode ser perigoso para o caso da venda de uma academia de ginástica à venda, pois existem muitos usuários mal-intencionados ali, sem contar o excesso de curiosos e especuladores que te farão perder tempo;
- Enquanto isso, anunciar em classificados online, apesar de ser algo prático e cômodo, gera poucos resultados. Nessas plataformas estão pessoas de todos os tipos, desde os que buscam produtos e serviços até os que querem comprar uma empresa (em menor número) e nisso você pode se perder.
A melhor opção para anunciar uma academia de ginástica à venda ou qualquer outro tipo de negócio é usando plataformas específicas. Indicamos que conheça o sistema da Quero Um Negócio, pioneira nesse tipo de negociação, para a compra e venda de negócios.
Na Quero Um Negócio você sobe anúncios de diferentes tipos de negócios e tem o contato de interessados de todo o Brasil.
Há maiores chances de fechar um bom negócio conosco porque você estará em contato com pessoas que apenas buscam uma indústria, empresa, franquia, ponto comercial, etc. Acesse e veja como subir seu anúncio e ainda ter a ajuda dos nossos consultores para a venda.
4 - Entenda como é feita a avaliação da sua academia de ginástica à venda
Dois dos processos utilizados para avaliar uma empresa são o fluxo de caixa e o EBITDA (sigla para “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, que na tradução para o português significa "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização").
Um exemplo seria no caso da receita da sua academia de ginástica ser alta, mas você dispor de muito fluxo de caixa livre, o que faz o valor da sua academia diante do mercado cair.
Quem realiza essa avaliação é o consultor de negócios, o que ainda garante credibilidade ao negociar. Se o interessado souber que foi um consultor especializado que definiu o preço anunciado pela empresa à venda, com base numa avaliação, então há mais chances dele aceitar a sua oferta.
5 - Conte com a ajuda de um consultor de negócios
Mesmo que alguns queiram vender a empresa por conta própria (sendo sim possível, mas muito demorado e exaustivo), ter a ajuda de um profissional especializado é o primeiro passo e já explicamos os motivos.
Primeiro, como você saberá quanto vale sua empresa? Anunciar pelo preço que você “acredita” que ela vale é um erro enorme, podendo te fazer perder dinheiro ou perder uma boa oportunidade de venda devido ao preço estar fora da realidade. O consultor de negócios pode te ajudaR a saber disso.
Através de um processo chamado de “valuation”, o consultor identifica o preço ideal para a venda da sua academia de ginástica.
Outra coisa que o consultor pode fazer por você é te orientar sobre os documentos que precisa organizar antes de vender o negócio.
Contratos, lista de funcionários, demonstrativos financeiros e de resultados, organograma da empresa, documentos de constituição da empresa, etc. são alguns desses documentos que o consultor pode revisar, te ajudar a atualizar e, ainda, orientar sobre a melhor forma de apresentá-los ao interessado.
Saiba que o processo de compra e venda de negócios é algo demorado e que exige o auxílio de especialistas para sanar suas dúvidas e apresentar informações úteis ao longo de todo o processo. Ou seja, com a ajuda do consultor você recebe direcionamento adequado.
Foque no negócio e deixe a negociação com a gente
Muitas das vezes, pode ser que uma pessoa foque tanto na venda da empresa que se esqueça do seu negócio. E isso é um perigo porque, focando apenas na negociação e deixando sua empresa de lado, pode haver queda nas vendas.
Com a Quero Um Negócio você pode focar no que interessa e deixar o resto com a gente.
Preocupe-se apenas em administrar a academia de ginástica à venda, enquanto um dos nossos consultores cuida de encontrar um comprador. Se quiser saber mais e começar a anunciar conosco, acesse aqui.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!