Se você é o dono ou um interessado em adquirir uma academia de danças à venda, esse artigo te ajudará.
A gestão é uma das etapas mais importantes para melhorar os resultados de um negócio desse tipo, inclusive ajudando o dono que deseja vender o seu negócio nesse setor pelo melhor preço.
E além de ajudar aquele que possui um empreendimento desses a realizar uma boa gestão, as 7 dicas que trouxemos aqui ainda serão de suma importância para quem pretende investir em algo do tipo e quer saber como identificar que a empresa à venda está sendo bem gerido.
Desse modo, o interessado teria mais chances de investir e algo no setor que lhe geraria lucros. Nas próximas linhas, veja as dicas para realizar uma gestão eficiente e, com isso, fechar um bom negócio.
1 - A preparação para venda de uma academia de dança
Um dos passos mais importantes na hora de anunciar uma empresa à venda é a sua preparação.
E essa preparação envolve mais do que fazer uma análise dos demonstrativos financeiros de negócio. É ainda importante realizar um levantamento sobre o número de alunos, qualificação dos professores, custos fixos e variáveis, localização, entre outras coisas.
É importante entender sobre todos os aspectos que ajudam agregar valor ao negócio. E assim será possível realizar uma boa apresentação dele.
Comece analisando detalhadamente os ativos tangíveis, como no caso de instalações, propriedades, equipamentos, entre outros. Depois avalie os ativos intangíveis que aqui compreendem a reputação da academia de dança, o histórico de vendas, sua base de clientes fidelizados e outras coisas.
Nesse processo de preparação, avalie ainda a saúde financeira da sua academia de danças à venda.
Os possíveis compradores vão querer saber sobre isso. Desse modo, é importante examinar de forma minuciosa os registros financeiros, identificar oportunidades para redução de custos, analisar o fluxo de caixa, realizar previsões, entre outras coisas.
2 - Diferenciação da academia de danças à venda
Outro elemento muito importante é a diferenciação da academia perante o mercado. Essa diferenciação além de ajudar a destacar a empresa no mercado, melhoraria o preço de venda dela.
Mas o que pode ser feito a esse respeito?
O que você pode fazer é implementar programas inovadores que possam trazer uma proposta única de valor para a empresa, logo, uma academia de dança que se mantém atualizada pode oferecer isso.
3 - Estratégias de marketing para fortalecer a marca
Quando o negócio se destaca no mercado, ele automaticamente cria uma narrativa convincente a respeito do seu valor frente àqueles que eles que o desejam adquirir.
Assim, além de ter um site onde os clientes deixem suas avaliações, o que ajudaria a melhorar a visibilidade de negócio, manter uma presença forte nas redes sociais também seria importante. Isso ajuda a aumentar a visibilidade da academia de danças à venda na internet.
Mesmo que ao anunciar a sua academia de danças você tenha que fazer isso de modo sigiloso, evitando pôr o nome e o endereço do negócio no anúncio, depois do primeiro contato com o possível comprador essas informações serão liberadas.
E com a liberação de tais informações, então o interessado investigará mais sobre a empresa e quando encontrar uma boa gestão e ver que a empresa investe bem em marketing, então ele se convencerá de que essa seria uma boa aquisição.
Por que não é ideal deixar o nome da empresa e o endereço no anúncio?
Quando uma empresa é anunciada para venda, isso é feito de modo não sigiloso, ou seja, com todos sabendo que ela se encontra à venda, mas isso pode gerar no primeiro momento o impacto negativo.
Do lado dos clientes, é comum que eles pensem que o negócio se encontra à venda por estar em decadência com problemas financeiros e desse modo podem até deixar de fazer negócio ali acreditando que a academia pode fechar em breve.
Já do lado dos funcionários, eles podem também ter essa apreensão a respeito do estado financeiro da empresa. Nesse caso, é comum muitos pedirem demissão devido ao medo de que o negócio se encontre com problemas financeiros.
4 - Organização das finanças e de documentação da academia de danças à venda
Não importa o tipo de negócio que se deseja vender, seja uma academia ou qualquer outro, cuidar as finanças e da documentação é uma etapa que exige bastante acuidade.
É necessário apresentar esses dados ao possível comprador e que haja não apenas detalhamento, mas ainda transparência, com isso você construirá a confiança com ele.
Nessa etapa, comece pelas finanças, organizando e atualizando o que for possível. Orientamos que tenha a ajuda de seu contador.
É importante que os documentos que você apresentar para o possível comprador sejam não apenas precisos, mas também completos e que reflitam fielmente a saúde financeira do negócio.
Nesse aspecto, considere documentos, ativos e passivos, propriedades, contratos e equipamentos, financiamentos e outros. Isso fornecerá ao comprador uma visão ampla sobre a situação do negócio.
Além disso, realizar essa preparação ajuda o processo de due diligence, além de ser algo que passa o profissionalismo que a sua empresa tem e a seriedade também para os possíveis compradores.
5 - Gestão de recursos humanos
Outro fator também importante no processo de venda de uma academia de dança é no que diz respeito aos recursos humanos. É importante que se tenha uma equipe que trabalhe de forma harmoniosa em prol da empresa.
Também é fundamental se comunicar de forma aberta com os funcionários a fim de assegurar que eles se sintam valorizados pelo negócio. Com isso, você terá funcionários mais produtivos e, consequentemente, o empreendimento que gera mais resultados.
E após a negociação ser fechada com um novo dono, comunique os funcionários sobre essa transição.
Forneça para eles informações detalhadas a respeito da transição e do novo dono. Também explique como essa mudança irá afetar as operações diárias do negócio. Isso será importante para evitar que a sua equipe fique ansiosa e, com isso, gere impactos negativos na empresa de modo geral.
Mais um aspecto importante é manter o engajamento da equipe.
O que ajuda nesse processo é proporcionar oportunidades para que os funcionários se desenvolvam profissionalmente e também desenvolver um ambiente de trabalho colaborativo.
Mantenha a moral elevada no ambiente e também assegure que a equipe se manterá harmoniosa e focada em prol dos objetivos do negócio.
Preparação da equipe para a mudança
Um negócio promissor terá uma equipe de funcionários proativa. E essa é uma qualidade na qual, inclusive, quem busca por uma academia de danças à venda irá se atentar.
Garanta que a equipe tenha um treinamento apropriado para que aprimore as suas habilidades. Esse treinamento ainda ajuda para que a equipe saiba como lidar com a mudança de dono, sustentando os resultados da empresa no mesmo patamar ou superior com a transição de proprietário.
6 - Assegurar a qualidade dos serviços
Manter a qualidade do serviço oferecidos pela academia será importante para que a satisfação dos clientes seja contínua. E com isso a marca preserva o seu valor. Como consequência, os interessados em adquirir a empresa enxergarão o valor que ela possui.
É preciso entender que qualquer empresa os clientes se tratam de ativos importantes. Assim, eles podem impactar na imputação de um sucesso que um negócio terá. Desse modo é importante assegurar que eles sigam recebendo um ótimo serviço.
Outra coisa importante é estar atento ao feedback dos clientes.
Através dessas avaliações é possível que a empresa realize ajustes que proporcionaram melhorias expressivas para ela. Quanto a isso é possível obter esse feedback monitorando as mídias sociais ou realizando pesquisas de satisfação com esses clientes.
Também é importante que haja uma comunicação transparente com os clientes sobre a venda da empresa.
Como citado, é importante manter o sigilo durante o processo de venda, mas após a efetivação dele, ou já na sua etapa final, é importante manter os clientes informados sobre a mudança de proprietário.
Tranquilize os clientes sobre isso para que eles sigam fazer negócios com a empresa sabendo que, mesmo com a mudança, a qualidade será mantida.
E aqui uma dica para quem pretende adquirir um negócio desses: é importante manter a identidade, valores e outros aspectos da marca para realizar uma transição suave, o mesmo vale para sua identidade visual, por exemplo.
Se você investir em um negócio desses pronto e seguir promovendo-o como algo com qualidade, então isso ajudará a manter ou mesmo elevar o valor do empreendimento.
7 - Preparando a academia de danças à venda para que o novo dono assuma
É importante que haja também uma preparação da academia para que a transição, ou seja, a mudança de dono seja algo tranquilo.
Nesse aspecto, é necessário que seja desenvolvido um planejamento que compreenda as metas, objetivos e estratégias de crescimento da academia no médio e longo prazo.
E esse planejamento incluiria detectar oportunidades para expandir o negócio, implementar novos cursos, realizar parcerias que ajudem a impulsionar os resultados do estabelecimento e mais.
O que também é importante, e ajudará o novo dono, é realizar uma documentação dos processos e procedimentos realizados na academia de danças à venda.
Gerenciamento financeiro, atendimento ao cliente, agendamento de aulas e outras coisas são importantes para documentar.
Desse modo, quando o novo dono ingressar na empresa, ele já estará ciente desses procedimentos e será capaz de realizar uma boa administração. Além do que, isso assegura a continuidade das operações no negócio sem interrupções expressivas.
Dica extra: aspectos legais
Para que o processo de compra e venda aconteça sem problemas, e estando de acordo com as leis impostas, é importante cuidar dos aspectos legais.
É importante, por exemplo, considerar o contrato de venda, tendo a ajuda de um bom advogado especializado para que elabore esse contrato detalhando cada aspecto essencial da transação como: o preço de venda, o meio de pagamento e as responsabilidades de ambas as partes, seus direitos, etc.
Também é importante tratar da transferência de licenças e permissões, a depender das leis e regulamentações do local. A transação exigiria então que essas licenças e permissões sejam repassadas, a exemplo das licenças de funcionamento, autorizações regulatórias e outras.
Cuidar das questões relacionadas à propriedade intelectual é outro aspecto importante.
Se a sua academia de dança dispõe de marca registrada, coreografias próprias, metodologia exclusiva, logotipo e outros elementos que integram a propriedade intelectual dela, então é necessário assegurar que tais direitos serão transferidos à apropriadamente ao dono na venda.
O due diligence é mais um aspecto importante. E é necessário realizar esse procedimento antes de denunciar academia de danças à venda. Cabe aqui fazer uma análise e revisão completa dos contratos licenças e demais elementos importantes para a empresa.
E se durante esse processo forem identificadas questões que precisam de resolução, então trate das mesmas o quanto antes. Com isso evitam-se complicações tanto para você, como vendedor, quanto para o interessado na aquisição.
Confidencialidade ao anunciar uma academia de danças à venda
No processo de venda, é extremamente importante assegurar a confidencialidade a fim de proteger a reputação da academia.
Evite então realizar uma divulgação prematura sobre a academia de danças à venda, já que isso afetaria de forma negativa o empreendimento, impactando tanto alunos quanto funcionários e gerando resultados negativos para o negócio.
Desse modo, elabore um acordo de confidencialidade com os possíveis compradores, a fim de evitar o vazamento de informações sobre a empresa. isso protegerá suas informações sensíveis.
Amenizando riscos no processo
Quando se trata da venda de uma academia de dança, é importante estar atento aos riscos para que haja uma transição tranquila. E um dos passos a ser tomado é realizar uma análise de riscos.
Através dessa análise há como detectar problemas operacionais financeiros e mesmo legais que a empresa tenha.
O que também ajuda a reduzir os riscos nesse tipo de transação é se a empresa tiver uma base de clientes diversificada, ou seja, ela não depende unicamente de um ou dois clientes, por exemplo.
Essas são apenas algumas medidas importantes. Mas por meio delas há como assegurar uma venda lucrativa e também reduzir os desafios que surgirem.
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