Mesmo em momentos de crise, há locais onde abrir uma empresa pode ser uma grande oportunidade.
Seja devido à localização, ao mercado que é favorável, pela facilidade de acesso a mão de obra especializada e aos recursos essenciais, etc. Tudo isso faz com que um local seja bom para empreender.
Mas será que esse é o caso de Sorocaba, em São Paulo?
Hoje falaremos mais sobre essa cidade e as vantagens de escolhê-la para abrir uma empresa. Se você estava planejando começar um negócio do zero em Sorocaba, então antes veja o que temos a seguir.
Conheça mais sobre Sorocaba
Na lista das cidades que mais geram empregos em todo o Brasil, Sorocaba, localizada no estado de São Paulo, possui uma população estimada em mais de 687 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Ela está localizada no interior do estado e é considerada como a quarta cidade mais populosa ali.
É importante ainda saber que essa cidade, localizada a 90 km da capital paulista, é considerada como uma das mais desenvolvidas do Brasil.
A economia de Sorocaba se baseia nos setores de serviço e industrial, sendo ela um importante polo industrial não apenas para o estado de São Paulo, como também para todo o Brasil. E esse município paulista alcançou um PIB de mais de R$ 37 milhões.
E além de tudo isso, esse município ainda ocupa o 24º lugar entre os que mais concentram riquezas no país.
Ao lado de Campinas, a cidade de Sorocaba forma o que é considerado um dos eixos mais industrializados do Brasil. Há por ali muitas empresas asiáticas, sendo grandes marcas, reconhecidas a nível mundial. E tudo isso faz com que essa cidade seja altamente promissora para os negócios.
Mas além de tudo isso sobre o ambiente para empreender, há ainda outros fatores que ajudam a qualificar a cidade, tais como as universidades e reconhecidos centros de pesquisa que ajudam a proporcionar mão de obra qualificada.
E sabe o que mais é atrativo nessa cidade? É o fato da mesma ser cada vez mais independente de recursos providenciados pelo governo. Para se ter uma ideia, hoje apenas 40% da receita de Sorocaba é dependente do Estado e da União, enquanto isso, a média do país é de 64%.
Assuntos como sustentabilidade também fazem com que essa cidade cresça cada vez mais.
Empreender em Sorocaba
Com todos esses dados e informações sobre essa cidade, é possível ver como empreender ali pode ser lucrativo.
Mas o que ainda potencializa tudo isso é o fato de Sorocaba possuir uma boa infraestrutura. Com hospitais, universidades, bancos e muitos outros estabelecimentos essenciais.
E falando sobre as empresas por ali, a cidade abriga negócios dos mais variados tipos. Logo, é um ambiente favorável para negócios no setor de serviços, industrial e comércio também.
Posto isso, quem pretende abrir uma empresa em Sorocaba encontra um cenário promissor. Há ali o ambiente, a mão de obra e os recursos necessários para montar e sustentar um negócio, mas o cenário é ótimo para aqueles que optam por investir em algo pronto também (comprar uma empresa).
E a localização dela é mais um fato que contribui para que a cidade seja boa para empreender.
Mas há ainda outro dado importante para quem pretende montar um negócio por ali: no ranking de potencial de consumo, Sorocaba está em 8º lugar. Isso mostra que quem reside ali possui um elevado poder aquisitivo. Em outras palavras, há muitas chances de um negócio de sustentar bem por ali.
Abrir uma empresa: no que investir ali?
Se você ainda não tem uma ideia do segmento e nem do setor em que deseja empreender, temos aqui algumas dicas que te ajudarão nesse processo.
Primeiramente, reiteramos que Sorocaba é uma cidade promissora para negócios no setor industrial e de serviços. Esses dois destacam-se por ali, sendo uma oportunidade ainda maior investir num negócio pronto.
Mas o setor de comércio é também lucrativo, especialmente em negócios que atuem no segmento da alimentação.
Falando sobre o setor industrial, o que também o favorece é o fato desse município dispor de acesso facilitado para as principais rodovias, algo que torna a distribuição de produtos mais facilitada, especialmente se tratando de itens como equipamentos de segurança, materiais de aço, etc.
Pense em como atenderá aos clientes
Ao planejar abrir uma empresa, um dos fatores essenciais é pensar nos seus clientes, buscar entender as necessidades deles para, assim, apresentar soluções (produtos/serviços) que atenderão ao que eles precisam.
Sobre isso, a organização e o planejamento são fundamentais. É a partir daí também que você saberá como buscar por mão de obra qualificada. Um negócio possui muitos processos e áreas, logo, ter profissionais qualificados atuando em cada um desses é algo de suma importância.
Ainda é necessário dispor do capital que não apenas cubra o valor que precisa para abrir e legalizar um negócio, mas também para o manter por alguns meses.
É necessário entender que nos primeiros meses de existência do negócio ele ainda não gerará lucros ou não terá os lucros necessários. E nesse tempo é importante dispor de um valor reserva para cobrir os custos que se terá com a empresa.
Mas o fato é que em Sorocaba há espaço para abertura de negócios em diferentes setores e segmentos. Mas é sempre importante verificar antes para saber se investir num negócio desse tipo será vantajoso.
A seguir reunimos algumas dicas para ajudar aqueles que querem abrir uma empresa ou até mesmo adquirir um negócio pronto nessa cidade.
O setor ideal para você abrir uma empresa
Ainda que abrir um negócio com foco apenas em suas paixões seja um erro, é algo que deve ser considerado. O que queremos dizer é que escolher um setor para atuar em Sorocaba deve levar em conta também o que você gosta de fazer.
Não seria nada produtivo, por exemplo, abrir uma empresa no setor industrial com foco em produtos de aço se você não tem nenhum tipo de interesse por isso. O que aconteceria é que com o passar do tempo você iria se desgastando ao estar à frente desse tipo de negócio.
Então a dica que damos é: escolha um setor considerando também o que você gosta e tenha afinidade.
O que está em alta nem sempre permanece em alta
Talvez você tenha se empolgado com um tipo de negócio que esteja “bombando”, mas aquele tipo de negócio pode não permanecer assim por muito tempo. Não são incomuns os mercados (especialmente os que são novidade) que são apenas momentâneos.
Mas nem por isso deixe de estar de olho nesse mercado. O importante aqui é buscar saber se aquele negócio se sustentaria no longo prazo.
A dica então é estar atento ao mercado e as tendências, mas sempre investigar se isso é algo que se sustentará por 8, 10 ou mais anos, por exemplo.
Um consultor de negócios é alguém que pode te ajudar com isso, fornecendo informações úteis sobre o mercado, cenário econômico e outras coisas que serão decisivas na hora de abrir uma empresa. As informações que ele trará são confiáveis e com base em análises concretas.
Mantenha o equilíbrio das emoções
Empreender não é algo onde as emoções falem mais alto, pelo contrário, nisso o que deve se sobressair é a lógica. Por isso, ao escolher um setor, uma localização, etc., sempre pense de forma estratégica, que as suas decisões tenham base em dados e informações concretos.
Nunca deixe seu coração falar mais alto quando o assunto é o seu capital financeiro. É por isso que a ajuda de um consultor é importante, uma vez que ele trará uma perspectiva mais racional sobre tudo.
Pesquisa sobre o local
Um local com boa visibilidade, próximo de outros estabelecimentos que complementem o seu (não concorrentes), que seja de fácil acesso para os clientes, com boa infraestrutura, etc., esses são alguns aspectos importantes para hora de escolher um ponto comercial com base na localização.
Tenha em mente que o local onde seu negócio vai funcionar influenciará também nos resultados que terá (vendas). Ao abrir uma empresa, investigue muito bem sobre a localização antes de decidir qualquer coisa.
E isso é válido até mesmo para o caso de decidir adquirir um negócio pronto. O ponto onde o negócio funciona é um dos pontos decisivos para o seu sucesso.
Conhecimento sobre o ramo de atividade
Para estar à frente de uma empresa e ter sucesso, é importante também ter conhecimento sobre o ramo de atividade. Mas isso não pode ser um impedimento para você empreender numa área que seja lucrativa, sendo que a saída nesse caso é ter um sócio com esse conhecimento.
Enquanto você cuida de outros assuntos do negócio, o sócio trata das decisões que exigem esse conhecimento sobre o ramo de atividade. É certo que as decisões, mesmo assim, são tratadas em conjunto (entre ambos os sócios).
É importante amadurecer a ideia antes de abrir uma empresa
Escolha um setor e segmento que tenham a ver com seu estilo empreendedor, desse modo amadurecer a ideia será mais fácil.
Mas não se preocupe em ter que criar algo que seja totalmente inovador e em ser pioneiro, boa parte dos negócios partiram de negócios existentes, então você não precisar querer inventar a roda, apenas é importante não fazer mais do mesmo se quiser se destacar.
Plano de negócio
Uma empresa jamais deve ser aberta sem antes haver um plano de negócio bem elaborado. Essa pode ser vista como uma das etapas mais importantes para quem quer ter o próprio negócio.
É por meio do plano de negócio que se decide com quais produtos ou serviços trabalhará, onde se escolhe a localização, ponto comercial, fornecedores, onde são definidos os objetivos, o capital necessário, analisa-se os concorrentes, público-alvo, o mercado, etc.
Todos esses pontos citados devem constar nesse documento e eles ajudarão no sucesso da empresa.
É por meio do plano de negócio também que o empreendedor consegue saber se a sua ideia possui potencial, ou seja, se aquele será um negócio lucrativo.
Como a instabilidade econômica é cada vez maior e os recursos mais escassos e também com preços elevados, o planejamento é fundamental para cortar custos e evitar erros que podem ser perigosos para quem está começando.
Ao elaborar um plano de negócio, a ajuda de um consultor pode também ser essencial. Ele pode te ajudar a criar esse documento, que servirá como um guia para você, seus sócios e equipe.
Seja flexível
Mesmo que você tenha uma ideia e acredite nisso como sendo seu objetivo, seu sonho, é importante não se apegar tanto a ideia original, deixando espaço para mudanças que possam ser necessárias.
Quando não há essa flexibilidade, então o negócio não se adequa as necessidades do mercado, perdendo vendas e, consequentemente, tendo prejuízos.
Você precisa estar aberto para novidades e agarrar as oportunidades que surgirem. Todo empreendedor tem foco nos lucros, contudo é necessário que a solução que seja oferecida tenha o interesse do público, ou seja, é importante que haja demanda por aquilo. Assim, esteja atento as tendências.
Entenda o que está envolvido na abertura de uma empresa
Conhecer todos os trâmites envolvidos na abertura e legalização de uma empresa te ajudará a evitar muitas dores de cabeça.
Saber sobre regime de tributação, tipos de sociedades empresárias, os documentos necessários, etc., tudo isso é importante para entender quais são seus direitos e deveres e também para saber como proceder adequadamente, sabendo como analisar cada aspecto do negócio.
Uma dica é conhecer as etapas e fazer anotações da sequência delas. Com a ajuda de um contador você entenderá tudo sobre isso.
Em suma, abrir uma empresa compreende etapas como tirar CNPJ, realizar o cadastro na Previdência Social, obtenção de alvarás, etc. Mas isso varia para o tipo de empresa que pretende abrir e a localização.
Tenha a ajuda de um contador
Mesmo que você tenha se preparado para montar um negócio e disponha de muito conhecimento, a ajuda de um contador é fundamental na abertura de um negócio.
Se você tentar realizar todas as etapas sozinho isso pode te gerar muitas dores de cabeça. É por isso que que deve contratar um serviço de contabilidade.
Mas ao contratar os serviços de um contador ou escritório de contabilidade é necessário buscar por alguém capacitado.
Por mais que as orientações que trouxemos aqui sejam de grande valia, sem um conhecimento prévio e aprofundado você pode cometer muitos erros e até mesmo colocar em risco seu capital. Assim, tenha a ajuda de alguém com ampla experiência.
Importante: é necessário estabelecer uma relação sólida com seu contador desde cedo, tendo em vista que ele será alguém que estará com você por muito tempo (mas claro que, se precisar no futuro, você pode mudar de contador).
Planejamento de custos
Abri uma empresa exigirá alguns custos e é necessário organizar isso também. Dentre esses custos estão aqueles com: registro de marca, emissão de declarações, emissão de certificados, alvará, entre outros.
Faça um levantamento para saber quais custos terá ao abrir uma empresa. Assim você evitará surpresas que darão muitas dores de cabeça (com o não pagamento de alguma taxa, por exemplo).
Esse planejamento de custos pode tanto ser feito com a ajuda de um contador quanto de um consultor de negócios.
Definição de produtos e serviços
No meio empresarial, atirar para todos os lados é como assinar uma sentença de morte para o seu negócio. Se você quer atrair clientes, gerar vendas e tornar o negócio conhecido, então deve definir com quais produtos ou serviços trabalhará.
A falta de foco de um negócio pode prejudicar os seus resultados. Você não conseguirá "abraçar o mundo", então foque no que é mais importante.
Uma ideia para quem pretende começar um negócio do zero é focar nos nichos. Os nichos são segmentos dentro de um mercado, algo para um público mais específico. Assim você atende a uma necessidade real, tendo ainda menos concorrência.
Comece a empreender com um negócio pronto
Se você viu que o processo para abrir e legalizar uma empresa é algo que não é simples, saiba que é possível começar a empreender para já se investir num negócio pronto.
Comprar uma empresa em funcionamento já é uma realidade bem presente no Brasil. E com a Quero Um Negócio você pode realizar o seu sonho de ter o próprio negócio.
A nossa plataforma de compra e venda de negócios é especializada nesse tipo de negociação e pioneira no país. Somos o maior portal desse segmento por aqui.
Clique aqui e veja como a Quero Um Negócio funciona e como adquirir um negócio hoje.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!