Abrir empresa em Volta Redonda-RJ

Por Lucio em 30 de Agosto de 2022
Abrir empresa em Volta Redonda-RJ

Ser dono do próprio negócio é o que muita gente deseja. Mas, nem sempre as pessoas têm informação suficiente para fazer a abertura da empresa e dar prosseguimento a essa nova fase.

 

Existem processos burocráticos, pagamento de taxas e estratégias de negócio que vão fazer parte da trajetória do novo empreendedor.

 

Por isso, o planejamento faz parte do começo desse grande sonho. Embora ter uma intuição seja importante, ainda não é o suficiente para sustentar uma empresa.

 

É fundamental ver se você está preparado para os desafios que o novo negócio apresenta.

 

Selecionamos aqui algumas informações para você abrir empresa em Volta Redonda - RJ. Veja!

Como abrir empresa em Volta Redonda-RJ?

Iniciar um projeto nem sempre vem de um pensamento da noite para o dia. Geralmente, o empreendedor tem esse desejo desde a infância. Com o tempo, ele vai amadurecendo a ideia até colocar tudo em prática.

 

O grande problema é que, por ser um sonho antigo, ele acha que pode fazer tudo às pressas. Isso atrapalha muito na hora de abrir a empresa, já que a burocracia exige tempo e dinheiro.

 

Contudo, planejar como passar por cada etapa do processo, bem como se preparar financeiramente, vai ser o grande diferencial para o empreendedor.

 

O mais importante é aprender com os erros também. Deixe a paixão de lado e comece a analisar a viabilidade do negócio. Nem sempre as coisas são como parecem ser. 

 

Para evitar frustrações, seja racional e perceba os prós e contras do negócio. Se não for viável, é melhor partir para outro investimento.

Esteja atento ao mercado

Você pode optar por ser pioneiro no ramo que você escolheu. No entanto, isso é uma ação muito arriscada.

 

É muito mais fácil começar um negócio que já existe no mercado do que enfrentar o novo, o desconhecido. 

 

Sendo assim, veja como a concorrência atua no segmento que você quer fazer parte. Verifique as sugestões e reclamações dos clientes e perceba em que o seu negócio pode fazer a diferença.

 

Da mesma maneira, veja seus possíveis fornecedores e possíveis clientes. Antes de fazer essa análise, saiba exatamente qual produto ou serviço você quer vender. 

Que produto oferecer?

É primordial entender as preferências do seu público.  Esse estudo pode ser bem elaborado e documentado numa planilha para que você use sempre essas informações.

 

Um bom planejamento estratégico exige conhecimento do público sobre interesses, preferências por compra, faixa etária, gênero e muito mais. 

 

Tudo que for relevante sobre o público vai se tornar informação para saber qual melhor produto oferecer. 

 

O empresário que não faz um estudo antecipado, acaba vendendo um produto com base nas expectativas dele. E isso nem sempre dá certo. 

 

É preciso ter em mente que, quando você vai abrir empresa, é para resolver algum problema ou para atender as expectativas de quem vai comprar. 

 

Veja algumas sugestões:

 

Varejo: Aqui você pode investir em produtos voltados para o consumidor final. São lojas de roupas, restaurantes, mercados, lojas de utilidades, material de construção, entre outros.

 

Atacado: Ao contrário do que muitos pensam, o comércio atacadista não está baseado em vender muitas quantidades do mesmo produto. O que acontece, na verdade, é uma relação de empresa para empresa. Em outras palavras, você vende para empresas que vão abastecer lojas para o consumidor final.

 

Indústria: Fabricar produtos que vão ser vendidos tanto para o atacado quanto para o varejo, é uma boa opção de negócio fora dos centros das grandes cidades.

 

Setor de serviços: Nesse setor, há uma diversidade de profissionais liberais que oferecem seus serviços. São arquitetos, professores, advogados, médicos, entre outros profissionais.

Expectativas da cidade de Volta Redonda- RJ

O município de Volta Redonda possui aproximadamente 280 mil habitantes. Em relação a suas atividades, ela é conhecida como Cidade do Aço por abrigar a maior indústria siderúrgica da América Latina.

 

Mas existe um espaço amplo para profissionais liberais como dentistas e médicos. Portanto, o setor da saúde é um segmento muito promissor na cidade.

 

Se você é um profissional da saúde, pense em clínicas e consultórios para abrir na região.

 

Mas se você pensa em investir em comércio, saiba que a região tem espaço para vários tipos de produtos. 

 

Não descarte também o negócio voltado para alimentação como restaurantes e lanchonetes e comércio de roupas e calçados.

Qual prazo para abertura de empresa em Volta Redonda- RJ?

Cada tipo de empresa vai ter um prazo diferente. Se for pelo MEI, o cadastro pode ser feito pelo site Portal do Empreendedor.

 

Caso o cadastro esteja correto, é possível tirar o CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual) na hora.

 

Em Volta Redonda, o tempo médio de abertura que levava 30 dias, hoje pode ser feito em até 2h. Isso acontece graças à digitalização. É claro que, dependendo da complexidade da empresa, o tempo pode ser de até 5 dias. 

Consulte a viabilidade do negócio

Antes de fazer planos e envolver outras pessoas no seu negócio, busque verificar a viabilidade do negócio.

 

Abrir empresa envolve localização, atividade, registro de nome, entre outras coisas que implicam em direitos de outras pessoas. 

 

Por exemplo, se o nome escolhido já existir, vai ser impossível registrar o mesmo nome. Outra questão é verificar se o local é apropriado para a tarefa que vai ser realizada. 

 

Para evitar confusão, e não correr o risco de fazer mudanças de última hora, veja com cada órgão responsável sobre a viabilidade do negócio.

 

Em cada caso, você vai precisar consultar a Junta Comercial, a Secretaria de Fazenda e a Prefeitura de Volta Redonda.

Qual documentação necessária para abrir empresa em Volta Redonda?

Está animado para abrir empresa em Volta Redonda? Então veja a documentação que precisa ser separada antes de realizar a abertura.

 

Você pode realizar a tarefa sozinho, mas o ideal é pedir auxílio de um contador. Primeiramente, será feito um contrato social. 

 

Esse documento vai levar informações da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Ou seja, o tipo de empresa, indústria, comércio ou serviços estará descrito, bem como regime tributário e atividade da empresa.

 

Veja os documentos necessários:

 

Comprovante de residência do empreendedor ou sócio;

2 cópias autenticadas do empreendedor ou sócio;

IPTU ou contrato de locação do imóvel;

 

Existem diferenças para comércio e prestação de serviços. No caso de um comércio, é feita uma solicitação de Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda. Já no caso de prestação de serviços, o empreendedor deverá solicitar pelo site da prefeitura a Inscrição Municipal.

Como emitir Nota Fiscal?

Somente após ter a empresa aberta é possível emitir a nota fiscal por prestação de serviços ou venda de produtos.

 

Depois da liberação da Secretaria de Fazenda e após adquirir um Certificado Digital, o empreendedor pode fazer emissão de Nota Fiscal.

Contratar ou não um contador?

É comum que as pessoas façam o processo de abertura de empresas sozinhas. Porém, nem sempre é fácil saber lidar com todas as nomenclaturas que os sistemas apresentam.

 

Às vezes, ao invés de economizar, o empreendedor pode acabar gastando mais fazendo tudo sozinho.

 

Basta um erro no registro do CNPJ para que você não consiga emitir Notas Fiscais ou tenha problemas na Receita Federal.

 

Por isso, pense bem na hora de abrir empresa por conta própria. É melhor ter um profissional especializado  para  fazer a abertura de forma segura e sem erros.

Alvarás e licenças em Volta Redonda - RJ

Em alguns casos, a empresa fica dispensada de alvará de funcionamento. Mas isso vai depender muito da atividade. 

 

No caso de empresa que presta serviço como lojas virtuais ou pequenos negócios que utilizam somente um computador, a prefeitura pode dispensar o alvará.

 

Isso é permitido pela Lei da liberdade econômica de 2019. No entanto, o alvará deverá ser solicitado depois, já que a lei permite a dispensa apenas provisoriamente.

Controle o capital de giro

O que faz com que as empresas não continuem crescendo é a falta de administração do capital de giro. 

 

Já pensou investir no processo de abertura e ter seu sonho paralisado por falta de administração? Sem dúvida, será muito frustrante para quem quer uma empresa que fature todos os meses. 

 

Sendo assim, ter uma mente de empresário faz muita diferença na administração do negócio. É preciso entender que, diferentemente de um funcionário que tem seu salário em dia todos os meses, a empresa vai ter oscilações no faturamento.

 

É importante lembrar que a equipe e os fornecedores precisam ser pagos todos os meses, mesmo que a empresa não tenha faturado muito naquele mês. 

 

Por isso, saber administrar o capital de giro se torna uma ferramenta muito importante para manter o negócio.

Onde abrir empresa em Volta Redonda - RJ

Para achar um negócio que seja bem o que você está procurando, você precisa estar aberto às diversas opções que podem surgir.

 

Antes de pensar em gastar o sapato para procurar, opte pela internet. Existem sites especializados em negócios físicos e digitais para você mudar de vida.

 

Aqui na plataforma da Quero Um Negócio, temos diversas oportunidades para você abrir empresa em Volta Redonda. Quer saber mais? Clique aqui!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..