Abrir empresa em Marabá - PA: o que preciso saber antes de abrir uma empresa?

Por Lucio em 06 de Julho de 2021
Abrir empresa em Marabá - PA: o que preciso saber antes de abrir uma empresa?

Para quem pensa em abrir empresa em Marabá, antes é necessário compreender os processos envolvidos. Somente assim é possível ter sucesso.

Iniciar um negócio não requer apenas ter uma ideia que você acredita ser a mais incrível de todas (e até pode ser), as coisas não terminam aí. Há muitos processos por trás que garantem que o negócio não apenas exista, mas também se sustente.

A primeira coisa é saber da onde partirá e aonde se deseja chegar. Com isso você pode traçar objetivos e metas necessários.

Gerenciar equipe, administrar finanças, tratar de problemas operacionais, etc., são algumas das coisas que um empresário deve fazer, especialmente no começo do negócio. E sabendo dos passos para abrir uma empresa é possível organizar suas obrigações da melhor forma possível.

Aqui nós listamos algumas das coisas mais importantes para se saber quando for abrir empresa.

 

Saiba que empreender é um desafio

 

A primeira coisa que você deve saber é que empreender é um desafio. Logo, é necessário refletir sobre suas habilidades, capacidades e se está disposto a embarcar nessa jornada.

Você conseguirá tomar decisões importantes? É capaz de tolerar riscos? Até que ponto? E quais são suas habilidades?

Apenas para citar alguns exemplos de perguntas para se fazer nesse momento.

Mas vale a pena cada minuto dedicada quando o negócio gera seus primeiros resultados.

 

Encontre o segmento adequado

Para ter sucesso ao abrir empresa você deve identificar um segmento promissor. Veja se existe demanda para os produtos ou serviços que pretende oferecer em Marabá.

Nesse município os destaque são o setor da agropecuária, indústria e de serviços. Se pretende abrir uma empresa por ali, vale investigar negócios nessas áreas que tenham carência por lá.

Mas não somente isso, cabe ainda analisar suas habilidades para esse segmento. Veja se o seu perfil se encaixa com o que o mercado exige.

 

Jamais se esqueça do plano de negócios

O plano de negócios é o seu mapa, ele te guiará rumo a abertura e gerenciamento de um negócio de sucesso.

Nesse documento estarão todos os passos dados e informações importantes para te ajudar em suas decisões. Por exemplo: um plano de negócios conta com informações sobre quem é seu público-alvo, seus concorrentes, pontos fracos e fortes dos seus produtos e serviços, etc.

Um documento desses, dada sua importância, deve ser elaborado com bastante cuidado. Aqui é um processo demorado, no entanto você não precisa de um plano de negócios com 40 ou 50 páginas, quanto mais claro e direto ao ponto, melhor será.

 

Busque por um bom ponto comercial à venda

O ponto comercial é um dos elementos fundamentais na hora de abrir uma empresa. E a escolha deve ser feita de forma cautelosa. Analise sua localização, valor, por quanto tempo esteve fechado (esse é um sinal de que o ponto vale ou não o seu investimento), etc.

É o ponto comercial quem te ajudará a estar mais perto do seu público. Toda uma pesquisa é necessária nesse momento, descobrindo sobre o público, nível de tráfego, outros estabelecimentos próximos, etc. Assim você consegue um bom ponto comercial.

Você pode ter uma empresa com os melhores produtos ou serviços, mas se escolher o ponto comercial errado, então poderá não ter os resultados desejados.

 

O auxílio de um contador para obter registros e documentos necessários

 

Abrir empresa requer a ajuda de um contador experiente para obter alvarás, licenças, autorizações, CNPJ, Contrato Social, inscrições municipal e estadual, entre outros.

Mas cabe aqui dizer que para cada setor e ramo de atividade existem documentações distintas. Quem iniciar um negócio no setor comercial precisa de alguns documentos diferentes de quem abrirá uma indústria, por exemplo.

É também importante que você saiba que cada município possui suas legislações. E a figura de um contador é mais do que essencial nesse momento. Ele te orientará quanto aos procedimentos e tipos de documentos que seu negócio necessitará. Mas esse contador deve conhecer sobre a legislação de Marabá.

 

O capital necessário

Você dispõe do valor necessário apara abrir empresa?

Haverá valores com emissão de documentos, contratação de profissionais como contador e advogado, contratação de serviços para construção e reforma do imóvel, custos com aquisição de mercadorias, matéria-prima, equipamentos, ferramentas, etc.

Note que não são apenas valores referentes a abertura da empresa, mas também para sua manutenção. Na hora de calcular o capital necessário, leve tudo isso citado em consideração para o cálculo.

Você precisa de um valor que cubra os custos fixos e variáveis do negócio enquanto ele ainda não oferece lucros. E isso pode ser nos primeiros meses ou até anos de existência do negócio. Abrir empresa exige paciência para colher os frutos.

 

Contrato social

Mencionamos brevemente a importância do contrato social. Esse documento definirá a participação dos sócios na empresa no tocante ao capital.

Mas esse documento define também quais serão as atividades da empresa, qual o modelo tributário dela, entre outras coisas.

Para a elaboração desse documento, antes cabe analisar se o nome e objeto social escolhidos já estão em uso. Depois disso o documento é elaborado e autenticado em cartório.

 

Registro na Junta Comercial

Somente após a realização desse registro é que sua empresa passará a existir de forma oficial, ainda que o mesmo não se trate de uma autorização para a empresa funcionar. Primeiro vem o registro na juta comercial e em seguida se obtém o CNPJ para abrir empresa.

 

Alvará de funcionamento

Esse sim é o documento que permitirá que sua empresa funcione. O alvará de funcionamento é obtido depois que se comprova que um negócio possui todas as condições exigidas por lei para o exercício da atividade.

Cada município possui as suas leis para o funcionamento de uma empresa, busque se informar sobre as existentes em Marabá - PA. Essa informação pode ser obtida através de um contador.

 

Inscrição estadual

Esse é outro documento que sua empresa precisará para atuar. Setores como comércio, indústria e serviços de comunicação e energia precisam da inscrição estadual. O contador é quem deve emitir tal documento.

Há casos em que é necessário obter essa inscrição antes do alvará de funcionamento.

 

Licenças e autorizações

Para cada tipo de atividade comercial são exigidas autorizações e licenças específicas. Alguns exemplos são: licença ambiental, licença sanitária, vistoria de cumprimento das normas de segurança, etc.

Existem casos onde até mesmo se necessita da autorização das Forças Armadas, a exemplo de empresas que atuem com certos produtos químicos ou com artefatos bélicos. 

 

Conheça a fundo o seu mercado

Você está pronto para isso? É importante conhecer a fundo o seu mercado e ramo de atuação antes de abrir empresa. Não se prepare apenas financeiramente, mas também obtenha conhecimento para estar à frente de uma empresa.

Realize cursos de capacitação em diversas áreas como administração, marketing, gestão, etc. Como você é o responsável pelo negócio, evite passar para outros profissionais decisões importantes, a qualificação te ajuda com isso.

 

Invista no seu futuro como empreendedor!

Abrir empresa é um grande passo, exigindo disciplina e muito planejamento para dar certo. Sem contar a escolha do local perfeito para instalar o negócio. E com a nossa ajuda você encontra o ponto comercial ideal.

Com a Quero Um Negócio é possível pesquisar por pontos comerciais à venda em todo o Brasil. Acesse nossa plataforma e busque o local ideal par sua empresa ou navegue pelos nossos milhares de anúncios de empresas à venda.

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